A tendência é clara: cada vez mais marcas apostam nos anúncios do Facebook para angariarem novos clientes. E por esse motivo, todos os dias milhares de pequenas empresas fazem os seus primeiros anúncios nesta rede social.
Apesar de parecer algo fácil de ser feito – afinal de contas basta clicar no botão azul que diz impulsionar publicação – a verdade é que existe uma grande diferença entre anunciar no Facebook e ter resultados com os anúncios no Facebook…
Conseguir publicitar o seu produto é apenas uma parte muito pequena do processo. Pormenores como a imagem, o texto, a segmentação, a análise de resultados são determinantes para o sucesso do seu anúncio.
Ao longo da minha palestra no Afiliados Brasil, compartilhei algumas dicas relacionadas aos textos dos anúncios e expliquei como eles podem melhorar os resultados de um anúncio. Mas ao longo deste artigo vou um pouco mais longe: vou me focar em pormenores um pouco mais abrangentes, mas que fazem toda a diferença na hora de ter um anúncio bem sucedido.
Vamos lá?
1. Pare de impulsionar publicações
Um dos erros mais comuns dos anunciantes mais inexperientes é caírem na tentação de clicarem no botão de impulsionar publicação.
(Esse mesmo que você está vendo na imagem abaixo)
“Mas Luciano, porque razão não devo clicar nele?É tão simples de anunciar assim!”
É, é verdade que é bem simples anunciar usando o botão impulsionar publicação. Mas tal como tantas coisas na vida, o caminho mais fácil nem sempre é o mais correto.
Passo a explicar. A opção de Impulsionar Publicação foi criada para facilitar a criação de anúncios. Foi criada para que, aquele usuário menos experiente, tivesse possibilidade de fazer anúncios sem grande dificuldade.
Nada contra isso, mas a grande diferença entre impulsionar um post e criar um anúncio no Ads Manager ou no Power Editor (já falamos falar sobre ambos mais à frente) é que o Impulsionar Publicação é muito limitado em termos de opções.
Confira esta tabela que eu fiz com algumas das diferenças:
E estas são apenas algumas das diferenças. Poderia ficar horas falando sobre as vantagens do Ads Manager e do Power Editor vs o Impulsionar Publicação mas deixo para você apenas estas 10 diferenças.
A imagem abaixo resume bem a minha opinião sobre o Impulsionar Publicação:
2. Ads Manager vs Power Editor
Outra forma de melhorar os resultados dos seus anúncios no Facebook é utilizando o Power Editor ao invés do Ads Manager. O Power Editer acaba por trazer melhores benefícios para o anunciante, pois permite que duplique anúncios e campanhas com facilidade, permite que insira uma maior quantidade de texto ou até mesmo que escolha períodos de tempo para o seu anúncio aparecer no Facebook.
Digamos que a utilização do Power Editor já é algo mais profissional que o Ads Manager e vai ajudar você a melhorar a performance dos seus anúncios.
Se quiser saber mais como usar o Power Editor, este e este artigo podem ajudá-lo.
3. Mantenha a boa estruturação do anúncio
Para o seu anúncio ter uma boa conversão, é importante que preste atenção a vários pormenores. Basta que um deles falhe para que o seu anúncio deixe de converter tão bem quanto deveria.
Na imagem abaixo, mostro para você um anúncio que eu estava usando para promover o FanPage Hero. E repare em todos os pormenores evidenciados pelas setas:
Se eu falhasse em algum deles, certamente o meu anúncio não estaria com uma performance tão boa.
O que eu aconselho, é que você olhe para o seu anúncio e confira se algum destes pormenores está sendo mal trabalhado.
Através de alguns anúncios que eu visualizei pelo meu Facebook, é fácil perceber que muitos anunciantes estão cometendo erros de principiantes:
4. Otimize as campanhas
Depois de ter o seu anúncio rodando no ar durante algum tempo, é importante otimizar para que ele vá melhorando ainda mais os seus resultados. Para otimizar as suas campanhas é bem simples. Em primeiro lugar terá que ir à opção dos relatórios do Facebook.
Depois selecione a campanha, o anúncio ou o conjunto de anúncios que vai pesquisar.
Depois vá até à opção de editar colunas e modifique conforme os dados que quiser analisar.
Você pode analisar quais as idades que estão convertendo mais, qual o posicionamento do anúncio que está gerando melhores vendas ou até qual país está gerando melhores vendas para o seu negócio.
Nota: Muitas vezes a otimização do anúncios não produz os resultados esperados. Fique atento para entender se os resultados melhoraram ou não.
5. Leve o seu usuário à ação
No Facebook, quanto mais você chamar a atenção do usuário, melhor. Menos você paga, mais você converte, mais comentários e compartilhamentos gera, etc.
Obviamente, convém que essas ações provenham de um público interessado naquilo que você está anunciando. Mas vamos partir de uma ideia de que sim: De que você segmentou bem e que o seu anúncio está rodando para o público que interessa!
Então, agora é o momento de você focar-se na chamada para a ação.
Vamos pegar novamente naquele anúncio que mostrei e vamos analisar algumas chamadas para a ação:
Chamada 1 (botão):
Chamada 2 (seta):
Chamada 3 (texto):
Essas chamadas têm como objetivo levar o usuário a clicar. Se você ainda não tem algumas chamadas de ação para o seu anúncio, está na hora de inserir, pelo menos, uma.
6. Fuja do azul!
Lembre-se sempre disto: o objetivo do seu anúncio é destacar-se da confusão existente dentro do Facebook, certo? No meio daquela confusão de artigos, fotos e textos, você quer que o seu anúncio chame a atenção do usuário, correto? Então, a forma mais simples de fazer isso é…fugindo do azul!
Nas imagens que eu compartilhei anteriormente, é possível ver como a cor vermelha chama muito a atenção no meio do feed do Facebook.
E repare, também, que a diferença não é apenas a imagem de fundo, mas também outros elementos importantes como setas, botões ou bordas…
Nota: Se a sua marca tiver o Azul como cor principal, continue com o Azul mas tente inserir algumas cores complementares como o laranja, por exemplo.
7. Ganhe experiência
Pode parecer clichê, mas a verdade é que nada melhor do que angariar experiência para melhorar os seus resultados. Se você fez o seu primeiro anúncio e não ficou satisfeito, pare ele, apague e faça outro. Ou então tente otimizá-lo. O importante é você não desistir à primeira tentativa.
Se quiser saber ainda mais sobre Facebook Marketing e sobre como fazer anúncios no Facebook, convido você a inscreve-se na minha lista para saber quando será o próximo lançamento do curso Facebook para Negócios. Pode inscrever-se clicando aqui.
E agora convido você a deixar um comentário:
- O que achou do post?
- Que estratégias utiliza para melhorar os seus resultados no Facebook?
Abraço,
Luciano Larrossa