Marketing Digital 16/12/2011

35 Jovens Empresários que fizeram Sucesso na Internet

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Recentemente, tenho dado alguns exemplos de casos de sucesso. Já mostrei ideias de negócio inovadoras ou empresários que fizeram 100 milhões de dólares antes dos 30 anos. Tudo isto são formas de o manter mais motivado para triunfar e para que possa acreditar no seu próprio negócio. Casos como estes, podem ser vistos como exemplo para impulsionar a sua criatividade e vontade de vencer, principalmente em períodos que começa a duvidar das suas próprias capacidades.

Com o final do ano a chegar, tenho feito um rescaldo de alguns fatos bastante interessantes. Hoje, irei mostrá-lo 35 jovens empresários que conseguiram, através dos seus sites, gerar milhões de dólares, alcançando um sucesso invejável. Nenhum deles começou os seus trabalhos apenas este ano, mas 2011 foi sem dúvida um período de afirmação, em que conseguiram melhorar as suas empresas, retirando algumas dúvidas que ainda pudessem existir nas cabeças das pessoas mais pessimistas. Como pode verificar, todas as áreas são bastante diversificadas, apesar de terem conseguido atingir valores astronômicos.

1. Mark Zuckerberg

Este empresário dispensa apresentações. O jovem criador do Facebook tem sido um dos homens do momento. Durante este ano, falou-se da possibilidade da rede social entre na bolsa de valores, mas Mark Zuckerberg decidiu adiar a decisão para 2012, com medo que a crise pudesse influenciar as cotações. Durante este ano, a empresa deverá duplicar os 800 milhões de dólares conseguidos o ano passado e chegar aos 500 milhões de utilizadores, apesar de ter registados quedas nos Estados Unidos e Canadá.

Idade: 26 anos

Fortuna: 17,5 biliões de dólares

Empresa: Facebook

2. Chad Hurley

O fato de ser proveniente de uma família com bastante dinheiro e filho de um financista poderoso de Chicago, não obrigava Chad Hurley a tornar-se um homem de sucesso. Contudo, em 2005, juntamente com Steve Chen, resolveram criar um site para partilhar vídeos com os amigos. Cerca de 20 meses depois, a invenção foi comprada pelo Google por 1,65 biliões de dólares. Acabou por abandonar a presidência do Youtube em Outubro do ano passado, passando a fazer apenas parte da administração.

O motivo? Queria ter mais tempo para os seus outros projetos. Recentemente, existem rumores de que Hurley seja um dos investidores da Fórmula 1.

Idade: 34 anos

Fortuna: 300 milhões de dólares

Empresa: Youtube

3. Andrew Gower

O seu sucesso começou em 1998, quando criou o DeviousMud, que mais tarde viria a chamar-se de RuneScape. Este é um dos jogos mais utilizados do mundo, tendo atualmente 138 milhões de contas criadas acima do nível 25 e foi considerado pelo Guiness como o o MMORPG mais famoso e trabalhoso do mundo. Atualmente, criou a startup Fen Research.

Idade: 33 anos

Fortuna: 239 milhões de dólares

Empresa: RuneScape

4. Blake Ross

Quem diria que um estudante universitário poderia ameaçar Bill Gates? Pois assim foi, em meados de 2004. Blake Ross criou o Mozilla Firefox e ameaçou o reinado do Internet Explorer. Na altura com 19 anos, o jovem resolveu desafiar um dos gigantes da internet com resultados inesperados: em menos de um ano, conseguiu 100 milhões de downloads. Atualmente, é um dos diretores de produtos do Facebook.

Idade: 26 anos

Fortuna: 120 milhões de dólares

Empresa: Mozilla

5. Andrew Michael

Tudo começou quando tinha apenas 17 anos, num projeto escolar. O FastHosts foi o seu primeiro projeto mas apenas começou a ganhar notoriedade depois de alguns anos, tendo sido considerada em 2002 como a segunda empresa do Reino Unido que mais cresceu naquele ano. A empresa de registo de domínios, serviço de email e hospedagem foi vendida em 2006 por 61,5 milhões de libras para a Uniter Internet, ficando Andrew Michael com 75% do valor.

