Instagram 20/07/2018

Guia completo para IGTV: tudo que precisa saber

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Liberado ao público há pouco menos de um mês, o IGTV é o novo canal de vídeos do Instagram, podendo ser acessado tanto pelo app nativo da rede social quanto por um aplicativo próprio. Desde então, milhões de vídeos já foram publicados na plataforma, que permite a publicação de vídeos entre 15 segundos a 10 minutos aos usuários não verificados – ou seja, sem o ícone azul ao lado do nome de usuário.

Como sempre digo em meus treinamentos, sempre teste todo tipo de ferramenta nova nas mídias sociais, principalmente no início, já que é a oportunidade perfeita para se destacar já nos primeiros momentos. Para te ajudar a publicar vídeos, criei abaixo um guia completo para IGTV, com tudo que precisa saber sobre a nova plataforma do Instagram!

Criando um canal no IGTV

Seu primeiro passo para começar a publicar vídeos é criar seu próprio canal no IGTV. O processo é bastante simples, principalmente se já é usuário do Instagram. Se pretende acessar o IGTV diretamente do app no Instagram, basta tocar no ícone do IGTV na parte superior da tela para acessá-lo, como no print abaixo:

guia-completo-igtv-icone

Ao abrir o IGTV pela primeira vez, clique no ícone em formato de engrenagem:

guia-completo-igtv-configuracoesigtv

Selecione a opção Criar canal;

guia-completo-igtv-criar

Leia os dois avisos que irão aparecer, clicando em Avançar;

guia-completo-igtv-avancar

Toque novamente no dizer Criar canal e você já poderá enviar vídeos para o IGTV;

guia-completo-igtv-criarcanal

Alternativamente, você pode baixar o app no seu Android ou iPhone e repetir o processo acima diretamente no aplicativo. Basta fazer seu login com o nome de usuário e senha do Instagram para criar seu canal.

Melhores configurações para gravar vídeos no IGTV

Primeiramente, vale lembrar que não é possível gravar diretamente do IGTV, sendo necessário que utilize o app nativo de câmera do seu smartphone ou algum outro aplicativo para gravação de vídeos. Porém, vale considerar algumas dicas e configurações para otimizar e capturar melhore seus vídeos. Esses truques podem ser usados em qualquer app que pretenda usar.

A primeira configuração que pode aplicar para otimizar a gravação dos vídeos é ativar a grade da câmera. Ao ativá-las, será mais fácil colocar os objetos e sujeitos em foco. Normalmente, a grade pode ser ativada entrando nas configurações da câmera, como mostrado nas capturas de tela feitas abaixo.

guia-completo-igtv-grade

Após encontrar a opção Linhas de grade – ou algo similar a isso em outros aparelhos ou aplicativos -, escolha o formato 3×3;

guia-completo-igtv-3x3

Após ativar as grades, se tornará mais fácil enquadrar o vídeo e selecionar os pontos de foco, algo que pode ser feito ao tocar em qualquer canto da tela;

guia-completo-igtv-foco

Ao tocar e segurar um ponto da tela, você ativará automaticamente a detecção de foco e ajuste de exposição automática na maioria dos smartphones. Para ajustar a exposição, basta selecionar o foco como feito acima e mover a barra localizada logo acima do botão para tirar foto ou gravar vídeo.

guia-completo-igtv-exposicao

Dica: Vale lembrar que os aparelhos são diferentes e as opções mostradas nas capturas de tela acima podem estar em posições diferentes no seu smartphone.

Qual qualidade e taxa de quadros usar nos meus vídeos para IGTV?

O IGTV permite que grave vídeos a partir de 720p a 30 quadros por segundo até a qualidade 4K a uma taxa de 60 quadros. Quanto maior a qualidade, resolução e taxas de quadro por segundo, maior é o arquivo mas também as possibilidades de edição. Já gravar na menor qualidade economizará no tamanho do arquivo e do upload que precisará fazer, porém esses vídeos terão aspecto pouco profissional.

Por outro lado, você não precisa gravar seus vídeos na configuração mais alta possível, principalmente levando em consideração que não são todas as câmeras e smartphones que gravam na qualidade 4K, por exemplo. Por isso, o ideal é que grave os vídeos na qualidade 1080p a 30 quadros por segundo, um padrão também presente no YouTube.

