Anúncios de Facebook 27/11/2014

7 formas de melhorar os seus resultados em anúncios do Facebook

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

A tendência é clara: cada vez mais marcas apostam nos anúncios do Facebook para angariarem novos clientes. E por esse motivo, todos os dias milhares de pequenas empresas fazem os seus primeiros anúncios nesta rede social.

Apesar de parecer algo fácil de ser feito – afinal de contas basta clicar no botão azul que diz impulsionar publicação – a verdade é que existe uma grande diferença entre anunciar no Facebook e ter resultados com os anúncios no Facebook…

Conseguir publicitar o seu produto é apenas uma parte muito pequena do processo. Pormenores como a imagem, o texto, a segmentação, a análise de resultados são determinantes para o sucesso do seu anúncio.

Ao longo da minha palestra no Afiliados Brasil, compartilhei algumas dicas relacionadas aos textos dos anúncios e expliquei como eles podem melhorar os resultados de um anúncio. Mas ao longo deste artigo vou um pouco mais longe: vou me focar em pormenores um pouco mais abrangentes, mas que fazem toda a diferença na hora de ter um anúncio bem sucedido.

Vamos lá?

1. Pare de impulsionar publicações

Um dos erros mais comuns dos anunciantes mais inexperientes é caírem na tentação de clicarem no botão de impulsionar publicação.

(Esse mesmo que você está vendo na imagem abaixo)

Impulsionar-publicação-Facebook

“Mas Luciano, porque razão não devo clicar nele?É tão simples de anunciar assim!”

É, é verdade que é bem simples anunciar usando o botão impulsionar publicação. Mas tal como tantas coisas na vida, o caminho mais fácil nem sempre é o mais correto.

Passo a explicar. A opção de Impulsionar Publicação foi criada para facilitar a criação de anúncios. Foi criada para que, aquele usuário menos experiente, tivesse possibilidade de fazer anúncios sem grande dificuldade.

Nada contra isso, mas a grande diferença entre impulsionar um post e criar um anúncio no Ads Manager ou no Power Editor (já falamos falar sobre ambos mais à frente) é que o Impulsionar Publicação é muito limitado em termos de opções.

Confira esta tabela que eu fiz com algumas das diferenças:

Tabela Face Ads_1

E estas são apenas algumas das diferenças. Poderia ficar horas falando sobre as vantagens do Ads Manager e do Power Editor vs o Impulsionar Publicação mas deixo para você apenas estas 10 diferenças.

A imagem abaixo resume bem a minha opinião sobre o Impulsionar Publicação:

Panda-Impulsionar-Publicação

2. Ads Manager vs Power Editor

Outra forma de melhorar os resultados dos seus anúncios no Facebook é utilizando o Power Editor ao invés do Ads Manager. O Power Editer acaba por trazer melhores benefícios para o anunciante, pois permite que duplique anúncios e campanhas com facilidade, permite que insira uma maior quantidade de texto ou até mesmo que escolha períodos de tempo para o seu anúncio aparecer no Facebook.

Digamos que a utilização do Power Editor já é algo mais profissional que o Ads Manager e vai ajudar você a melhorar a performance dos seus anúncios.

Se quiser saber mais como usar o Power Editor, este e este artigo podem ajudá-lo.

3. Mantenha a boa estruturação do anúncio

Para o seu anúncio ter uma boa conversão, é importante que preste atenção a vários pormenores. Basta que um deles falhe para que o seu anúncio deixe de converter tão bem quanto deveria.

Na imagem abaixo, mostro para você um anúncio que eu estava usando para promover o FanPage Hero. E repare em todos os pormenores evidenciados pelas setas:

Exemplo Anuncio FanPage Hero

Se eu falhasse em algum deles, certamente o meu anúncio não estaria com uma performance tão boa.

O que eu aconselho, é que você olhe para o seu anúncio e confira se algum destes pormenores está sendo mal trabalhado.

Através de alguns anúncios que eu visualizei pelo meu Facebook, é fácil perceber que muitos anunciantes estão cometendo erros de principiantes:

4. Otimize as campanhas

Depois de ter o seu anúncio rodando no ar durante algum tempo, é importante otimizar para que ele vá melhorando ainda mais os seus resultados. Para otimizar as suas campanhas é bem simples. Em primeiro lugar terá que ir à opção dos relatórios do Facebook.

relatórios-dos-anúncios-no-Facebook

Depois selecione a campanha, o anúncio ou o conjunto de anúncios que vai pesquisar.

Selecionar campanha do Facebook

Depois vá até à opção de editar colunas e modifique conforme os dados que quiser analisar.

Dados-dos-anúncios

Você pode analisar quais as idades que estão convertendo mais, qual o posicionamento do anúncio que está gerando melhores vendas ou até qual país está gerando melhores vendas para o seu negócio.

Nota: Muitas vezes a otimização do anúncios não produz os resultados esperados. Fique atento para entender se os resultados melhoraram ou não.

5. Leve o seu usuário à ação

No Facebook, quanto mais você chamar a atenção do usuário, melhor. Menos você paga, mais você converte, mais comentários e compartilhamentos gera, etc.

Obviamente, convém que essas ações provenham de um público interessado naquilo que você está anunciando. Mas vamos partir de uma ideia de que sim: De que você segmentou bem e que o seu anúncio está rodando para o público que interessa!

Então, agora é o momento de você focar-se na chamada para a ação.

Vamos pegar novamente naquele anúncio que mostrei e vamos analisar algumas chamadas para a ação:

Chamada 1 (botão):

Imagem anuncio 1

Chamada 2 (seta):

Imagem_2_anuncio

Chamada 3 (texto):

Imagem_anuncio_3

Essas chamadas têm como objetivo levar o usuário a clicar. Se você ainda não tem algumas chamadas de ação para o seu anúncio, está na hora de inserir, pelo menos, uma.

6. Fuja do azul!

Lembre-se sempre disto: o objetivo do seu anúncio é destacar-se da confusão existente dentro do Facebook, certo? No meio daquela confusão de artigos, fotos e textos, você quer que o seu anúncio chame a atenção do usuário, correto? Então, a forma mais simples de fazer isso é…fugindo do azul!

Nas imagens que eu compartilhei anteriormente, é possível ver como a cor vermelha chama muito a atenção no meio do feed do Facebook.

E repare, também, que a diferença não é apenas a imagem de fundo, mas também outros elementos importantes como setas, botões ou bordas…

Nota: Se a sua marca tiver o Azul como cor principal, continue com o Azul mas tente inserir algumas cores complementares como o laranja, por exemplo.

7. Ganhe experiência

Pode parecer clichê, mas a verdade é que nada melhor do que angariar experiência para melhorar os seus resultados. Se você fez o seu primeiro anúncio e não ficou satisfeito, pare ele, apague e faça outro. Ou então tente otimizá-lo. O importante é você não desistir à primeira tentativa.

Se quiser saber ainda mais sobre Facebook Marketing e sobre como fazer anúncios no Facebook, convido você a inscreve-se na minha lista para saber quando será o próximo lançamento do curso Facebook para Negócios. Pode inscrever-se clicando aqui.

E agora convido você a deixar um comentário:

  • O que achou do post?
  • Que estratégias utiliza para melhorar os seus resultados no Facebook?

Abraço,

Luciano Larrossa

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "CHECKLIST PARA FACEBOOK"
Os primeiros passos com sua página no Facebook.

Checklist para facebook
close-link