Idade: 31 anos

Fortuna: 84,6 milhões de dólares

Empresa: FastHosts

6. Angelo Sotira

Quando se fala em ideias de negócio, é impossível não referir a devianArt. Este site, onde vários artistas partilham os seus trabalhos, foi começado em Agosto de 2000 por Angelo Sotira, juntamente com dois sócios. Este jovem empresário fundou a empresa com apenas 19 anos, onde ainda se mantêm no cargo de CEO. Nasceu em 1981, na Grécia.

Idade: 30 anos

Fortuna: 75 milhões de dólares

Empresa: devianArt

7. John Vechey

Quem passa muito tempo na internet, com certeza já ouviu falar do jogo Bejeweled. Ele foi criado pela empresa PopCap Games, que começou em 2000 pelas mãos de John Vechey e mais dois sócios. Esta empresa desenvolve e publica vários jogos, que depois ficam disponíveis para download ou para serem jogadas online. Este site já alcançou a marca de 1 bilião de downloads. Atualmente conta com 180 colaboradores.

Idade: 33 anos

Fortuna: 60 milhões de dólares

Empresa: PopCap Games

8. Alexander Levin

Foi o fundador do conceituado site ImageShack, que hospeda imagens desde 2003. Apesar de ter caído no ranking Alexa de 40 para 135 no ano passado, continua a ser um dos melhores do ramo. Em 2009, o site foi atacado pelo movimento Anti-Sec, colocando milhares de imagens fora do ar. A publicidade é a principal fonte de rendimento deste site.

Idade: 33 anos

Fortuna: 56 milhões de dólares

Empresa: ImageShack

9. Jake Nickell

Começou o seu próprio negócio em 2000 juntamente, com um sócio e apenas mil dólares no bolso. Tinha um sonho: o de criar um site onde criativos pudessem ver a sua arte vendida em t-shirts. E assim nasceu o Threadless. Este site permite que vários designers enviem as suas ideias e mais as votadas são depois inseridas em t-shirts, vendidas posteriormente no próprio site. Parece uma ideia demasiado simples, mas a verdade é que tem feito sucesso. Por semana, participam cerca de 1500 designers com ideias variadas. Os vencedores, ficam depois com uma percentagem das vendas. A empresa conta com 80 colaboradores.

Idade: 29 anos

Fortuna: 50 milhões de dólares

Empresa: Threadless

10. Greg Tseng

Pode-se dizer que é um empresário bastante diferente dos outros da lista. Por uma simples razão: está constantemente envolvido em polêmicas. Criar dos sites Tagged e JumpStart, este norte-americano foi acusado vários vezes de abusar do envio de email marketing, chegando a enviar mensagens aos usuários cadastrados avisando que o amigo tinha trocado alguma fotografia, quando na verdade isso não acontecia.

Contudo, a sua reputação não o tem impedido de crescer enquanto empresário e há pouco tempo adquiriu o Hi5 com o intuito de “roubar” mais algum público ao Facebook. O Tagged vai fechar o ano com receitas de 45 milhões de dólares e um total de 200 funcionários.

Idade: 32 anos

Fortuna: 45 milhões de dólares

Empresa: Tagged

11. Sean Belnick

Desde muito novo se percebeu que conseguiria ter sucesso no mundo dos negócios. Com 14 anos, já ganhava cerca de mil dólares por mês vendendo cartas de Pokemon no Ebay. Com este gênero de negócio, percebeu que poderia ganhar muito dinheiro através da internet. Para melhorar ainda mais os seus rendimentos, criou a BizChair, um site de venda de cadeiras. Nos últimos tempos tem dividido o tempo entre a empresa e a faculdade, onde estuda administração.

Idade: 22 anos

Fortuna: 42 milhões de dólares

Empresa: BizChair

12. Matt Mullenweg

Tudo começou em 2003. Matt falou com Mike Little e juntos começaram a criar o WordPress, a partir do código do software b2. Os dois tinham o objetivo de criar um blog de código aberto, fácil de utilizar e que desse para gerenciar conteúdo. O aplicativo foi crescendo aos poucos, mas o seu principal desenvolvimento aconteceu em 2004, quando o concorrente, o Movable Type, anunciou alteração nos preços, levando muitos clientes a mudar para o WordPress.

