Marketing Digital 28/12/2011

Os 12 melhores artigos da Escola Freelancer em 2011

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Com 2011 chegando ao fim, decidimos dar a conhecer alguns dos nossos melhores artigos que marcaram estes últimos 365 dias. Mas não foi um ano qualquer, mas sim o nosso primeiro período de vida, no qual ajudamos vários freelancers a melhorarem a sua produtividade, a conseguirem mais clientes ou apenas a acreditarem no seu próprio negócio. Com quase 200 artigos (195 com este mais propriamente), foi um ano em que além de ensinarmos, aprendemos bastante também. Enquanto autor, consegui evoluir a minha forma de escrita e perceber como se gerencia um blog, algo que foi uma experiência completamente nova.

Durante este ano, o ponto que gostaria de destacar é o fato de ter começado a perceber mais facilmente o que os leitores gostam mais de ler. Tanto num blog como em qualquer trabalho de freelancer, é importante perceber o que os seus clientes preferem e o que rejeitam claramente. Como fazer isso? Basta olhar para o que tem maior sucesso e tentar replicar o processo. É claro que não é algo tão simples como parece, pois as pessoas que o seguem aumentam as suas exigências a cada dia que passa, o que dificulta a vida de qualquer blogueiro. Contudo, quando mais cedo perceber o que os leva a acompanharem o seu trabalho, mais rapidamente irá conseguir aumentar os seus ganhos.

Hoje, vou deixar-lhe a lista dos nossos 12 melhores artigos de 2011. A escolha foi baseada em comentários, partilhas e pesquisas pelos motores de busca. É uma forma bastante simples de dar a conhecer aos leitores mais recentes um pouco do que fizemos. Aconselho que faça o mesmo no seu blog. Vamos à lista!

7 dicas para aprender a organizar o seu dia de forma eficiente

Foi um dos primeiros artigos do blog, mas que continua recebendo uma quantidade de comentários astronômicos. Nele, explicamos o que qualquer freelancer ou profissional deve fazer para ter um dia mais produtivo. Passos simples como programar o dia, definir prioridades ou escolher uma hora para terminar o seu trabalho foram apenas algumas das dicas que demos.

  • Número de comentários: 149
  • Partilhas no Twitter: 53
  • Likes no Facebook: 90

Comentário mais motivador: “Rapaz, sou seu fã, vc não sabe como me ajuda, e a minha família também,não pense que só ajuda profissionalmente, mas com essas dicas, vc melhora o dia a dia de famílias, isso é de Deus mesmo!” (Sirlei)

17 Startups brasileiras que vale a pena conferir

O Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo. Por isso e a partir deste texto, decidi começar a explorar um pouco mais o mercado das startups. Isto porque criar o próprio negócio, tem muitas semelhanças com o negócio de freelancer. Além disso, acaba por ser também uma forma de inspiração para este profissionais.

  • Número de comentários: 114
  • Partilhas no Twitter: 61
  • Likes no Facebook: 103

Comentário mais motivador: “Boa noite pessoal! Sou um dos sócios fundadores do Cucco e gostaria em nome de nossa equipe de parabeniza-los pelo post! É um momento único no Brasil para empreendedores e o apoio de Blog’s como este é fundamental” (Daniel Falci)

Técnica de Pomodoro: Melhorar a produtividade

A Técnica de Pomodoro é uma das melhores formas de pessoas desorganizadas conseguirem dar um rumo ao seu dia-a-dia. De um modo bastante simples, divide o seu dia em períodos de 25 minutos, tornando fácil a concretização de tarefas.

  • Número de comentários: 110
  • Partilhas no Twitter: 38
  • Likes no Facebook: 62

Comentário mais motivador: “Irei utilizar a tecnica em um tempo maior e ver os resultados. Estou gostando muito da escola e das dicas realmente práticas. Um abraço Luciano” (Alessander Raker)

13 dicas para trabalhar como jornalista freelancer

Por ter trabalhado enquanto jornalista, esta é das áreas de freelancing que mais me sinto à vontade para escrever. No post, dei a todos os que pretendem ser jornalistas freelancers algumas dicas essenciais. O que devem fazer para gerir a sua carreira, como fazer para conseguir trabalho ou em que área devem se especializar foram alguns dos conselhos dados.

