Apesar do grande impacto que as novas mídias tomaram na vida dos profissionais de marketing, o email ainda permanece como uma das formas de comunicação mais relevantes para se comunicar com seguidores de seu conteúdo. Não é a toa que os conhecimentos sobre email marketing continuam a ser atualizados, trabalhados e estudados. Para quem está iniciando a aprender sobre o assunto, recomendo fortemente que leia esse texto que fiz com algumas estratégias que pode começar a aplicar desde já.

Como menciono naquele texto, o título já é metade para o caminho do sucesso. São estas frases que farão com que o destinatário abra ou simplesmente descarte todo o seu conteúdo, então é recomendado que pense bastante sobre que tipo de título usará. Para te ajudar nessa tarefa, reuni nessa publicação 14 ideias de estilo para assuntos de email para usar em seu email marketing junto a alguns exemplos e assim gerar muitos cliques!

Leia também: 17 estatísticas sobre títulos de email marketing que não pode ignorar

1. Minimalista

A regra aqui é “menos é mais”. Um título de email que vá direto ao ponto é uma das formas mais convincentes para que gere cliques dos destinatários. Ao contrário do que parece, frases como “Você não vai acreditar no que diz esse texto!” não irão atiçar a curiosidade do leitor, sendo mais provável que ele o mande direto para a caixa de spam. Confira alguns exemplos de títulos minimalistas que uso aqui na Escola Freelancer:

  • 5 coisas que o seu cliente mais valoriza
  • 6 ferramentas de email para usar hoje em seu negócio

2. Incompletos

Deixar o leitor na curiosidade também é uma forma de aumentar o número de emails abertos. Geralmente esse gênero de títulos de emails terminam com reticências. Confira alguns exemplos:

  • Eu tinha que te avisar sobre isto…
  • Você não vai acreditar no que aconteceu…

Dica de artigo: Email marketing para iniciantes: 10 estratégias que deve seguir

3. Listas numeradas

Assim como é um dos tipos mais populares de conteúdo, as listas numeradas também podem ser utilizadas como assunto de email. Leitores de blogs e assinantes de email são atraídos por esse tipo de conteúdo pelo mesmo motivo: sua facilidade e rapidez na leitura!

  • 10 livros de negócios para comprar até o final do ano
  • Novidades: as 10 principais mudanças do Facebook
  • 15 aplicativos para gerenciar as suas contas nas mídias sociais!

email-marketing-titulos

4. Questões

Outro método bastante conhecido e também popular, enviar um email com uma questão sobre determinado assunto é um bom tipo de assunto para email. As perguntas fazem com que o leitor entenda que a resposta está no conteúdo do email, atraindo-o a abrir a mensagem para saber qual a solução para o problema apresentado. Alguns exemplos e respectivas explicações:

  • “Vai ficar de fora?” pode fazer com que o destinatário se pergunte “Do quê?” e abra o email querendo saber o motivo.
  • “Tudo pronto para amanhã?” – útil para lembrar subscritos e membros cadastrados de um curso.

5. Testemunhos

Uns dos assuntos de emails que pode usar são testemunhos de clientes satisfeitos. Se possui algum negócio que envolva cursos ou livros, é possível usar a citação de uma review positiva para promover esse produto através do email marketing. Para ilustrar, um email que enviei aos meus subscritos no ano passado com um depoimento sobre um dos cursos que ministrei.

assuntos-de-email-depoimento

6. Oferecimento de benefícios

Oferecer conteúdo que trará algum tipo de benefício ao leitor é uma das estratégias mais antigas, porém permanece sendo efetiva. O modelo é especialmente útil para divulgar novos produtos gratuitos ou algum outro tipo de presente, como cupons de desconto para serem usados em sua loja.

  • Mini-Curso de Programação Grátis para Freelancers
  • Preparei este ebook para VOCÊ!

7. Sensação de urgência

Útil para promoções relâmpago, mas pode se voltar contra si caso não o use em casos específicos. Usada de maneira errada, a criação da sensação de urgência pode apenas acabar por afastar o leitor.

  • Só hoje: Livros a partir de 11,90. Vem conferir!
  • Até 80% OFF na Quinta Relâmpago, não perca!

