Anúncios de Facebook 05/08/2020

Profissão Gestor de Tráfego: Tudo o que precisa saber

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Durante os últimos meses, a profissão de Gestor de Tráfego tem sido cada vez mais requisitada. Com a queda do alcance orgânico das redes sociais e com o crescimento da venda de cursos online, as empresas passaram a necessitar cada vez mais de gestores de tráfego.

Isso tem gerado uma demanda muito grande, não só da formação de novos profissionais como também de empresas pesquisando por gestores de tráfego para o seu negócio.

Como trabalho nesta área desde 2013, vou neste artigo abordar algumas das principais dúvidas que as pessoas deixam tanto no meu Instagram como no meu Youtube. Ao longo do artigo vou falar para você:

  • O que é um gestor de tráfego?
  • Como trabalhar com tráfego pago?
  • Quanto ganha um gestor de tráfego?
  • Como começar a trabalhar com um cliente como gestor de tráfego?
  • Como contratar um gestor de tráfego?
  • Qual o melhor curso para se tornar Gestor de Tráfego
  • Outras dúvidas comuns sobre a profissão de gestor de tráfego (Quantos clientes posso ter; Preciso entregar relatórios; Devo ter reuniões com clientes; O gestor de tráfego paga os anúncios; entre outras)

Feito o resumo, vamos abordar cada um dos pontos agora.

Nota antes de avançarmos: Quem sou eu para te falar sobre tráfego pago? Trabalho há 7 anos nesta área tendo gerenciado contas de clientes como Mercedes, Renault, JivoChat entre outras grandes empresas. Além disso, já fiz anúncios para dezenas de países do mundo. Ao longo do artigo, vou passar um pouco da minha opinião sobre a profissão.

O que é um gestor de tráfego?

Um gestor de tráfego é um profissional que faz o gerenciamento de anúncios pagos online. Ou seja: ele gerencia os investimentos de empresas em campanhas patrocinadas no Facebook, Instagram, Google, Youtube, Taboola e outras redes.

Ele tem uma verba mensal da empresa e com ela ele gerencia os anúncios do cliente. Além de subir campanhas, ele é responsável por analisar os relatórios das plataformas e entender se a campanha está dando retorno ao cliente ou não.

O trabalho não se resume apenas a patrocinar campanhas, mas também a entender se elas estão dando retorno para o cliente ou não e é ai a grande diferença entre o gestor de tráfego amador e o profissional.

O amador sabe apertar os botões, mas o profissional tem sentido crítico para analisar se as campanhas estão dando resultados para o cliente e sugerir alterações.

Como trabalhar como gestor de tráfego?

Depois que você entendeu o que faz um gestor de tráfego, será necessário estudar sobre o tema (daqui a pouco vamos falar sobre isso) e também encontrar uma forma de conseguir clientes.

Vejamos algumas das formas de conseguir clientes como gestor de tráfego:

Crie conteúdo sobre anúncios pagos

Muitos donos de negócios acabam por querer aprender sobre anúncios. Alguns conseguem ser bem sucedidos e continuam fazendo seus próprios anúncios, outros não e acabam delegando essa parte dos anúncios para o gestor de tráfego.

Ao criar conteúdo, você atrai muitos empreendedores que vão acabar entrando em contato com você e pedindo os seus serviços. Eu mesmo, no meu Instagram, recebo propostas de potenciais clientes todos os dias só por criar conteúdo.

Faça networking (Muito importante!)

Conhecer outros profissionais de tráfego vai ajudar a ficar conhecido no mercado. Troque ideias com eles, faça lives e participe nas redes sociais deles comentando. Além de você se tornar mais conhecido, você também cria uma boa relação de amizade, o que pode gerar novos clientes. Eu mesmo, quando estou com a agenda cheia de clientes e recebo propostas, envio esses clientes para amigos meus que fazem gestão de tráfego.

Faça anúncios (duhhh 🤷‍♂️)

Parece meio óbvio, mas muitos se esquecem de fazer anúncios pagos para venderem os seus serviços. Patrocinar conteúdo no Facebook e no Instagram ou fazer anúncios no Google para quando alguém pesquisa por gestor de anúncios ou gestor de tráfego pode ser uma excelente estratégia para conseguir seus primeiros clientes.

Quanto ganha um gestor de tráfego?

Este é um dos pontos que as pessoas mais ficam curiosas de saber: afinal, quanto posso ganhar como gestor de tráfego? A resposta a esta pergunta vem com um redondo depende. Tal como qualquer profissão do mundo, quanto você vai ganhar como gestor de tráfego está diretamente relacionado aos resultados que você consegue entregar. Quanto melhores resultados você entregar, melhor pago será.

Para os meus alunos, recomendo que cobrem pelo menos o valor de 500 reais mensais. Para a galera de Portugal, isso representa mais ou menos 100 euros por mês.

É um valor interessante para começar a conseguir os seus primeiros clientes. A parte positiva de ser gestor de tráfego é que você consegue acumular vários clientes (já falaremos disso mais à frente). Por isso, conseguirá multiplicar essa quantia por uma boa quantidade de clientes.

Não gosto muito de tabelas, mas para servir como orientação, criei esta tabela abaixo:

  • Gestor de tráfego iniciante: Entre 500 a 2500 reais mensais
  • Gestor de tráfego intermédio: Entre 2500 a 5000 mil reais mensais
  • Gestor de tráfego profissional: Entre 5.000 e 20.000 reais mensais
  • Gestor de tráfego referência: + de 20.000

Lembrando que se você quiser ser um BOM gestor de tráfego, você terá que constantemente reinvestir o valor que ganha em novos cursos e mentorias, pois o aprendizado enquanto gestor de tráfego é constante e nunca pára.