  • Número de comentários: 94
  • Partilhas no Twitter: 45
  • Likes no Facebook: 96

Comentário mais motivador: “…Seu artigo me ajudou a decidir algo importante pra minha vida. Me fez ver que posso correr o mundo conhecendo coisas novas a cada dia, pondo no papel experiências que vivi e pessoas que conheci. Descobri que não preciso me enfiar em um escritório de uma agência para passar conhecimento às pessoas. Descobri que posso viver de um forma plenamente feliz e ganhar dinheiro com isso. Só tenho a agradecer por cada palavra que postou. Obrigada ;)” (Cyintia Cherini)

6 freelancers que fizeram sucesso antes dos 18 anos

O sucesso prematuro é algo que desperta a curiosidade dos leitores. Por isso, decidi redigir este texto, compilando uma série de seis jovens que criaram os seus empregos com menos de 18 anos e alcançaram rendimentos de milhares de dólares. Durante o artigo, também dei a conhecer algumas características que levaram estes jovens ao sucesso.

  • Número de comentários: 94
  • Partilhas no Twitter: 57
  • Likes no Facebook: 82

Comentário mais motivador: “Não conhecia o blogue, mas agora acompanho todos os artigos porque considero inovadores, de bastante qualidade e acima de tudo a partilha de conhecimento, o que é algo um pouco difícil de encontrar em Portugal.
Eu próprio tenho varias ideias de negócios, mas penso que talvez me falte um pouco de coragem, além de já ter passado a casa dos 18 há algum tempo” (Dário Araújo)

Como ativar a nova timeline do Facebook

Há poucos dias, o Facebook começou a disponibilizar a sua nova Timeline para todos os utilizadores. Prevê-se que até ao final do ano, já todos possam ter acesso a ela. No início de novembro dei-lhe a conhecer como poderia fazê-lo de um modo manual, ganhando vantagem sobre os outros utilizadores.

  • Número de comentários: 44
  • Partilhas no Twitter: 46
  • Likes no Facebook: 111

Comentário mais motivador: “Excelente Tutorial a Nova Timeline do Facebook é muito bacana a nova interface do Facebook” (Elvis Azevedo)

Conselhos para começar um dia produtivo

Quem trabalha como freelancer, sabe que o período da manhã é algo fundamental. Se ele não se desenvolver conforme o esperado, ficará com o dia todo desorganizado. Por isso, escrevemos este artigo para ajudar todos os freelancers a terem um dia mais produtivo e para conseguirem melhorar a sua performance nas primeiras horas do dia.

  • Número de comentários: 78
  • Partilhas no Twitter: 30
  • Likes no Facebook: 30

Comentário mais motivador: “Você e o Paulo são dois gênios! Gosto muito do jeito que vocês enxergam e vivem o mundo! Obrigado por compartilhar tanta informação e pontos de vista valiosos” (Elisandro)

28 espaços de coworking em Portugal e no Brasil

Trabalhar como freelancer nem sempre é sinônimo de ficar em casa. Por vezes, convêm variar os locais onde trabalhamos. Nessas situações, os espaços de coworking são uma excelente opção. Neste artigo, demos-lhe uma lista dos 28 melhores locais para você trabalhar, tanto em Portugal como no Brasil. Contudo, no comentário podem ver sugestões de outros leitores com novos coworks que foram surgindo desde a publicação do artigo.

  • Número de comentários: 66
  • Partilhas no Twitter: 21
  • Likes no Facebook: 49

Comentário mais motivador: “Não fazia a ideia de que já existissem tantos espaços de coworking em Portugal! Estou positivamente admirado!” (Xavier Costa)

Miguel Gonçalves: O exemplo de um empreendedor de sucesso

Este jovem empresário fez grande sucesso durante um programa de televisão, deixando Portugal inteiro rendido ao seu discurso motivador e à sua forma de ver o mundo. Por isso, decidi resumir algumas das dicas dadas por ele. O texto gerou mais “buzz” que o esperado, tendo mais de 300 likes no Facebook e tendo o próprio Miguel Gonçalves agradecido ao nosso blog pela matéria.