Caso seu vídeo tenha efeito slow motion, aí recomendo que grave à uma taxa de 60 quadros. Confira abaixo a tabela completa com as resoluções permitidas para o IGTV (em inglês).

guia-completo-igtv-resolucoes

Para alterar a resolução, qualidade e taxa de quadros nos vídeos que for gravar para o IGTV, acesse as configurações de seu app de câmera favorito e encontre a opção Tamanho do vídeo;

guia-completo-igtv-tamanho

Dica: Nem todos os aplicativos permitem alterar a taxa de quadros na gravação. Por padrão, seus vídeos são gravados em 30 quadros por segundo na maioria dos smartphones atuais.

7 dicas e apps para gravar melhores vídeos para o IGTV

1 – Use luz natural e esteja em um ambiente o mais iluminado possível: ainda não foi inventada uma luz artificial que supere a luz do sol. Se possível, grave seus vídeos à luz do dia e procure estar em um local que esteja com maior iluminação. Quanto maior for a qualidade do vídeo, maior deverá ser também o nível de iluminação;

2 – Grave em 4K se puder: mesmo que a maioria dos vídeos disponíveis no IGTV estejam em 1080p, procure gravar seus vídeos em 4K, mesmo que não tenha a intenção de publicá-los nessa qualidade. Ao gravar em 4K, você ganha maior flexibilidade na hora de editar, mesmo que exporte seu vídeo em 1080p;

3 – Lembre-se da qualidade de som: Além da resolução e iluminação, também é muito importante que o som seja captado de maneira limpa e clara. Se não puder se isolar de ruídos ao seu redor, tente proteger o microfone do seu celular de maneira que reduza o barulho ao redor e fique focado em sua voz. Se a câmera fica longe de você e isso pode atrapalhar a captação, tente adquirir um microfone de lapela ou use outro dispositivo para gravar apenas sua voz.

4 – Filmic Pro (Android e iOS): O Filmic Pro é um aplicativo que permite regular a taxa de quadros mencionada anteriormente, além de permitir usar zoom cinemático e trazer melhorias no foco. Ele também conta com um modo chamado D-LOG, ideal para quem deseja corrigir as cores em sua gravação. Baixe o app no Google Play ou App Store;

5 –  Procam: Exclusivo para iPhone, o Procam traz mais configurações para as linhas de grade, também possibilita alterar a taxa de quadros e aplicar zoom cinemático nos vídeos;

6 – Ultracorder: Exclusivo para Android, o Ultracorder permite a seus usuários escolher a resolução dos vídeos, assim como a taxa de quadros, taxa de bits e a amostragem de áudio;

7 – Desligue suas notificações: Imagina estar a gravar a sequência mais importante do seu vídeo e, do nada, uma ligação interrompe tudo e te obriga a ter que gravar tudo de novo. Por isso, ative o Não perturbar do seu smartphone e, de preferência, desligue inclusive notificações visuais que podem distraí-lo.

5 aplicativos para editar vídeos para IGTV

Diferente da captura de vídeos, os smartphones não contam com um aplicativo nativo para edição do conteúdo que produzir para seu canal no IGTV. Por conta disso, confira alguns aplicativos úteis para editar seus vídeos no IGTV

1. Enlight Videoleap

Um aplicativo disponível para iOS, o Enlight Videoleap conta com uma série de funcionalidades interessantes. Ele permite alterar ou remover o fundo dos vídeos facilmente, ideal para quem utiliza Chroma Key. O app também permite a criação de textos animados e máscaras para mesclar elementos do editor aos clipes gravados.

guia-completo-igtv-enlight

2. InShot

Podendo ser baixado tanto em aparelhos Android quanto no iPhone, o InShot é um aplicativo que conta com uma quadro de 9:16, ideal para editar os vídeos destinados ao IGTV. Ele também permite adicionar filtros, adesivos e música em seu conteúdo facilmente.

3. Carve

Exclusivo para iOS, o Carve traz uma série de filtros próprios para seus vídeos, além de ferramentas básicas para editar e personalizar o conteúdo que irá publicar no IGTV. Permite corrigir detalhes, alterar a coloração do vídeo e pode importar diversos clipes de uma vez só.