8. Tutoriais

Assim como o exemplo das listas numeradas, enviar tutoriais através de seu email marketing também pode render um bom número de cliques. Enquanto em um blog o tutorial é buscado, no email ele já chega à caixa de entrada. Como o propósito de informar fica claro desde o início, as chances de seu email ser aberto aumentam consideravelmente.

  • Como definir o preço de um projeto sem ficar no prejuízo
  • Uma estratégia infalível para conseguir o primeiro cliente

9. Anúncios

A primeira função do email marketing era o de enviar anúncios. Apesar da evolução e expansão do conceito, os anúncios nunca deixaram de ser relevantes. Novos produtos, descontos, liquidações devem ficar claros desde a linha do assunto.

  • Compre todos nossos produtos com 40% de desconto!
  • Alerta: Novos artigos sobre Email Marketing em nosso blog!

assuntos-de-email-anuncios

10. Personalização

Apesar de não ser um estilo propriamente dito, tornar as mensagens mais personalizáveis aumentam as chances de seu email ser aberto. Grandes revendedoras como Amazon, por exemplo, usam um código para que o nome e sobrenome do cliente apareçam na parte final do título do email. Confira alguns exemplos:

  • Alfredo, você vai ficar de fora?
  • Você viu o meu alerta Alfredo?

Leia também: Facebook at Work: O que é, para quem é e qual sua função?

11. Follow-up

Se sua taxa de abertura de emails anda baixa, uma das estratégias que pode adotar é fazer um email segmentado para esse grupo perguntando se há algum motivo em especial para que não estejam mais abrindo os emails. Vale lembrar que isso deve ser feito de maneira sutil e não acusatória, para que o assinante se sinta à vontade para voltar a acompanhar seu conteúdo.

  • Ainda tem interesse em boa forma?
  • Tem alguém aí?

12. Estatísticas

Um estilo de assunto de email que pode ser usado em conjunto com os tutoriais ou para divulgar resultados de pesquisas feitas em seu negócio, usar estatísticas são uma boa maneira de atrair a atenção de assinantes. Ao compartilhar histórias ou estudos de sua área de negócios, tente incluir estatísticas para aumentar seus acessos.

  • Como aumentar sua lista de emails em 65%
  • Pesquisa aponta: 35% dos jovens estão migrando do Facebook para o Snapchat. Conheça os motivos!

13. Enfatize um ponto

Uma maneira de atrair a atenção dos leitores pode vir através da enfatização de uma palavra em questão, colocando-a em caixa alta. Muitas pessoas odeiam ler em caixa alta justamente pela interpretação de se estar gritando, causando alarme. No entanto, usar isso em apenas um elemento – e não no email inteiro, vale a pena frisar – atrairá a atenção para o assunto de seu email, tornando-o mais destacado em relação aos outros. Exemplos:

  • Vagas ABERTAS!
  • VOCÊ precisa deste livro!

14. Apresentação de negativa

Pode parecer contra-produtivo, mas na verdade a maioria dos cérebros humanos possuem foco no negativo – por qual motivo acha que os telejornais dão maior enfoque em notícias ruins? – e isso pode ser usado em seu favor. O conteúdo em si não precisa ser negativo, mas uma negativa no assunto tem grande potencial de atrair a atenção do assinante, especialmente quando usado com o estilo anterior. Veja alguns exemplos:

  • Os 10 erros que NÃO pode cometer em uma reunião de negócios
  • 5 tipos de posts que NÃO pode fazer no Instagram

Quais tipos de assuntos usa em seu email marketing?

Dentre esses estilos, quais são os que mais dão certo em seu negócio? Já testou alguns deles? Não deixe de usar a seção de comentários para comentar sobre os estilos que mostramos nesse texto e quais são seus favoritos!

Mini-Curso Gestor de Tráfego

Aprenda a dar os primeiros passos numa das profissões que mais cresce em Portugal.

    Descubra como pessoas que sabiam ZERO sobre Marketing Digital conseguiram através de uma profissão mudar de vida e conquistar ganhos de mais 1000 euros por mês