Instagram 04/07/2019

Instagram Stories Analytics – Guia Completo

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Se já usa o Instagram para divulgar seu negócio e ainda não começou a criar Stories, devia começar já! A plataforma de histórias pode te trazer mais seguidores, principalmente se souber visualizar bem o Instagram Stories Analytics.

Por que usar o Instagram Stories?

Como diz esse relatório do Statista, os Stories contam com cerca de 500 milhões de usuários ativos diariamente. Com uma base que supera 1 bilhão, isso significa que cerca de metade do Instagram usam as Stories.

Se as Stories fossem uma mídia social à parte, certamente estaria na lista de redes sociais mais usadas no mundo.

Diferente dos posts no feed do Insta, a principal característica das Stories é que elas não são permanentes. Seus posts somem 24 horas após serem publicados. Por outro lado, o conteúdo pode ser mais autêntico e você conta com outros recursos, como os adesivos de enquete, os contadores regressivos e os recém-lançados testes.

Assim como outras métricas do Instagram, você pode criar relatórios para analisar suas publicações e ter ideias de como atrair mais seguidores. Ou seja, o Instagram Stories Analytics tem a mesma função do que as outras ferramentas de marketing focada em métricas: auxiliar produtores de conteúdo e empreendedores a compreender o comportamento do seu público.

O que você precisa para acessar o Instagram Stories Analytics?

A única coisa que precisa para acessar as métricas do Stories é uma conta comercial no Instagram. Se ainda não converteu seu perfil pessoal para o de negócios, veja abaixo um pequeno passo a passo para fazer a conversão.

Primeiro, abra seu Instagram e acesse o ícone do seu perfil;

Clique no ícone na parte superior direita;

Siga para Configurações;

Toque em Conta;

Encontre a opção Mudar para o perfil comercial;

instagram stories analytics mudar

Para ter um perfil de negócios no Instagram, é necessário ter uma Fan Page no Facebook. Porém, você pode criar a página diretamente dessa tela, bastando apenas seguir as instruções do Instagram.

Por fim, você deverá colocar as informações de contato da sua empresa: email, número de telefone e endereço.

instagram stories analytics contato

Agora que você já converteu sua conta pessoal para a de negócios, veja como acessar o Instagram Stories Analytics e o que significa cada uma dessas informações.

Como acessar o Instagram Stories Analytics?

Assim como fez no passo a passo anterior, acesse sua área de perfil no Instagram e clique no ícone de menu. Em seguida, selecione a opção Informações;

Diferente do feed, no Stories você só pode acessar as informações individuais de cada postagem que fizer. Por isso, acesse a aba Conteúdo;

Desça para a área Stories e clique em Ver tudo;

Escolha um dos posts mostrados na tela;

Toque em Visualizado por X;

A partir daqui, você poderá ver todas as métricas para essa postagem. Veja nos próximos parágrafos o que cada uma das métricas quer dizer.

O que cada métrica do Instagram Stories Analytics significa?

  • Ações executadas: apenas duas ações são possíveis no Stories: responder pelo direct ou visitar o perfil do autor. Esse número é a soma desses dois tipos de ação:
  • Respostas: quantas mensagens no Instagram Direct você recebeu a partir desse story;
  • Visitas ao perfil: como o próprio nome diz, quantos usuários acessaram seu perfil a partir do story;

  • Contas alcançadas: quantas contas visualizaram seu conteúdo;
  • Impressões: quantas vezes seu story foi visualizado, mesmo que por uma mesma conta.

Ou seja, enquanto o contas alcançadas diz o número de usuários que viram seu story sem contar repetições, o impressões diz quantas vezes seu conteúdo foi visto, mesmo quando alguém retorna ao seu story;

  • Seguiram: quantos usuários passaram a te seguir a partir da sua story;
  • Navegação: número de vezes que alguém passou ou retornou na sua story. Ele conta também quantos usuários saíram do Stories enquanto via seu conteúdo;
  • Voltar: quantas vezes alguém tocou no canto esquedo enquanto via seu story;
  • Toques para avançar: quantas vezes tocaram no canto direito para ver sua próxima story;
  • Próximo story: quantas vezes passaram para a story de outro usuário;
  • Saídas: quantas vezes saíram do Stories depois de ver seu conteúdo.

Qual a métrica mais importante a observar?

Depende da sua estratégia. O mais comum são as métricas de engajamento, como as respostas. Porém, nem sempre essa será a métrica mais importante para você ao consultar o Instagram Stories Analytics.

Se o seu objetivo é ganhar seguidores no Instagram, as informações mais importantes são as visitas ao perfil e o seguiram.

Por outro lado, também é importante prestar atenção aos números mostrados nas métricas de saídaspróximo story. Caso os números forem altos, é importante reconsiderar sua estratégia de conteúdo.

Se estiver com problemas para ter ideias de conteúdo, veja já esse artigo com 10 dicas para fazer Instagram Stories criativos que mostrei aqui no blog.

Como usar os Stories para vender?

Apesar de ser importante entender como as métricas do Stories funciona, é importante lembrar do objetivo final: vender.

Como digo nos meus treinamentos, likes não pagam as contas. Por isso, sua estratégia de conteúdo e análise de métricas deve ter como objetivo aumentar suas vendas.

Como vender pelo Stories do Instagram?

Acessando o Stories que Vendem, curso online que criei com a Ana Tex! Nele, você aprenderá como usar os anúncios patrocinados da plataforma para impulsionar suas vendas, criar artes e vídeos diferenciados que atraem a atenção dos seus seguidores e a fórmula para fazer roteiros que vendem.

O que você ganha com isso?

As habilidades e ferramentas necessárias para aumentar as vendas do seu negócio no Instagram! Além disso, você terá mais tempo livre, aumentar suas vendas se tornará capaz de se comunicar pela mídia mais poderosa da atualidade!

Clique agora no link para se inscrever no Stories que Vendem!

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

PLANILHA TURBINADORA DE VENDAS

Baixe Grátis a Planilha e GANHE de bônus uma Vídeo Aula passo a passo para aprender a Extrair mais vendas das suas Listas de contatos. 

close-link