Marketing Digital 12/02/2020

10 maneiras criativas de engajar seu público nas redes sociais

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Para você que tem uma base sólida com regras e métricas sociais, vou falar hoje em estratégias de engajamento que certamente irão funcionar para engajar seu público nas redes sociais

Neste artigo vou tratar sobre algumas maneiras criativas de engajar seu público nas redes sociais. Confira abaixo!

1. Incentive seu público

Em um mundo onde a dopamina corre nas veias e a atitude de reciprocidade instantânea é latente, as pessoas precisam se sentir incentivadas.

É fácil compartilhar uma promoção, mas você está incluindo incentivos atraentes e divertidos para as pessoas participarem? Só assim conseguirá engajar seu público nas redes sociais.

Você pode se surpreender ao ver como apenas uma pequena recompensa provará um tamanho de atração para as suas publicações.

Por exemplo, imagine sua empresa fazendo um grande dia de descontos para os visitantes do site obterem 12 horas de descontos exclusivos.

Além dos descontos, eles permitiam que os clientes vejam quais marcas estão envolvidas na promoção para que as pessoas possam ficar empolgadas.

Como eles, ofereça acessos exclusivos a ofertas, condições, materiais e envolva as pessoas.

2. Seja socialmente ativo e atencioso

A mídia social trata dos esforços que você coloca nela e, principalmente, é o que você pode dar ao seu público.

Agora, antes de começar a pensar que a afirmação significa que você deve fazer promoções como confetes, saiba que não se trata de doar coisas. É tudo sobre a criação de valor.

Você deseja fornecer ao seu público-alvo um conteúdo valioso para eles mais do que pedir para comprar o que está vendendo.

A chave é oferecer o mesmo tipo de engajamento social que você deseja para sua própria conta:

  • Deixe comentários significativos nas postagens; (além de curtir passivamente as postagens)
  • Crie um feedback impressionante da avaliação do cliente;
  • Promova vendas e descontos ocasionais;
  • Participe ou realize eventos presenciais;
  • Compartilhe imagens dos bastidores;
  • Visite as principais páginas pessoais dos fãs e envie códigos promocionais para as caixas de entrada;
  • Promover conteúdo criado pelo cliente;
  • Envio Grátis.

Assim como você faria em um relacionamento pessoal saudável, para ter sucesso, você precisa dar mais do que deseja receber.

Não faça da mídia social uma via de mão única e espere que as pessoas sigam!

3. Seja fiel consigo mesmo: você não será tudo para todos

Como empresa, é claro, você quer ser um líder e uma autoridade, mas precisa permanecer relevante e focado nas pessoas que estão realmente dispostas a investir no seu negócio, não no mundo social inteiro.

Você precisa se concentrar em ser lucrativo, não popular.

Nos relacionamentos pessoais, isso também parece verdadeiro porque você quer ter amigos de qualidade em detrimento de vários conhecidos, certo?

Você não pode ser tudo para todos, por isso, quando você estende seus anúncios e conteúdo do Facebook, Instagram ou outra rede social para uma grande variedade de pessoas, você se torna brando e irrelevante.

Sirva um pequeno grupo de pessoas de uma maneira altamente lucrativa, para que eles digam aos amigos e ampliem sua marca.

Esse tipo de crescimento, embora demore mais, será mais significativo para os seus negócios. Salte pelos bastidores para obter um envolvimento genuíno de pessoas que realmente comprarão de você.

Pense em criar personas de compradores e realmente gerencie o tipo de conteúdo com o qual as pessoas desejam ver e se envolver. Se eles são pessoas de fotos, é melhor ter fotos e falar sobre edição de fotos em todas as suas páginas de negócios sociais.

Se eles são pessoas interessadas por conteúdo de vídeo, seu envolvimento aumentará se você falar com elas dessa maneira. As massas, a menos que você seja uma grande corporação, não pagarão as contas, portanto, concentre seus esforços no seu público-alvo e persona.

4. Crie listas atraentes

engajar-redes-sociais-listas

As pessoas adoram ler e criar listas. Por isso, postá-las é uma boa maneira de engajar seu público nas redes sociais.

Muitas postagens de conteúdo e publicações populares usam essa tática para atrair leitores.  Quero dizer, quase todas as pesquisas no Google exibem algum tipo de lista com indicações ou dicas.

Como o tempo de atenção online é baixo, as pessoas adoram poder procurar rapidamente material útil e envolvente.  Se você está preso em como implementar essa ideia nas mídias sociais, não se preocupe! Existem várias maneiras de criar listas significativas para os seus negócios.

