Facebook para iniciantes 24/08/2018

Como funciona o algoritmo do Facebook? Este artigo explica

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Falar atualmente em Facebook é falar em Ranking, também conhecido no passado como EdgeRank. Este algoritmo criado por esta rede social é algo único e é primordial que você perceba o que ele significa, pois só assim conseguirá ter sucesso com a sua Fan Page.

O Ranking é a fórmula utilizada pelo Facebook para definir a relevância que uma pessoa tem para a outra. Se reparar, existem algumas pessoas que aparecem mais no seu Feed de notícias enquanto outras parecem nem existir. Isso se deve ao fato de essas pessoas serem mais relevantes para você do que as restantes. Como tem um relacionamento mais próximo com elas (comenta fotografias que elas compartilham, fala no chat com elas ou compartilha conteúdos, por exemplo), o Facebook percebe que vocês dois têm um relacionamento mais próximo.

Como o objetivo do Facebook é mostrar o conteúdo mais relevante, ele dá preferência àquelas pessoas com quem você mais interage. Isso faz, também, com que aquelas que recebem menor interação nem sequer apareçam na sua timeline.

Dica de artigo: Como fazer anúncios nos Stories do Facebook

O mesmo acontece com as páginas. O Facebook faz isso para ajudar o usuário a ter mais conteúdo de interesse, mostrando as publicações que são mais relevantes para esses usuários. No Facebook, verá aquilo que o algoritmo permitir. Ou seja, se tiver uma página com dez mil fãs, o algoritmo faz com que as suas publicações não apareçam aos dez mil fãs, mas sim a um número mais reduzido.

No Facebook acontece aquilo que é chamado de Economia da atenção. Onde existe tanto conteúdo, quem conseguir produzir um melhor conteúdo e ser mais criativo é aquele que vai ganhar a “guerra” pela atenção dos seus fãs.

O Ranking funciona mais ou menos como o sistema de indexação de artigos do Google. Os textos que são mais lidos, que recebem mais links e que são mais compartilhados aparecem em primeiro lugar nos motores de busca. Logo, são mais relevantes.

Melhorar o Ranking numa página significa que os seus fãs vão receber mais conteúdo publicado por você. Por isso, quanto mais interação gerar, mais fãs vão ver os seus conteúdos.

O Ranking é um tema bastante “sensível” até para o próprio Facebook, que muitas vezes afirmou que não existia nenhum termo técnico para definir o seu próprio algoritmo. A verdade é que esta palavra tem sido utilizada para definir o algoritmo do Facebook e para que a sua compreensão seja simplificada, vamos continuar a utilizar este termo durante todo o texto.

Em que consiste o ranking do Facebook?

O Ranking baseia-se, principalmente, em quatro premissas: afinidade, tempo, relevância e comentários negativos. No total, afirma-se que o Ranking é composto de mais de mil fatores de ranqueamento, mas os que citamos são, sem dúvida, os quatro principais. Tenha em atenção que eles podem mudar a qualquer momento e por isso é importante que você se mantenha atento às modificações constantes realizadas no algoritmo do Facebook. Vamos analisar logo abaixo cada um deles:

Afinidade

A afinidade nada mais é do que a relação mútua que existe entre a sua página e o seu fã. Se o seu fã faz um comentário e você responde ao comentário marcando o nome dele ou clica em like no comentário, estará aumentando a afinidade entre ambos.

Além disso, se muitos amigos desse fã curtem a sua página, a afinidade também será maior, pois o Facebook tende a mostrar o conteúdo que existe entre o fã, os amigos dele e a página que todos acompanham.

Afinidade-ranking-facebook

A afinidade também pode ser construída pelo próprio usuário. Se ele está sempre clicando nos links de uma Fan Page ou se ele está sempre compartilhando o conteúdo dela, ele também está aumentando a afinidade.

Apesar de ainda estarmos no primeiro fator do Ranking, um pormenor salta logo à vista: é determinante levar os seus fãs a fazerem alguma ação, seja ela compartilhar ou comentar. Se ele tem alguma ação nas suas publicações significa que ele gosta do que você compartilha. O Facebook leva em consideração cada gesto. Só para ter uma ideia: se você parar para ver uma imagem, mesmo que não clique em nada, o Facebook vê isso como uma interação.

Leia também: 18 ferramentas para profissionais de Mídias Sociais

Contudo, gostaria de deixar aqui uma ressalva. Apesar da interação ser importante, também é necessário ter em conta a relevância dessa interação. Se você for compartilhar imagens de gatos ou piadas só para ter interação, lembre-se que isso estará trazendo fãs e interações vazias para a sua Fan Page.

Foque-se constantemente no objetivo do seu negócio. Se você tem uma página de humor, as piadas até devem ser compartilhadas. No entanto, se você é uma empresa e quer vender os seus produtos, pense duas vezes antes de compartilhar conteúdo fútil e vazio. A interação é importante, mas a qualidade dessa mesma interação é ainda mais importante.

Tempo

O tempo é outro fator determinante para conseguir que o seu Ranking aumente. A influência do tempo é apenas uma: quanto mais recente for a sua publicação, maiores as possibilidades de ela receber algum tipo de interação por parte dos seus fãs. Com o passar do tempo, a tendência é que a publicação vá perdendo esse “fulgor”.

Um estudo realizado pelo site Wisemetrics concluiu que, em média, 75% das interações de uma publicação acontecem nas primeiras duas horas. A partir daí, a tendência é que esse valor vá diminuindo.