Devo aceitar todos os trabalhos como gestor de tráfego?

Antes de aceitar trabalhar com qualquer cliente, uma das coisas que faço é uma reunião de alinhamento, tentando analisar quais as expectativas do cliente e se realmente posso ajudar esse cliente.

Para entender melhor, vamos a um exemplo.

Há pouco tempo entrou em contato comigo uma rede de franquias. Eles queriam que eu fizesse a gestão de tráfego de 30 espaços da franquia. É um trabalho bem pago e desafiante, mas iria consumir grande parte do meu tempo, algo que neste momento não está dentro dos meus objetivos.

Por esse motivo, rejeitei a proposta. Eu vi que não conseguiria corresponder às expectativas do cliente e recomendei o serviço para um amigo meu.

Se você quer realmente ser um bom gestor de tráfego, é importante você estar alinhado com o cliente e entender se você pode ajudar ele ou não. Se aceitar qualquer tipo de trabalho, pode queimar o seu nome no longo prazo.

Como contratar um gestor de tráfego?

Se você é uma empresa e está procurando por um gestor de tráfego, existem algumas formas.

A primeira delas é jogar no google o termo “gestor de tráfego”. Verá que existem vários profissionais oferecendo os seus serviços. Eu mesmo acabei de fazer isso neste momento e existem vários profissionais oferecendo os seus serviços.

gestor de tráfego google

Outra estratégia é entrar em sites como o workana ou o freelancer.com e inserir um projeto. Verá que vários profissionais vão concorrer à vaga da sua empresa.

Uma terceira opção seria pedir referências. Peça recomendações a outros colegas do mesmo ramo de atuação e pergunte se eles têm alguém gerenciando os anúncios pagos deles.

Leia também: 11 razões para os seus anúncios não estarem rodando

Qual o melhor curso para ser gestor de tráfego?

Existem dois caminhos para se tornar gestor de tráfego. Ou você tenta aprender tudo sozinho ou procura acompanhamento de quem é mais experiente.

Quanto comecei a fazer anúncios em 2013, ninguém falava sobre anúncios. O que tínhamos eram alguns tutoriais em inglês e com estratégias aplicadas à realidade deles. Felizmente, hoje em dia existe muito material, tanto no Google, como Youtube ou redes sociais.

Quando me perguntam, eu recomendo que as pessoas sigam estes 3 passos:

  • Ler o livro Facebook para Negócios. Lá você vai ter ótimas bases para anúncios. Você pode ler ele aqui (e ainda ganhar cursos como bónus).
  • Assistir as aulas gratuitas que tenho dados todas as terças-feiras. Você pode se inscrever para elas aqui.
  • Depois, se você quiser se aprofundar, pode fazer parte da mentoria para gestores de tráfego (me chame no Instagram para saber mais detalhes).

Outras dúvidas comuns sobre a profissão de gestor de tráfego

Além das dúvidas deste artigo, existem outras que exigem uma resposta mais curta e que vou abordar logo abaixo:

Quantos clientes posso ter como gestor de tráfego?

Recomendo sempre aos meus alunos que tenham no máximo 10. Mais do que isso, você vai se complicar e fica difícil entregar resultados para todos eles.

Preciso entregar relatórios?

Eu recomendo que sim. No final do mês, envie um relatório para o seu cliente mostrando qual foi o retorno dos anúncios. Ele se sentirá mais seguro ao saber que você está acompanhando os resultados.

Devo ter reuniões com clientes?

Este é um ponto que precisa deixar bem claro desde o início. Reuniões consomem bastante tempo e podem impedir que você consiga escalar o seu negócio como gestor de tráfego.

A minha recomendação é que defina, logo no início de trabalho com o seu cliente, quantas reuniões ele pode fazer por mês.

Se não fizer isso, acredite: vão existir clientes folgados querendo se reunir a todos os momentos.

O gestor de tráfego paga os anúncios?

Existe um erro comum que muitos gestores de tráfego cometem que é o de pagarem os anúncios do cliente e depois o cliente transferir esse valor para eles.

Esse é um erro que você deve evitar a todo o custo!

Os anúncios são sempre pagos pelo cartão de crédito do próprio cliente que estará na conta dele. Lembre-se disso.

O gestor de tráfego precisa fazer contrato com o cliente?

Com certeza! Aliás: isso é algo que passo sempre para os alunos da mentoria. Um modelo de contrato para usarem com os clientes. Não confie no que foi falado, pois isso pode gerar problemas lá na frente. Um contrato evita mal entendidos lá na frente. Quanto vai ser pago, até quando dura o contrato ou quais relatórios precisam ser enviados são algumas das coisas que devem estar no contrato com o seu cliente.

Alguma dúvida que não esclareci neste artigo sobre gestão de tráfego? Fale comigo no Instagram!

Espero que o artigo tenha ajudado você a esclarecer muitas coisas sobre a profissão de gestor de tráfego 🙂

Se você ficou com alguma dúvida ou acha que esqueci de falar algo neste artigo, fale comigo no Instagram @lucianolarrossa que este artigo está sempre em constante atualização.

Bons anúncios!

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.