Por exemplo, se você é um coach empresarial ou de estilo de vida, pode criar postagens para mídias sociais / blog como:

  • 10 coisas para procurar em um Business Coach;
  • 25 segredos mais bem guardados para o sucesso empresarial;
  • 15 maneiras de começar um dia produtivo;
  • 20 razões pelas quais você precisa contratar um Business Coach.

Para garantir a facilidade de leitura, não deixe de fornecer ajuda visual aos leitores numerando, espaçando e usando tipos de fonte variados.

Para obedecer às preferências dos leitores, fazer listas pequenas de conteúdo significativo pode realmente ser uma estratégia de marketing popular para a sua empresa.

5. Envolva-se: crie pontes

Sejamos honestos, nenhum relacionamento comercial que valha a pena durar sem respeito, interação e consideração mútuos. Dito isto, se você não está se comunicando com seus clientes, está perdendo grandes oportunidades para crescer.

Os clientes querem interagir e fazer parte das conversas que sua empresa está tendo, em vez de receber ordens para simplesmente “comprar” ou “não comprar”.

Hoje, os clientes esperam capacidade de resposta e inclusão em iniciativas de marca. É aqui que o marketing interativo entra em jogo. Portanto, em suas postagens sociais, procure maneiras de iniciar uma conversa:

  • Pergunte;
  • Crie eventos sociais do mundo real;
  • Reúna opiniões;
  • Compartilhe pesquisas e questionários interativos para coletar informações;
  • Interaja com conversas em comentários;
  • Recompense por lealdade e ações.

Por ser interativo, é provável que seu público se envolva porque sente que você está realmente respondendo e apreciando seus esforços para se engajar. Procure maneiras de criar pontes de conteúdo entre você e seu público-alvo!

6. Seja criativo e quebre zonas de conforto

Muitas marcas cometem o erro de se colocar em uma caixa pequena, criando um conteúdo exclusivamente sobre o que vendem.

Por exemplo, se você estiver executando uma página do Facebook para sua loja de sabão, deveria postar exclusivamente conteúdo relacionado a sabão?

Não!

É fácil compartilhar conteúdo que seja confortável assim, mas, na maioria das vezes, as postagens que são exclusivamente sobre produtos têm um valor superficial.

Isso limita sua capacidade de se aprofundar com o público-alvo.

Portanto, é importante mostrar mais aspectos do seu negócio além do valor nominal. Observando as postagens sociais mais populares de 2019, como destacado pelo Buzzsumo no print abaixo.

engajar-redes-sociais-buzzsumo

Ou seja, sse tipo de conteúdo faz as pessoas clicarem sem falhas em:

  • Histórias emocionantes;
  • Testes;
  • Estatísticas chocantes ou surpreendentes;
  • Guias de instruções e conteúdo de suporte;
  • Artigos de opinião que assumem posições ousadas.

Portanto, para um melhor engajamento social, pense em algumas facetas da sua empresa que você pode compartilhar e alternar entre elas semanalmente / mensalmente. Isso pode ser compartilhar produtos, instruções, histórias de clientes, pesquisas em mídias sociais, resenhas, vídeos etc.

Ao misturar conteúdo dessa maneira, seu feed do Facebook se torna multidimensional e interessante para o seu público. Se você precisar de mais algumas ideias de como aprofundar o conteúdo do seu negócio, pense em:

  • Eventos do mundo real com os quais você pode se relacionar facilmente (sugerir, pedir opiniões);
  • Fatos e estatísticas relacionados ao seu público-alvo e seus negócios / produtos;
  • Táticas de marketing emocional que fazem com que o público-alvo “sinta” algo em relação ao seu negócio;
  • Conteúdo visual;
  • Crie guias e arquivos para download com informações úteis relacionadas aos seus produtos / negócios;
  • Promova imagens e conteúdo de clientes para serem destacados usando hashtags e compartilhe-os em sua página.

Compartilhe com o que você se sente confortável e procure maneiras de sair da sua empresa de maneira relevante e criativa. Isso permite que as pessoas se envolvam com um conteúdo mais significativo para eles e seus negócios!

criatividade

7. Seja honesto com seu público

Honestidade é a melhor política, certo? Assim como você esperaria honestidade de seus entes queridos, sua empresa está sendo responsabilizada pelo mesmo público.

Como a confiança do consumidor nas mídias sociais é instável, é necessário garantir que você esteja criando uma transparência relacionável para preencher as lacunas.