Idade: 27 anos

Fortuna: 40 milhões de dólares

Empresa: WordPress

13. Kevin Rose

Este empresário não sabe o que é estar parado. Além de ser conhecido como fundador do Digg, conta com outros projetos de renome na internet como o Revision3, Pownce e Milk. Recentemente, demitiu-se das suas funções no Digg e fundou outra empresa: a Oink. Esta plataforma de rankings vai interagir com o Siri, da Apple, dando-lhe a oportunidade de avaliar qualquer coisa ou de saber a opinião dos seus amigos.

Idade: 34 anos

Fortuna: 31 milhões de dólares

Empresa: Digg

14. Aodhan Cullen

Com apenas 16 anos, Cullen viu na análise de estatísticas de sites uma forma de ganhar dinheiro. E assim foi, criando a StatCounter, empresa que gere até aos dias de hoje. Gosta de manter a sua vida privada bem longe dos olhares dos seus seguidores, por isso não é normal ver muitas noticias e declarações de Cullen. Vive atualmente na Irlanda, com a sua mulher.

Idade: 28 anos

Fortuna: 25 milhões de dólares

Empresa: StatCounter

15. Markus Frind

A ideia de criar um site de relacionamentos surgiu em 2001, durante o dia do seu aniversário. Enquanto estava no escritório, um colega quis mostrar a Markus Frind um site de encontros. Procurou por vários, mas todos eram pagos. Por isso, surgiu a ideia de criar o Plenty Of Fish. Ao contrário dos outros, decidiu torná-lo gratuito, conseguindo um grande volume de tráfego em pouco tempo. Começou a rentabilizá-lo com Adsense, chegando a receber um milhão de dólares durante vários meses só com esta publicidade do Google!

Idade: 32 anos

Fortuna: 23 milhões de dólares

Empresa: Plenty Of Fish

16. Robert Small

Tudo começou com um sonho: o de produzir entretenimento para a próxima geração. E esse objetivo começou a ganhar forma em 2001, com o aparecimento do MiniClip. O site criado por Robert Small rapidamente conquistou os mais novos, tendo neste momento quase 400 jogos.

Idade: 27 anos

Fortuna: 23 milhões de dólares

Empresa: MiniClip

17. Ryan Block

Criar um blog e fazer dele um emprego a tempo inteiro pode ser considerado por muitos como algo estranho, mas em 2004 Ryan Block viu neste gênero de negócio uma oportunidade única. Criou a Engadget, que publica artigos sobre gadgets e outros aparelhos eletrônicos. O site cresceu de uma forma exponencial e em 2010 esteve frequentemente no top 5 do Technorati e foi eleito pela revista Time como um dos melhores blogs de 2010.

Mas o sucesso começou um pouco mais cedo. Alguns anos depois da criação do site, o seu site começou a ser reconhecido por grandes meios de comunicação como a BBC, The New York Times, The Guardian ou The Times. Em 2007 foi considerado uma das 25 Celebridades da internet.

Idade: 27 anos

Fortuna: 20 milhões de dólares

Empresa: Engadget

18. Matt Michiewicz

É difícil eleger qual o projeto de maior sucesso deste empresário. Isto porque Matt Michiewicz não conta apenas com um, mais sim com três projetos de renome: 99designs, Flippa e Sitepoint. Mas foi com este último que tudo começou, em 2001. Este site, dedicado a designers e desenvolvedores web, não precisou de qualquer ajuda externa, conseguindo mensalmente ser auto-suficiente a nível financeiro.

Mas as ideias de Matt Michiewicz não se ficaram por aqui e em 2008 abriu o 99designs, um site que ajuda vários freelancers e profissionais do web design a conseguirem negócios com os seus clientes. A plataforma recebe um novo trabalho a cada sete segundos e paga mais de um milhão de dólares para designers por mês.

O seu trabalho mais recente foi o Flippa, que se dedica à compra e venda de sites em leilão. O negócio movimenta mais de 2 milhões de dólares todos os meses, tendo a sua maior venda acontecido com a venda do domínio retweet.com, que foi vendido por 250 mil dólares.

Idade: 27 anos

Fortuna: 18 milhões de dólares

Empresa: Sitepoint

19. Ben Way

É outro caso prematuro de sucesso. Criou a sua primeira marca com 15 anos, a Quad, uma empresa de consultoria. Aos 19 anos, conseguiu um investimento de 25 milhões de dólares através de empresários para a abertura da sua mais nova empresa, a Pulsar. Este negócio baseava-se na comparação entre os produtos existentes em lojas de ecommerce. Ganhou o prêmio de jovem empresário do ano em 2000.