  • Número de comentários: 36
  • Partilhas no Twitter: 11
  • Likes no Facebook: 311

Comentário mais motivador:  “Olá Luciano, apreciei muito este teu artigo pois fizeste um excelente resumo dos principais pontos que o Miguel Gonçalves apontou. Se por um lado, ele mostra o véu de como muitos de nós portugueses (e não só) podemos e temos a possibilidade de ser bem sucedidos, ao mesmo tempo no lado oposto, podemos concluir a razão principal porque estamos a atravessar uma crise econômica e política. A crise na casa de cada um de nós, explica-se por ausência de ação e projetos o que é extensível ao país em geral. A palavra de ordem, como muito bem colocas no último ponto é persistencia, eu acrescentaria ainda uma boa dose de determinação. Força, convicção e ação para todos nós” (Miguel Lucas)

14 Ideias de negócio ideias de negócios inovadores que o vão inspirar

Mais um artigo de inspiração, que tem tido bastante sucesso, principalmente a nível dos motores de busca. Neste texto, dei-lhe a conhecer 14 ideias de negócio bastante inovadoras, que estão a conseguir ter bastante sucesso e a gerar grandes lucros aos seus criadores.

  • Número de comentários: 63
  • Partilhas no Twitter: 17
  • Likes no Facebook: 18

Comentário mais motivador:  “Muito obrigado pelos Posts. Sou freelancer há 3 meses e estava pensando em desistir mas seus posts me fizeram pensar, valeu!” (Gabriel)

Lei de Pareto: A lei dos 80/20 que pode mudar a sua vida

Ignorar o que é menos interessante e ativar a nossa concentração para aquilo que é mais importante é uma das melhores formas de melhorar a nossa produtividade. Mas como fazê-lo? A Lei de Pareto é uma técnica que explica o que é realmente relevante no nosso dia-a-dia e ajuda a retirar tudo aquilo que é menos interessante. Ela foi inventada há muitos anos, mas continua a ter toda a lógica nos tempos de hoje.

  • Número de comentários: 78
  • Partilhas no Twitter: 20
  • Likes no Facebook: 50

Comentário mais motivador:  “Caro, gostei da forma como coloca as palavras. Para começar isso traz maior disposição para ler o texto, e não o deixar ser desinteressante. Penso que a organização do nosso tempo é fundamental para nos dar foco e rumo, a fim de podermos alcançar nossos objetivos, já estou começando a por em prática o que a lei sugere” (Eduardo Albino)

13 razões para trabalhar como freelancer

Trabalhar como freelancer é algo bastante trabalhoso, mas que conta com várias vantagens para quem trabalha nesta área. Neste post, dei-lhe a conhecer algumas das razões porque deve apostar em seguir um carreira sem chefe. Se estiver na dúvida se ainda existem vantagens em trabalhar como freelancer, aconselho a leitura deste artigo.

  • Número de comentários: 74
  • Partilhas no Twitter: 28
  • Likes no Facebook: 20

Comentário mais motivador:  “Quão bom são os artigos desses blogs. Já estou seguindo no Twitter, e disponibilizo meu tempo para lê-los. Tenho certeza que me acrescentará informações úteis para uso diário.” (Itarcio)

O que fez de melhor em 2011?

Terminar o ano relembrando aquilo que fizemos é uma excelente forma de aumentarmos a nossa motivação. Enquanto escrevia este artigo, fui me lembrando de todo o trabalho que tive, todas os sacrifícios feitos ou as opções que tive de tomar. Realmente um ano de trabalho é um período muito longo, que enquanto estamos a vivê-lo não temos consciência de que tal está a acontecer. Por isso aconselho o leitor a fazer o mesmo: faça uma pequena revisão ao seu ano. Quer seja num simples bloco de notas ou no seu blog. A forma como o faz não interessa, o importante é mesmo trazer à memória todo o trabalho que teve.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.


BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a criar imagens poderosas para anúncios pagos nas redes sociais!

close-link