A personalização será fundamental, pois as pessoas estão cansadas de serem constantemente bombardeadas com anúncios e conteúdo online. As maneiras de fazer isso são:

  • Use mais nos bastidores e conteúdo transparente;
  • Seja franco sobre o que é pago e o que não é;
  • Crie respostas engraçadas aos erros quando apropriado – isso humaniza seus negócios!
  • Crie anúncios usando técnicas de copywriting e storytelling;
  • Use o marketing de influenciadores de forma responsável e honesta;
  • Compartilhe marcos e progresso;
  • Seja transparente e peça desculpas por contratempos ou problemas.

Por ser honesto com o seu público, as pessoas automaticamente desenvolverão confiança nos seus negócios e você passará a conseguir engajar seu público nas redes sociais.

8. Acompanhe comentários sobre a sua marca

Acho que muitas empresas são realmente ótimas em responder a comentários, mas muitas não têm respostas que progridem na conversa. Não se esqueça de sempre tentar responder a todos os comentários que as pessoas deixam nas mídias sociais.

Por exemplo, digamos que você seja um pequeno café de padaria em São Paulo que esteja lançando novos itens alimentares neste verão.  Para divulgar essas novas guloseimas, você compartilha uma nova imagem de biscoito de morango nas mídias sociais e alguém comenta: “Uau, isso parece incrível! O que você diz?”

A maioria das empresas comete o erro de não dizer nada ou diz algo como “ah, obrigado”, mas você perde muitas oportunidades com respostas como essa. Em vez de estagnar a conversa, progrida com algo como:

  • Você é fã de Morango? Qual é a sua receita favorita de morango?
  • Os fãs de biscoitos se unem! Qual é produto de morango favorito? Venha experimentar o nosso biscoito!
  • Muito obrigado. Você escolheria esse biscoito de morango ou nosso novo biscoito com limão?

Criar respostas instigantes como essas prolonga a conversa. Isso ajudará você não apenas a obter insights sobre seu público-alvo, mas os algoritmos recompensarão as pessoas com conversas significativas.

Na simplicidade, se uma empresa vai além das respostas rápidas de agradecimento, as pessoas percebem. Usuários de mídias sociais querem se envolver com empresas que se envolvem com elas.

9. Inicie um grupo de Facebook

Os Grupos do Facebook são uma ótima maneira de aumentar o engajamento nas mídias sociais e o Facebook está investindo muito em seu financiamento para a criação de comunidades significativas.

Os grupos tendem a ser muito mais sociais do que as páginas, pois são mais exclusivos e as pessoas podem compartilhar mais conteúdo.

Ao ter um grupo, você pode permitir que seus clientes se comuniquem. Isso permitirá que eles conheçam outras pessoas em seu nicho, além de oferecer a oportunidade de aprender mais sobre seu público.

Em um grupo no Facebook, você deve postar ativamente o máximo possível para fortalecer o relacionamento que mantém com seus seguidores. Se eles aparecerem para você, você precisará aparecer. Certifique-se de permanecer valioso para a comunidade colherá os frutos.

10. Use emojis

De acordo com o OPUSFidelis, o uso de emoticons pode aumentar o envolvimento das mídias sociais.
Emoticons diferentes podem aumentar o envolvimento em quantidades diferentes. Um rosto sorridente pode aumentar a interação em 25%, enquanto um emoticon careta pode aumentar o envolvimento em 138%. Viu como, com muito pouco, é possível engajar seu público nas redes sociais?

Aqueles que usam emoticons em suas postagens nas redes sociais tendem a ver um aumento de curtidas, comentários e compartilhamentos.

Engajar seu público nas redes sociais: o que você deve experimentar?

Se quer ser bem sucedido em mídias sociais como o Instagram em 2020, precisará se concentrar em cultivar conteúdo e atitudes atraentes em relação ao seu público-alvo.

Não há dúvida de que você precisa de engajamento para a tração do algoritmo, mas se você estiver batendo a cabeça contra a parede porque está se sentindo fantasma pelo seu público, as dicas acima ajudarão.

Você não está sozinho e isso é um grande obstáculo para muitas empresas, se você tentar algumas das opções acima, poderá encontrar um melhor sucesso para o social.

O que você acha? Qual dessas dicas de engajamento você tentará?

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

PLANILHA TURBINADORA DE VENDAS

Baixe Grátis a Planilha e GANHE de bônus uma Vídeo Aula passo a passo para aprender a Extrair mais vendas das suas Listas de contatos. 

close-link