Instagram 01/09/2017

Instagram Stories chega aos navegadores de celular

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

O Instagram divulgou em seu blog a possibilidade de ver as Instagram Stories a partir do seu navegador para celulares. Ao acessar o instagram.com, as Stories aparecerão no topo do feed, da mesma maneira que é feita no aplicativo. A função chegou para peitar de frente o reinado do Snapchat e conseguiu superar seu rival, com cerca de 250 milhões usuários ao redor do mundo usando as Instagram Stories para divulgar conteúdo para seu negócio ou cmpartilhar histórias sobre seu dia a dia.

instagram-stories-mobile

Por que levar as Instagram Stories para o navegador mobile?

A decisão pode aparecer estranha, considerando que as histórias só serão disponibilizadas nos navegadores mobile e não as para o desktop. O Bloomberg reportou dois importantes fatores: o crescimento no uso do Instagram a partir desses navegadores e o fato de 80% dos usuários do Instagram serem de fora dos Estados Unidos.

Países como Índia e Malásia são alguns dos locais com mais usuários do Instagram, porém, o acesso mais restrito a internet – tanto em preço quanto qualidade de conexão – faz com que muitos destes usuários prefiram utilizar a mídia social pelo navegador, o que restringe seu acesso aos Stories e as possibilidades que ele oferece.

Enquanto isso, o rival Snapchat não demonstra intenção de se expandir para essas regiões, principalmente por conta de seu app exigir bastante tanto do hardware do celular quanto da conexão com a internet. Ou seja, o Instagram conta com regiões onde reinará e se expandirá sem nenhuma competição.

Atualmente, o Snapchat conta com cerca de 173 milhões de usuários contra os 250 milhões do Instagram Stories, como mostrado no gráfico abaixo, feito pelo Recode em junho desse ano.

instagram-stories-grafico

Publicando Stories pelo navegador mobile

Ao final do anúncio no blog, o Instagram divulgou que em um futuro próximo também será possível enviar suas Stories através do navegador para celulares. Porém, o mesmo não pode ser dito para a versão no desktop. O The Verge entrou em contato com o Instagram, que declarou “não ter planos de habilitar envio de Stories para o Instagram a partir do computador”.

Um porta-voz do Instagram também confirmou ao Marketing Land que, a princípio, anúncios do Stories não aparecerão para os usuários da versão para navegadores mobile. As Instagram Stories nos navegadores mobile irão aparecer durante as próximas semanas.

Saiba mais sobre o Instagram e Facebook no meu blog:

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.