Instagram 07/03/2018

4 funcionalidades que podem estar chegando ao Instagram

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Não é novidade para ninguém que o Instagram não para de testar novas funções em seu aplicativo. No final de 2017, a plataforma de fotos, vídeos e Stories esteve a testar um botão de “Regram”, que pode passar a permitir que compartilhe posts no Instagram. Até o momento, nenhum posicionamento oficial sobre esse botão foi divulgado, mas outras funcionalidades que podem estar chegando ao Instagram foram reveladas recentemente.

Vale lembrar que essas funções ainda não passam de boatos e são resultados de curiosos mexendo no código-fonte da rede social ou participando de testes limitados. Ou seja, nenhuma das funcionalidades que serão mostradas a seguir foram confirmadas pelo Instagram ou possuem data de lançamento.

Leia também: 18 ferramentas para profissionais de mídias sociais

1. Modo Retrato nas Stories do Instagram

Um desenvolvedor e leitor do site TechCrunch chamado Ishan Agarwal descompilou o código-fonte da versão para Android do Instagram e tirou uma captura de tela mostrando o ícone para mais um modo de câmera que pode ser habilitado para as Instagram Stories. Chamado de modo Retrato, aparentemente ele permitirá tirar fotos otimizadas para esse modo, algo já possível em apps nativos de câmera do iPhone e Android.

funcionalidades-instagram-retrato

Além disso, o modo deverá permitir tipos de efeitos ou filtros otimizados para fotos ou vídeos tirados nessa modalidade. Versões atuais do iPhone, por exemplo, permitem efeitos como incluir luz de contorno ou luz de estúdio sobre as fotos tiradas pelo app nativo da câmera.

Também não ficou claro se o novo modo de câmera contará com novos efeitos para as fotos e vídeos ou se trata apenas de uma otimização. O Instagram não confirmou a chegada dessa função como uma das funcionalidades que podem estar chegando ao Instagram.

2. Modo Cinemagrafia para Instagram Stories

Descoberto há cerca de um mês através de um método não divulgado, o site especializado em rumores sobre o WhatsApp WABetaInfo revelou ao editor do site The Next Web Matt Navarra um modo chamado Cinemagraph (cinemagrafia, em inglês). Cinemagrafia é uma técnica que permite tirar fotos que são paradas, mas possuem alguns elementos em movimento.

Porém, apenas uma captura de tela foi tirada da nova função, sem nenhum outro tipo de revelação ou mostrando a possível nova modalidade de câmera das Instagram Stories. Assim como a notícia anterior, nenhuma informação foi divulgada ou confirmada oficialmente pelo Instagram.

3. Filtros, favoritos e stickers Instagram Direct

Os Directs do Instagram podem ficar mais organizados no futuro. Com o crescimento das Stories, as mensagens diretas do Instagram tem recebido cada vez mais volume de conversas. Porém, suas funcionalidades são bastante limitadas, principalmente quando consideramos outros mensageiros como o Facebook Messenger e o WhatsApp.

Porém, isso parece estar prestes a mudar. O WABetaInfo revelou que a última atualização do Instagram – versão 35.0 – para o iPhone e iPad deixou uma pista de novas funcionalidades para o mensageiro no futuro.

A primeira delas será a possibilidade de favoritar uma conversa no Direct, permitindo ao usuário colocar uma estrela na conversa, de maneira semelhante ao que já acontece no WhatsApp. Outra mudança descoberta é a inclusão de stickers, que devem poder ser usadas em conversas no app, como pode ser visto na captura de tela abaixo.

funcionalidades-instagram-stickers

Filtros de busca também parecem estar a caminho do Instagram Direct junto às outras funcionalidades que podem estar chegando ao Instagram. Outra captura de tela feita pelo WABetaInfo mostra que poderá procurar conversas específicas de acordo com três categorias diferentes: Inbox, Não lidas (Unread) e Favoritas (Starred).

funcionalidades-instagram-busca

4. Baixar seus dados do Instagram

Apesar de ficar salvo em um sistema de nuvem, o Instagram parece estar trabalhando em uma maneira de permitir que baixe todos seus dados e arquivos enviados para a rede social. A mesma notícias que revelou a possibilidade de favoritar e buscar suas mensagens no Instagram Direct por filtros também mostrou essa possível funcionalidade.

Aparentemente, será possível realizar o download de todos seus arquivos através das configurações do Instagram, que empacotará tudo em um arquivo .zip. Vale lembrar que o WhatsApp – outra companhia sob a tutela do Facebook, assim como o Instagram – já confirmou essa possibilidade para o mensageiro, que estará disponível no dia 25 de maio desse ano.

funcionalidades-instagram-baixar

Porém, lembro novamente que isso não significa que a função também será disponibilizada no Instagram, já que não houveram confirmações oficiais. Apenas que é provável que a funcionalidade também chegue à rede social.

Leia mais sobre Instagram, redes sociais e marketing digital no blog:

Funcionalidades que podem estar chegando ao Instagram: quais são as mais prováveis?

Com a divulgação dessas possibilidades, resta apenas aguardar por confirmações oficiais do Instagram – seja através de anúncios ou nas próximos atualizações – para saber quais destas funcionalidades serão lançadas e quais serão descartadas em um futuro próximo.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "CHECKLIST PARA FACEBOOK"
Os primeiros passos com sua página no Facebook.

Checklist para facebook
close-link