Produtividade 05/01/2015

6 ferramentas de email para usar ainda hoje no seu negócio

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

O email é uma das formas de comunicação mais eficazes de sempre. Por mais que as mídias sociais evoluam ou que o sistema de envio de mensagens fique praticamente de graça, o email continua a ser ferramenta favorita para comunicações mais formais. Mas para usar o email no máximo das suas capacidades, você precisa de trabalhar com as ferramentas certas. Não estou a falar de aplicativos habituais como o Outlook ou o Mozilla Thunderbird. Estou a falar de apps que permitam organizar melhor o seu email ou até conquistar clientes através da sua ferramenta de CRM.

Durante os últimos anos, tenho conhecido muitas dessas ferramentas e hoje, trago para você um pequeno resumo de todas elas. Obviamente, eu não utilizo todas e não aconselho que você o faça. Até porque isso tornaria a utilização do email algo muito complexo. Analise as opções que eu explico logo abaixo, confira aquelas que melhor se adaptam à sua realidade e utilize-as. Tenho a certeza que depois de ler este artigo, o email passará a ser uma ferramenta mais produtiva no seu trabalho!

E antes que me esqueça: no final deste artigo, deixe um comentário contando o que achou do nosso texto. Se conhece outra ferramenta muito útil mas que não esteja nesta lista, deixe ela nos comentários. Certamente irá ajudar outros leitores!

1. Boomerang

Boomerang Email

Já falei sobre o Boomerang neste artigo mas não poderia deixar de fora desta lista esta excelente ferramenta. O Boomerang permite que você envie mensagens a um horário pré-definido. Vamos imaginar que você está trabalhando no projeto de um cliente às 4 da manhã. No entanto, você não quer enviar esse email às 4 da manhã pois isso pode dar uma imagem pouco profissional. Então, com o Boomerang, você pode definir que o seu email só será disparado para o seu cliente às 9 da manhã, por exemplo!

O Boomerang ainda tem outras funcionalidades importantes tais como a de receber o email em outra data. Vamos imaginar que você recebeu uma mensagem de um cliente, mas que não pode responder nesse momento. No entanto, quer manter a sua caixa de email vazia. Com o app, você pode definir que essa mensagem desaparece da sua caixa de entrada e que volta a ser exibida após um período definido por você. Esta funcionalidade é muito útil para quem trabalha com o Método GTD de produtividade, por exemplo.

Outra funcionalidade interessante do Boomerang é a sua capacidade de relembrar você quando um email não é respondido. Desta forma, você garante que algumas conversas não ficam “perdidas” pelo caminho.

Infelizmente, o Boomerang só funciona para Gmail. Ele tem atualmente uma conta grátis que permite o envio de até 10 mensagens por mês. Se quiser algo mais, terá de pagar  $4.99 dólares mensais.

Clique aqui para usar o Boomerang

2. Sidekick

Sidekick para email

Confesso que fiquei entusiasmado quando conheci este app e acredite: ele é de extrema utilidade para freelancers! O Sidekick permite que você saiba se a outra pessoa abriu o email ou até mesmo se ele clicou em algum link que você enviou. Desta forma, o freela sabe quando o cliente abriu o email com uma proposta ou até quando o cliente clicou no Invoice com o valor do pagamento.

A sua versão gratuita vem com 200 notificações por mês enquanto que a versão Premium tem um custo de $10 dólares.

Clique aqui para usar o Sidekick

3. Unroll.me

Unroll.me

Possivelmente você já subscreveu dezenas e dezenas de newsletters. Só que agora você tem um problema: retirar a subscrição de todas elas vai obrigar a várias horas de trabalho! Bom, ou pelo menos, obrigava. Isso porque surgiu uma ferramenta que resolve esse problema: estou falando do Unroll.me. Este aplicativo é muito simples: você faz login com a sua conta de email e ele, automaticamente, apresenta para você uma lista com todas as subscrições que você tem atualmente. Depois, é só selecionar as subscrições que quer cancelar e já está! Simples assim.

Clique aqui para conhecer o Unroll.me

4. Streak

Streak para o email

Mais uma ferramenta de CRM extremamente interessante. O Streak permite que você acompanhe todo o processo de conversação de um projeto. Depois de você instalar o app, é gerado um separador no seu Gmail (sim, só existe no Gmail…) na qual você pode definir as várias fases de um projeto. Depois, insere os emails trocados com os seus clientes em cada fase do projeto. O próprio site tem uma imagem que exemplifica muito bem isso:

CRM exemplo

Repare que na imagem acima estão as 3 fases do projeto: Lead, Demo e Closed Won. Desta forma fica mais fácil ver em qual momento cada email foi trocado, o que ajuda automaticamente melhorar o relacionado com o cliente.

A ferramenta não é barata: o seu plano mais baixo começa nos $19 dólares mensais.

Clique aqui para conhecer o Streak

5. The email Game

The email Game

Se você gosta de aplicativos que propõem desafios, então vai adorar o The Email Game. O app faz uma análise à sua conta de email e dá-lhe apenas alguns segundos para dar alguma ação para cada email. Segundo o aplicativo, todos os emails lidos devem ser seguidos de uma ação e por isso você tem que tomar uma decisão. Conforme vai concluindo etapas, vai ganhando pontos e deixando o seu Avatar mais satisfeito.

Outra coisa bacana do app é que ele indica quanto tempo você ganhou apagando aqueles emails. Vale a experiência e quem sabe você não encontrou aqui uma forma interessante de parar de procrastinar a limpeza da sua caixa de entrada.

Clique aqui para usar o The Email Game

6. Full Contact

Full Contact para Gmail

O Full Contact é um aplicativo que tem como objetivo compartilhar todas as informações dos seus contatos do Gmail. Com o Full Contact, você fica a saber todas as redes sociais dos contatos, o endereço dele e até o seu website. Este tipo de informação é útil se você estiver procurando por um cliente específico e quiser saber mais informações sobre ele. Além disso, pode também fazer anotações sobre os seus contatos ou organizá-los por Tags.

Clique aqui para usar o Full Contact

E você, que ferramentas de email utiliza? Conhecia todas as que referenciei neste artigo?

Abraço,

Luciano Larrossa

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.