Mas o projeto que lhe deu mais sucesso foi o Rainmakers. Este site funciona como incubadora para outras startups e foi criado em 2004.

Idade: 31 anos

Fortuna: 16 milhões de dólares

Empresa: Rainmakers

20. Tom Fulp

Não se pode dizer que o sucesso de Tom Fulp tenha sido algo instantâneo, bem pelo contrário. Este jovem empresário sempre foi um amante e criador de jogos. Começou em 1995 com este atividade, criando um site próprio para cada jogo que produzia. Contudo e com o aumento da pesquisa, decidiu juntá-los numa única plataforma, o Newgrounds.com. Com essa mudança, as despesas cresceram e para fazer face a esse contratempo, Tom Fulp começou a vender camisetas no próprio site, uma opção que se mantém até aos dias de hoje.

O crescimento foi acontecendo com passos curtos e apenas em 2005 o Newgrounds teve a sua própria sede. Antes disso, todo o trabalho era feito em casa por Tom Fulp e pelo seu irmão, Wade. Hoje em dia, todas as pessoas podem utilizar o site para deixarem todos os seus jogos desenvolvidos em Flash.

Idade: 31 anos

Fortuna: 15 milhões de dólares

Empresa: Newgrounds

21. Rishi Kacker

Ainda na faculdade, Rishi Kacker e o seu colega Matt Pauker tiveram a ideia de começar o seu próprio negócio. Aí surgiu o Voltage, uma empresa que se dedica às praticas de encriptação de emails, encriptação de bases de dados e gestão de soluções empresariais na área da proteção de dados. Atualmente conta com vários gerentes e os fundadores ocupam cargos com menos relevância.

Idade: 27 anos

Fortuna: 12 milhões de dólares

Empresa: Voltage

22. Catherine Cook

Tudo começou em 2005. Catherine Cook e o seu irmão David mudaram-se para uma nova escola e queriam fazer novos amigos, mas achavam Friendster chato e o MySpace terrível. Então, Catherine convidou os seus dois irmãos (David e Geoff) para serem sócios do MyYearbook.com. Com mais de cinco milhões de membros, ela é a sétima maior rede social do mundo e cresce cerca de 400% todos os anos. Até que em Agosto deste ano a rede latina QuePasa adquiriu o projeto dos irmãos por 100 milhões, tendo pago 82 milhões em acções e os restantes 18 em dinheiro vivo.

Idade: 20 anos

Fortuna: 10 milhões de dólares

Empresa: MyYearbook

23. Fredrik Neij

Para quem gosta de fazer downloads pela internet, com certeza já ouviu falar do The Pirate Bay. Este site de partilha ilegal de ficheiros, conta com 5 milhões de usuários registados e 3,5 milhões de torrents disponíveis. Contudo, tem estado constantemente envolvido em polêmicas. A mais grave aconteceu em Abril de 2009, quando Neij e os seus colaboradores foram acusados de “ajudar a violar os direitos de autor”. Na altura foram obrigados a pagar 3 mil e 600 dólares cada um. Algo que parece insignificante, visto que o site rende 10 milhões de dólares por ano.

Idade: 30 anos

Fortuna: 10 milhões de dólares

Empresa: The Pirate Bay

24. David Leich

Um loja de acessórios como braceletes ou bijuterias parece ser algo bastante normal, mas a verdade é que David Leich fez desse tipo de negócio algo bastante rentável. Tudo começou com algumas vendas para o Ebay. A ganhar algum dinheiro com este site de leilões, este empresário viu que poderia ter bastante sucesso se criasse o seu próprio negócio. Abriu o Iced Out Gear, conseguindo um rendimento de 10 milhões de dólares por mês.

Idade: 27 anos

Fortuna: 10 milhões de dólares

Empresa: Iced Out Gear

25. Jeremy Stoppelman

Ter um site com avaliações sobre restaurantes, dentistas ou bares não é algo novo na internet. Mas Jeremy Steppelman viu neste género de negócio algo inovador em 2004, quando ainda existiam poucos sites do gênero. Contudo, o Yelp começou apenas com informações sobre a cidade de San Francisco, mas aos poucos foi expandido para outras regiões, tendo atualmente sites com informações sobre Espanha, França, Alemanha, Reino Unido ou Holanda.

