Marketing Digital 20/06/2011

Klout: melhore a sua influência nas redes sociais

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Com certeza, no seu trabalho como freelancer, já reparou que muitas vezes por mais que escreva artigos com qualidade ou que tente melhorar o Edgerank, os comentários no Facebook e os retweets no Twitter acabam por não surgir. Certa altura você deve se estar questionando se o que você escreve tem realmente qualidade. Bem, o Klout é uma excelente forma de saber isso. Conheci este site quase por acaso e apenas alguns dias a interagir com ele tem dado para retirar algumas conclusões interessantes.

Mas afinal, o que é o Klout? Não é mais do que um site que lhe permite medir como está a sua influência nas redes sociais, quem são os seus melhores amigos nestas redes ou como têm crescido as suas contas no Twitter ou Facebook. Esta é uma excelente forma de medir o seu ROI (Return on investment). Este conceito foge um pouco à ideia anterior em que as redes sociais eram medidas apenas pelo número de fãs ou seguidores. Afinal de contas, de que serve ter tanta gente a, supostamente, acompanhar o seu trabalho se no final não interagem nem geram visitas para o seu blog? Mas antes de iniciar este artigo, dê uma olhada nos nossos posts sobre como melhorar a sua performance nas suas redes sociais:

Como se inscrever no Klout?

Para criar a sua conta gratuita, basta fazer o login da sua conta do Facebook ou Twitter.  Logo de seguida, o site faz a ligação com qualquer uma destas contas e fica com o seu perfil criado. Mas atenção a uma coisa: o Klout ainda não faz a ligação com a página de fãs do Facebook, apenas com a sua página pessoal. Contudo, a empresa garante que este será um dos problemas a resolver em breve.  Algo normal, visto que ainda se encontra na sua versão Beta. Outro dos pontos positivos do site é que apenas considera contas reais para contabilizar a interação, deixando de parte alguns spams, que surgem majoritariamente no Twitter.

Explicando o Klout Score

Esta forma de medir a sua influência online. O ranking vai de 0 a 100 e o Klout baseia-se em 35 variáveis do Facebook e Twitter para medir a True Reach, Amplification Probability, e a Network Influence. Para que perceba mais facilmente, vou lhe explicar em que consiste cada uma:

True Reach: É uma excelente forma de ver quem o está realmente a seguir ou se você está rodeado de contas de spam. Uma das formas que o Klout utiliza para realizar este ranking é quantas pessoas você segue, quantas listas tem no seu Twitter, o total de retweets ou quantas pessoas visualizam o seu feed.

Amplification Probability: Esta métrica mede o que acontece ao seu conteúdo depois de ele ser escrito. É partilhado no Facebook? Recebe muitos Tweets? Alguns fatores que o Klout utiliza para medir este ranking é o fato de serem sempre os mesmos a retweetar os seus posts ou se varia muito, se tem interagido com os seus fãs ou se os seus tweets têm gerado novos seguidores.

Network Influence: Esta parte é mais relacionada com a qualidade da sua audiência. Esta métrica serve para verificar o quão influentes são as pessoas que fazem retweets dos seus artigos. Ou seja, se um seguidor seu que tenha 5 mil seguidores der a conhecer o seu artigo, terá muito mais influência do que um que tenha 200 por exemplo.

Topics

Além das partes que expliquei acima, que servem para calcular os ranking, o Klout conta com outras formas de organizar a sua audiência. O Topics é uma delas, nesta parte você pode ver quais são as palavras em que o seu blog é “mais forte”. No meu caso, como demonstra a imagem abaixo, nas palavras freelancing e web designer temos maior relevância.

Influencers

As suas contas do Facebook e Twitter contam com várias pessoas que já partilharam os seus artigos. Contudo, existem alguns que partilham e que têm mais influência do que outros. A partir deste tópico, veja quem o tem mais ajudado no seu negócio e a divulgar o seu trabalho nos últimos trinta dias.

Klout Style

Esta foi uma excelente forma que o Klout encontrou de organizar quais são os seus amigos que partilham mais, ajudam a divulgar a sua marca ou são mais constantes.

É importante utilizar o Klout?

Mais do que ter contas nas redes sociais ou aumentar o seu número nas mesmas, é perceber se está a interagir de forma correta em toda elas. E nisso o Klout dá uma excelente ajuda, tal como faz o Buffer, um site que referi no artigo sobre as 6 ferramentas que o ajudam a poupar tempo como freelancer. Mais do que ter a quantidade, é importante fazê-lo de forma correta. E nisso este site dá-lhe uma grande ajuda.

Esta também poderá ser um grande auxílio para conseguir convencer os anunciantes a fazer publicidade no seu site. Mostre-lhes os dados e diga-lhes que os artigos que escreve para o blog têm qualidade, pois depois são partilhados nas redes sociais de modo eficiente. Outro dos pontos positivos deste site é que ajuda-o a medir se as suas últimas campanhas têm sido eficientes. Imagine que começou a apostar em colocar mais tweets de outros blogs na sua conta e quer medir até que ponto isso tem sido positivo para o seu negócio. Com o Klout pode fazer isso facilmente. Depois é só analisar a estratégia: se ela está realmente a ser eficaz continue, se não estiver a dar resultado altere-a.

Como o Klout pode ajudar no meu negócio de freelancer?

Além do óbvio que é perceber se está a ser eficaz a trabalhar com as redes sociais, este site ensina-lhe indiretamente a trabalhar com o Facebook e o Twitter enquanto freelancer. Em vez de ter um guia ou comprar ebooks de como melhorar a sua performance com os seus fãs, o Klout dá-lhe todas as respostas: se está a agir bem o seu ranking melhora, se não se está a sair tão bem com certeza irá descer. O site “obriga-o” a interagir com os seus fãs, a realizar vários tweets ou a escrever artigos com qualidade sem você dar por isso. Ao conseguir melhorar a sua performance, facilmente conseguirá aumentar as suas hipóteses de conseguir mais clientes.

É claro que o site ainda tem bastante a melhorar. Precisa de aceitar as páginas de fãs do Facebook ou de ter uma tradução para português. Agora a escolha é sua: vai continuar a trabalhar nas redes sociais apenas a medir o seu desempenho através do aumento de seguidores ou vai verificar se realmente está a ser eficaz? A escolha é sua.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.


BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a criar imagens poderosas para anúncios pagos nas redes sociais!

close-link