Produtividade 30/05/2011

7 lições que aprendi depois de passar uma semana sem Facebook

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Caros leitores, durante uma semana inteira cancelei a minha conta pessoal no Facebook para que conseguisse escrever um artigo e retirar algumas conclusões relativas ao aumento da produtividade no trabalho. É claro que poderia utilizar técnicas para perder menos tempo no Facebook, mas a verdade é que não ir a esta rede social ou ter a conta cancelada são coisas completamente diferentes. Muitas pessoas me questionaram como eu consegui cancelar a conta, com uma cara de espanto, o que representa bem a forma como esta rede social é vista por muitos.

A verdade é que o Facebook já se tornou algo tão comum como ir ao email ou verificar o celular. Parece que faz parte das nossas vidas. Se não estamos lá, não existimos e perdemos grande parte das novidades. Essa foi exatamente a primeira sensação que tive quando abandonei esta rede social. Sentia-me perdido. As novidades não apareciam com a mesma velocidade de antigamente. Mas a verdade é que, também, em termos de produtividade, não existiu a mínima comparação. Consegui realizar mais tarefas num período de tempo muito menor. Mas para que o leitor consiga, ter uma melhor percepção, veja as conclusões com que cheguei depois de cancelar a conta:

1. Os primeiros dias são difíceis, os outros nem tanto

Esta fase parece a de um dependente de alguma coisa, mas a verdade é que o Facebook hoje em dia não é mais do que isso: uma dependência. Parece que não vivemos sem ele. Confesso que os primeiros dias em que cancelei a conta sentia-me num mundo à parte. Parece que faltava alguma coisa no meu dia-a-dia. Mas isso também só aconteceu nos primeiros dias. Se cancelar a sua conta, facilmente verá que nos dias seguintes nem sequer pensa no que está a perder. Os vícios são assim mesmo: sente falta nos primeiros dias, mas nos seguintes nem sequer se recorda deles. E esse “esquecimento” aumenta quando começar a ver os benefícios desta ausência.

2. As interrupções são menores

Por mais que tentemos perder menos tempo no Facebook, a verdade é que acabamos sempre por cair na tentação de ver se alguém fez um comentário ou falou conosco no chat. Não existe problema nenhum neste gênero de opções, principalmente se quisermos melhorar a produtividade com a técnica de Pomodoro. As pausas fazem bem à nossa produtividade. O problema é quando (com certeza já aconteceu consigo) alongamos as pausas para mais do que o tempo desejado. Queremos passar apenas cinco minutos no Facebook, mas a verdade é que perdemos quinze, porque há sempre algo mais para fazer.

Quando não se tem conta neste gênero de sites, isso não acontece. Por um simples motivo: em vez de fazer uma pausa para comentar uma foto, fará uma pausa fazer outro tipo de tarefas como organizar o ambiente de trabalho ou ler um jornal. Ora, a longo prazo esta paragens irão melhorar o seu trabalho, visto que estão relacionadas com o seu trabalho ou podem servir para renovar os conhecimentos.

3. Não deixará de ficar a par das últimas novidades

Um dos grandes medos das pessoas quando abandonam o Facebook é o de ficarem sem saber as últimas novidades. Isto acontece porque seguem as páginas de jornais ou blogues e é nelas que vão ver toda a informação que necessitam. Ora, este este medo não tem razão de ser. Basta tentar recordar como fazia antes de ter o Facebook. É claro que este site ajuda-o bastante a organizar o conteúdo informativo. Mas para contornar esta dificuldade basta realizar a Lei de Pareto e ver quais são os sites que costuma utilizar para ver notícias. Com certeza não precisa deles todos.

4. Clientes e pessoas importantes continuarão a falar consigo

Não pense que irá perder muitos clientes ou que os seus amigos não lhe vão falar mais apenas porque você deixou de ter Facebook. Isso é uma ilusão. É claro que este site é uma excelente plataforma para promover o trabalho de freelancer. Nisso não há dúvidas. Mas também é verdade que existem outras ferramentas como o Twitter ou a construção de um blog. Cabe a si conseguir analisar se o Facebook está a ter mais prejuízos que benefícios. Ou seja, se está a ajudá-lo no seu trabalho ou se tem sido uma ferramenta que está a prejudicar a sua produtividade.

5. Dará mais valor aos pormenores

Sem conta no Facebook, o mais normal é que comece a ter mais tempo para o seu trabalho. Arrisco dizer que a maioria das pessoas perde em média uma hora por dia neste site. Faça um teste com o Rescue Time e veja os resultados. Ora, com mais tempo livre, o normal é que guarde mais tempo para os pormenores do seu trabalho. Terá maior cuidado com o que o seu cliente quer, irá estudar mais e ver como os melhores fazem. Menos tempo no Facebook significa mais tempo para produzir, mais e melhor!

Contudo, nem tudo são vantagens em não ter uma conta no Facebook. Existem algumas tarefas que este site ajuda muito. Vamos analisar também algumas das vantagens:

6. Interação

Se é certo que a interação com outras pessoas pode ser um problema se mal utilizada, a verdade é que esta rede social pode ser muito útil no que toca a conseguir fazer contato pessoais com outras pessoas. Imagine que quer fazer uma promoção sobre um livro. Nada melhor que deixar uma mensagem no Facebook a explicar o que pretende. É claro que também poderia ir ao site e enviar um email. Mas convenhamos que emails todos recebemos vários durante o dia, agora mensagens no Facebook é algo mais raro, o que aumenta a probabilidade de ser notado.

7. Conseguir futuros clientes

Se é verdade que poderemos promover o nosso trabalho através de um blog, também é certo que acabamos por ficar mais passivos, visto que não podemos ser nós a procurar os clientes. No Facebook já tem essa possibilidade. Pode fazê-lo através de publicidade por exemplo, esperando que alguém fale sobre o que você vende para que apareça a página com a publicidade ao lado.

Vale a pena cancelar sua conta do Facebook?

Tal como tudo na vida, não existe uma única resposta para esta questão. É sempre relativa e irá sempre depender do modo como você utiliza o Facebook. Se consegue retirar todas as vantagens que ele passa dar para o seu trabalho de freelancer, ótimo! Mas a partir do momento em que ele começa a atrapalhar a sua produtividade, o melhor será mesmo cancelar a sua conta ou então aprender a gerir melhor o tempo que passa nesta rede social.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "CHECKLIST PARA FACEBOOK"
Os primeiros passos com sua página no Facebook.

Checklist para facebook
close-link