Isso nos leva a outra conclusão muito interessante: se os momentos iniciais são tão determinantes, a hora em que uma publicação é feita vai influenciar o sucesso dessa mesma publicação. 

Mas antes de abandonarmos a questão do tempo, é necessário realçar uma pequena modificação que o Facebook fez ainda em 2013, quando introduziu o Story Bump. Esta modificação teve como objetivo trazer novamente ao Feed de Notícias algumas publicações que continuam a receber interações por parte dos fãs. Ou seja, se uma publicação da Fan Page ainda está sendo viral (se ainda recebe comentários, compartilhamentos, etc.), ela pode voltar a aparecer no Feed de Notícias dos fãs.

Leia também: Qual o tamanho ideal para um post no Facebook?

Segundo o próprio Facebook, o objetivo foi trazer aos Feeds assuntos que continuem a ser relevantes, proporcionando assim uma melhor experiência para o usuário. Apesar de retirar um pouco a relevância do fator tempo, o Story Bump veio apenas relembrar novamente que os produtores de conteúdo devem focar-se em publicações de qualidade em prol da quantidade.

Por isso, continue focado nos melhores horários, mas dê sempre prioridade à qualidade, pois ela pode gerar bons resultados durante várias horas.

Peso

O Facebook atribui diferentes pesos às diferentes ações dos fãs de cada seguidor da sua página. Ou seja, se um fã clicar em curtir na sua publicação, isso não terá o mesmo peso que um comentário, por exemplo. Esta é a ordem em que o Facebook prioriza as ações dos usuários:

Ordem

Tal como demonstra a imagem, o comentário é o mais importante para o Facebook, seguido do compartilhamento, dos reactions, do like e, por último, o clique. O clique pode ser interpretado de várias formas. Ele pode acontecer com um clique num link, numa foto ou até mesmo em qualquer outra ligação que você tenha na Fan Page.

Apesar dos dados levarem a crer que o comentário é o mais importante, olhe sempre para o que pretende com a sua Fan Page. Se para você a visita num site é o mais importante, foque-se nisso. Se, por outro lado, a interação nos posts é aquilo que você procura na sua Fan Page, procure obter isso dos seus fãs.

Comentários negativos

O quarto fator do Ranking tem uma relevância muito grande, pois ele é um excelente indicador de que algo nas suas publicações não está correto. Se a sua Fan Page receber muitos comentários negativos, é sinal que a sua estratégia de conteúdo não está sendo a melhor.

Mas comentários negativos não é quando um usuário fala mal sobre a sua marca. O Facebook considera um comentário negativo quando um usuário remove a curtida da sua página, clicar em esconder o seu post ou seleciona para não ver mais posts da sua página.

Como funciona o processo de análise do algoritmo do Facebook

Para você entender um pouco melhor como o Facebook analisa o conteúdo e decide o que mostrar para o usuário, vou publicar aqui um post que compartilhei na Fan Page e que gerou bastante interação. Ele explica, de forma detalhada, como funciona todo o processo de escolha do Facebook para definir o que aparece primeiro:

A forma como o Facebook seleciona o conteúdo que vemos é um grande mistério.

Sabemos que ele seleciona aquilo que vemos com base em interações, há quanto tempo algo foi publicado ou comentários de amigos.

Mas não sabemos muito mais do que isso.

Porém, Adam Mosseri, funcionário do Facebook, fez algumas revelações importantes sobre como o algoritmo do News Feed funciona e, principalmente, qual a ordem de análise que ele segue.

Segundo Mosseri, quando o usuário entra no seu News Feed, o Facebook analisa todo o conteúdo de amigos e páginas.

Ele chama a essa fase de Inventory.

Depois, ele passa para a segunda fase, que ele chama de signals. Eles avaliam vários detalhes, tais como:

– Quem publicou

– Qual o dispositivo que o usuário está usando

– Há quanto tempo publicou

– Frequência de posts desse usuário

– Interação que esse mesmo post já tem

– Comentários negativos recebidos anteriormente por esse autor

– Se o post tem comentários de amigos ou não

– Se for um perfil, se ele tem muita informação ou não

– O formato do conteúdo

– Média de tempo que os usuários passam lendo aquele post

Enfim, são analisados centenas de dados.

Depois, ele define uma avaliação para esse mesmo conteúdo com base nos dados fornecidos.

A esta fase ele chama de Predictions.

Após isso, ele organiza o conteúdo por ordem de interesse. O conteúdo com uma avaliação mais elevada aparece primeiro, depois o segundo com maior avaliação e por aí vai. Esta última fase é chamada de “score”.

O que podemos aprender com isso? Que temos que pensar muito bem no nosso conteúdo se queremos realmente ter sucesso com conteúdo orgânico.

A base de tudo é interação. Se temos interação nos posts, alcançaremos mais pessoas.

Lembre-se: as pessoas não entram nas redes sociais para ver anúncios.

Elas entram para relaxar, receber informação e se divertir.

Resta saber como, no meio de tudo isto, a sua marca pode se destacar.

É a velha história: entretenha, eduque ou informe. Esta é a base para os seus posts.

A bola está do seu lado.

A reter: todas as métricas são importantes, mas aquela que faz a diferença no seu negócio deve ser vista como prioritária. Não deixe o Ranking guiar o seu negócio. Crie uma estratégia que privilegie o Ranking e ao mesmo tempo o seu objetivo com a página do Facebook.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a colocar um chat do Facebook no seu site em apenas 10 minutos

close-link