Há poucos dias, o site realizou um pedido de IPO (oferta inicial de ações) no valor de 100 milhões de dólares. A Yelp possui mais de 22 milhões de resenhas de negócios, tendo conseguido nos últimos três meses uma média de 61 milhões de visitantes. Este IPO pode subir a avaliação da empresa para os 2 biliões de dólares.

Idade: 32 anos

Fortuna: 10 milhões de dólares

Empresa: Yelp

26. David Hauser

É outro dos empresários que não sabe o que é estar parado. Começou os seus negócios em 2003, com o GotVMail, que mais tarde acabaria por mudar de nome para Grasshopper. Este site foi desenvolvido para ajudar as pequenas empresas a nível das comunicações. O ponto positivo deste site é que tudo é feito no sistema de nuvem, não necessitante de qualquer software. O crescimento de David Hauser como empresário foi proporcional ao da sua empresa, sendo referenciado várias vezes pela CNN e pela Business Week como um dos empresários a seguir para os próximos anos. Desde 2003, já fundou outras quatro startups.

Idade: 26 anos

Fortuna: 8 milhões de dólares

Empresa: Grasshopper

27. Rand Fishkin

Quem anda constantemente pela internet e é fã de SEO, muito provavelmente já ouviu falar de Rand Fishkin. Este jovem empresário tornou a sua paixão pelos sites em algo bastante rentável depois de construir a SeoMoz. Este empresa dedica-se à melhoria da colocação de sites e blogs nos motores de busca, com vários produtos de destaque. Rende atualmente 6,5 milhões de dólares por ano.

Idade: 31 anos

Fortuna: 6,5 milhões de dólares

Empresa: SeoMoz

28. Jermaine Griggs

Padre, músico, empresário e palestrante. Jermaine Griggs pode ser considerado um homem “multifunções”, que conseguiu sucesso com um site. Hear and Play é o nome da plataforma criada por este norte-americano, quando este tinha apenas 16 anos. O site ajuda outras pessoas a tocar piano. Com apenas 70 dólares ele começou o seu negócio, sempre com um objetivo na cabeça: ajudar a sua família a sair da difícil situação financeiro que se encontravam.

Oito anos depois da criação do site já mais de 2 milhões de pessoas baixaram as suas aulas online e 200 mil estudantes recebem a sua newsletter. Atualmente, dedica-se também a palestras onde dá o seu exemplo de vida e ajuda os mais novos a criarem a sua própria empresa ou a tornarem-se músicos de sucesso.

Idade: 27 anos

Fortuna: 5 milhões de dólares

Empresa: Hear and Play

29. Jay Westerdal

Para quem gosta de pesquisar informações sobre domínios, com certeza já ouviu falar do site Domain Tools. A página foi criada por Jay Westerdal e permite que pesquisa informações sobre qualquer domínio. O empresário conta com vários acordos entre o Google, Yahoo e Microsoft. Mas este norte-americano tem o espírito empreendedor no sangue e conta com mais três empresas criadas e é investidor em outras 16!

Idade: 33 anos

Fortuna: 5 milhões de dólares

Empresa: Domain Tools

30. Ashley Qualls

Disponibiliza diariamente e grátis vários layouts para o Myspace no seu site Whateverlife. A sua primeira investidora foi a mãe, que lhe emprestou seis euros para a compra do domínio do site quando Ashley Qualls tinha 14 anos. Recebe mensalmente cerca de 50 mil euros só com o site. Sim, porque a empresária tem outros projetos: uma revista, uma loja e montou um fórum. O seu primeiro cheque veio do Adsense, com a modesta quantia de 2 mil e 700 dólares. Os dados do seu site são impressionantes: atrai mais de 7 milhões de visitantes todos os meses e mais de 60 milhões de impressões de páginas.

Comprou há pouco tempo uma casa a pronto pagamento no valor de 200 mil dólares e mãe dela afirma debater-se diariamente com um problema: a filha não sai de casa porque fica constantemente a trabalhar. Já recusou duas propostas para venda do seu site. Uma no valor de um milhão de euros e outra de 500 mil euros, um carro e um programa na internet no valor de 1,4 milhões de euros.