4. Spark Camera

Outro aplicativo disponível apenas para o iPhone, o Spark Camera também permite gravar os vídeos diretamente do app. Após a gravação, você pode organizar e criar seu vídeo para o Instagram TV em poucos minutos. Ideal para quem não pretende enviar conteúdo cheio de efeitos ou filtros.

guia-completo-igtv-spark

5. 90s

Uma excelente opção para quem quer dar um toque vintage ao seu conteúdo. O 90s é um app para iOS que adiciona estilos muito usados nos programas de TV da década de 90. Clique no link para acessar sua página na App Store e ver alguns exemplos de estilos disponíveis no app.

Dica: Conheça algumas outras ferramentas para criar vídeos e fotos para redes sociais acessando o artigo!

Dicas de edição no desktop para o IGTV

1 – Se já está acostumado a produzir conteúdo em vídeo em seu computador, vale notar que existem diversos editores para desktop que também possuem quadros no aspecto 9:16. Basta abrir o seu favorito e verificar se ele conta com esse modelo;

2 – É bastante provável que já tenha um acervo de vídeos produzidos – e até publicados em um canal de YouTube! – que deseje adaptar no IGTV. O Wave é um aplicativo para navegadores que permite converter seus vídeos gravados na horizontal para o formato vertical. Nos celulares, o InShot mencionado acima também permite fazer essa conversão.

guia-completo-igtv-wave

Como publicar seus vídeos no IGTV no celular

Agora que já gravou e editou seus vídeos, chegou a hora de publicá-los no IGTV. Você pode enviar vídeos para o Instagram TV tanto nos aplicativos mobile quanto no navegador em seu computador. Para publicar no celular, siga os passos abaixo:

1 – Acesse o aplicativo do IGTV ou abra-o no app nativo do Instagram, como no início do artigo;

guia-completo-igtv-icone

2 – Deslize para cima e clique no ícone com sua foto de perfil no Instagram,

guia-completo-igtv-perfil

3 – Clique no ícone “+” ou em Carregar vídeo caso seja seu primeiro vídeo;

guia-completo-igtv-carregar

4 – Selecione o vídeo que irá enviar – é permitido publicar apenas um vídeo por vez -, verifique se está tudo ok e clique em Avançar;

guia-completo-igtv-escolher

guia-completo-igtv-continuar

5 – Edite ou envie uma imagem de capa para o vídeo. Você pode usar qualquer trecho do vídeo como foto;

guia-completo-igtv-editarcapa

6 – Dê um título com no máximo 75 caracteres;

guia-completo-igtv-titulo

7 – Adicione a descrição, lembrando que o IGTV permite incluir links externos nesse espaço;

guia-completo-igtv-descricao

8 – Acione o botão Tornar vísivel em Página do Facebook caso também tenha a intenção de publicar o vídeo em sua Fan Page;

guia-completo-igtv-facebook

9 – Clique em Publicar;

guia-completo-igtv-publicar

Como publicar seus vídeos no IGTV pelo navegador

1 – Clique no link para acessar a página do Instagram TV em seu navegador;

2 – Em seguida, clique no botão “+” ou arraste o vídeo para o local mostrado. Vale lembrar que, mesmo que esteja enviando a partir do navegador, o vídeo deve estar no formato vertical 9:16;

guia-completo-igtv-carregardesktop

3 – Clique em Editar abaixo da imagem para escolher a foto de capa do seu vídeo no IGTV;

guia-completo-igtv-editarcapadesktop

4 – Assim como na versão mobile, inclua um título com até 75 caracteres;

guia-completo-igtv-titulodesktop

– Em seguida, adicione a descrição e o link externo, caso queira;

guia-completo-igtv-descricaodesktop

6 – Se deseja também publicar o vídeo em sua Fan Page no Facebook, clique no botão Página do Facebook abaixo de Tornar visível em;

guia-completo-igtv-facebookdesktop

7 – Escolha quais Fan Pages terão o vídeo publicado;

guia-completo-igtv-escolherfacebookdesktop

8 – Clique em Publicar para enviar seu vídeo ao IGTV;

guia-completo-igtv-publicardesktop

Leia também no blog: 18 ferramentas para profissionais de mídias sociais

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "CHECKLIST PARA FACEBOOK"
Os primeiros passos com sua página no Facebook.

Checklist para facebook
close-link