Marketing Digital 14/03/2011

Freelancer: como escolher um nome para a sua empresa?

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

A escolha do nome para o negócio que você vai iniciar é preponderante. Será ele que o vai acompanhar os próximos anos (ou décadas). Daí a necessidade de ser um passo muito bem pensado. É claro que mais tarde pode alterar esse mesmo nome. Mas isso implica um trabalho monstruoso de “rebranding”, obrigando-o a ter mais custos e possivelmente a perder alguns clientes, por mais tarde não se identificarem com a marca. Sim, porque não basta apenas alterar o nome. Quando isso acontecer, precisará de alterar também o logótipo e possivelmente a cor. Digamos que não é uma tarefa nada fácil.

Nome comum vs nome próprio

No mundo da internet, a escolha do nome tem sido um dos pontos mais badalados. Normalmente estão sempre em discussão duas hipóteses. Por um lado, muitos consideram essencial colocar no nome do seu site a área em que o mesmo está relacionado. Esta escolha facilita a percepção do leitor do assunto que é debatido na página web e ajuda, de certa forma, a facilitar o ranqueamento nos motores de busca.

Por outro lado, alguns especialistas defendem que quando escolher o seu nome, tome a opção de um nome próprio e não de um nome comum como carros.com, celulares.com ou sapatos.com. Essa hipótese também tem toda a lógica de ser, visto que as grandes marcas como a Coca-cola ou o McDonald’s, não dão a entender o que fazem quando se houve falar sobre elas, mas a verdade é que são hoje em dia produtos de sucesso. Isto tem uma justificação muito simples: diferenciação. Se você escolher um nome comum como os que referi acima, o mais provável é que os clientes não criem uma imagem clara nas suas mentes de como é a sua marca. Ainda por cima, ter um nome comum facilita a que outras marcas o copiem. Dou-vos o exemplo do carros.com e veja a quantidade de nomes semelhantes que é possível:

  • ecarros.com
  • icarros.com
  • icarro.com
  • carro.com
  • carrosonline.com
  • icarrosonline.com
  • vendercarros.com

Tal como estas, existem outras hipóteses que podem prejudicar claramente o seu negócio se escolhe um nome comum. Mas o leitor deve se estar a perguntar: “Mas porquê tantos sites de renome utilizam nomes comuns e têm sucesso?”. Tudo está relacionado com a antiguidade desses mesmos sites. Antigamente, quem colocasse um nome relacionado com o assunto, facilmente apareceria lá em cima nos motores de busca. Hoje em dia não é bem assim. É claro que existe sempre a hipótese de comprar todos os nomes que sejam minimamente semelhantes àquele nome comum. Mas será que afinal de contas, que custos é que isso terá para o investidor?

Contudo, não existem apenas vantagens em escolher um nome próprio para a sua empresa. Principalmente na internet, se tiver um nome que foge completamente ao seu ramo de negócio, terá que compensar isso com uma grande quantidade de publicidade, pelo menos numa fase inicial.

Características que o nome deve ter

Quer tome uma opção ou outra, a verdade é que o seu nome terá obrigatoriamente de ter determinadas características. Você nunca poderá fugir a elas, caso contrário terá um problema bastante grave no seu negócio enquanto freelancer. Confira, abaixo, alguns pontos a que deve obedecer a escolha do nome para a sua empresa.

Curto: Um nome comprido dificulta a memorização. Imagine o domínio www.queroserfreelancer.com. O mais provável é que se engane a escrever cada vez que tentar visitar o site diretamente.

Fácil oralidade: Fazer com que o seu nome seja dito facilmente de pessoa para pessoa facilita, além da memorização, a publicidade boca-a-boca. Um nome fácil de se prenunciar é meio caminho andado para ser mais comentado.

Letras repetidas: Palavras como o Google ou Facebook são um bom exemplo disso. O fato de repetirem as mesmas letras nome, faz com que sejam mais facilmente memorizáveis.

Com perspectivas de futuro: carros2011.com é um nome que está limitado temporariamente. Isto porque os anos passam e o nome carros 2011 ficará para sempre ligado a esse ano. Além do facto de não representar nenhuma vantagem para o seu negócio.

Com perspectivas de futuro (II): Quando escolher um nome, lembre-se que ele dentro de pouco tempo pode sentir a necessidade de criar sub produtos dentro do próprio original. Um bom exemplo é o Coca-cola light.

Dicas para escolher um nome

Existem alguns “truques” que o podem ajudar a escolher o nome para o seu negócio. Eles são utilizados por grande parte das empresas que conhece. Estas dicas ganham ainda mais valor nos dias de hoje, em que conseguir um nome criativo é cada vez mais uma dificuldade, devido ao elevado número de negócios que existem no mercado.

Nome do proprietário: Introduzir o nome do criador da empresa é uma boa técnica, especialmente se tiver um sobrenome invulgar, podendo ser até uma forma bastante original.

Particularidades do negócio: Adaptar algumas vertentes do seu negócio pode também ser outro excelente ponto de partida. Imagine um site sobre ténis. Utilizar nomes de negócios como setpoint, matchpoint ou tiebreak são algumas boas ideias.

Região: O local onde vive também pode dar ideias interessantes para escolher um bom nome.

Nomes em outras línguas: Não custa nada. Basta ir ao tradutor do Google e colocar o seu negócio em outras línguas.

Situações: O nome Google, por exemplo, surgiu como surgiu de um erro da palavra Googol. Ou então o nome Apple, que foi escolhido devido a ser a fruta favorita de Steve Jobs. Escolher situações ou alguns gostos favoritos podem ser outro bom auxílio.

Vá a sites de escolha de nomes: Existem sites que o podem ajudar a escolher um nome para o domínio do seu negócio. Se não trabalha através da internet, poderá encontrar aqui,também, ideias criativas para conseguir um nome para a sua empresa. Basta introduzir as palavras chave do seu projeto e estes sites dão-lhe diretamente os domínios existentes. Vale a pena conferir.

Cuidado com o início

Por melhor nome que você possa ter escolhido para a sua empresa, a verdade é que ele não fará publicidade sozinho. Quando iniciar o seu negócio, dê a conhecer aquilo que faz e comece desde o início a tornar o seu nome conhecido. Diga o que faz e o que pretende oferecer aos seus clientes. Criar desde o início uma marca forte e torná-la inconfundível no mercado deve ser um dos seus principais objetivos quando inicia o seu negócio. Quando o fizer, reserva uma pequena percentagem do seu orçamento para dar a conhecer o seu nome.

Está com dificuldades para escolher um nome para sua empresa?

Acredito que não seja tarefa fácil conseguir escolher um nome para o seu negócio. Até porque, esta fase é preponderante, pois irá evitar trabalhos extra que possa vir a ter no futuro. Deve ser uma escolha que o agrade, principalmente a si como freelancer, ajudando-o a transmitir tudo o que este projeto representa para si. As técnicas, como apresentei acima, são bastante variadas. É sempre necessário imaginação, originalidade e criatividade para começar, desde os primeiros passos, a destacar-se dos seus concorrentes.

E o leitor, que técnicas utilizou para escolher o nome da sua empresa? Conseguiu algumas ideias com o nosso artigo?

Abraço

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "CHECKLIST PARA FACEBOOK"
Os primeiros passos com sua página no Facebook.

Checklist para facebook
close-link