Idade: 20 anos

Fortuna: 4 milhões de dólares

Empresa: Whateverlife

31. Pete Cashmore

Com apenas 19 anos, Pete Cashmore fundou o Mashable, um dos sites mais conceituados a nível mundial. Em 2009, foi escolhido como uma das 25 pessoas mais influentes da web, escrevendo semanalmente uma coluna de opinião sobre novas tecnologias para a CNN. No Twitter é uma das pessoas mais influentes a nível mundial, com dois milhões de seguidores.

Idade: 26 anos

Fortuna: 3,8 milhões de dólares

Empresa: Mashable

32. Seth Sternberg

O Meebo foi daqueles negócio que começou por resolver o problema dos seus criadores, para depois se espalhar para milhares de pessoas a nível mundial. Este site permite que tenha várias contas no Messenger, Yahoo ou Jabber e consiga acede-las através de um único site, evitando que tenha de baixar vários softwares. Seth criou o negócio juntamente com duas sócias.

Idade: 32 anos

Fortuna: 3,5 milhões de dólares

Empresa: Meebo

33. Cameron Johnson

Aos cinco anos começou a vender tomates aos vizinhos e aos nove fazia convites para festas dos pais. Aos 12 ofereceu 70 euros por uma coleção de bonecas à irmã e dias depois vendeu a 700 euros no Ebay. Contatou a empresa que as produziu, comprou mais bonecas e voltou a vendê-las. Antes dos 12 anos já tinha conseguido ganhar 89 mil reais só com os seus negócios. O seu primeiro grande negócio surgiu do dinheiro que tinha ganho anteriormente. Criou o software Surfingprizes.com, que pipocava pop-ups no navegador das pessoas, pagando alguns centavos. Perto de completar 15 anos acabou por vendê-lo conseguindo o seu primeiro milhão.

Hoje em dia ele vive de seu trabalho como seu próprio relações públicas, é autor de best-sellers sobre como se tornar um milionário e dá palestras sobre o tema. Além de alguma participações em programas de TV.
Algumas dicas de Cameron Johnson são: começar pensando pequeno, procurar lucro em coisas próximas de você e não fazer dívidas.

Idade: 24 anos

Fortuna: 3,2 milhões de dólares

Empresa: Millionaire Secrets

34. Rob Benwell

Este é um dos casos de um blogueiro de sucesso. Rob Benwell vive apenas através da internet e ensina outras pessoas a ganhar dinheiro através de sites e blogs, tal como faz a Escola Dinheiro. Com o seu site Blogging to the Bank, o empresário mostra como conseguiu 2 milhões de dólares em apenas um ano e meio.

Idade: 25 anos

Fortuna: 3 milhões de dólares

Empresa: Blogging to the Bank

35. Alex Tew

A ideia de negócio deste empresário é no mínimo estranha, mas a verdade é que tem rendido milhares de dólares por ano. O objetivo era angariar dinheiro para a sua formação universitária, mas acabou sendo muito mais do que isso. A home page do seu site é composta por um milhão de pixels contidos numa grade de 1000 por 1000 pixels. Cada anunciante paga apenas um dólar por anúncio, com o intuito de aumentar o seu page rank. Com o negócio, Alex conseguiria angariar um milhão de dólares.

O site acabou por gerar mais sucesso do que o esperado, tendo sido vendidos em 2009 alguns pixels por 38,8 mil dólares.

Idade: 24 anos

Fortuna: 3 milhões de dólares

Empresa: The Million Dollar Homepage

Nesta lista, temos vários exemplos de empresários de sucesso. Este artigo serve apenas para motivação e para você acreditar mais no seu próprio negócio. Se reparar, todos eles se concentraram em nichos de mercado bastante específicos e com ideias que até poderiam parecer incoerentes à partida, mas que acabarem por ter sucesso graças à fé dos seus criadores.

É certo que o mercado norte-americano, no qual trabalham a maioria deles, é mais propício a que estes tipos de situações aconteçam. Contudo, a internet tem se tornado um produto cada vez mais global e nada impede que um investidor português ou brasileiro tenha sucesso.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.


BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a criar imagens para redes sociais que geram curtidas, comentários e compartilhamentos!

close-link