Marketing Digital 24/02/2021

15 Formas de Ganhar Dinheiro Online em 2021

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

A pandemia fez com que surgisse uma grande procura por formas de ganhar dinheiro online. Com isso, muitas pessoas acabaram procurando por um jeito de trabalhar através da internet ou até como complementarem a sua renda. Como trabalho online há mais de 10 anos, decidi listar para você quais são aquelas que eu acredito que são as 15 profissões ou formas de ganhar dinheiro que vão bombar bastante em 2021.

Confira abaixo a lista de profissões e estratégias que vamos falar ao longo do artigo:

1. Venda produtos que não está usando.
2. Criar um curso online.
3. Trabalhar como Gestor de Tráfego
4. Criar um ebook.
5. Consultoria online.
6. Abrir uma loja online.
7. Canal de Youtube.
8. Grupo de Mentoria.
9. Dar aulas online.
10. Dropshipping
11. Crie uma assinatura.
12. Ganhar vendendo como afiliado.
13. Trabalhe como Assistente Virtual.
14. Crie um Podcast.
15. Redator Freelancer.

Vamos falar sobre cada uma delas:

1. Venda o que não está usando

Eu tenho certeza que você tem produtos em casa que não está usando, certo?

Você pode vender em plataformas como o Marketplace do Facebook, Mercado Livre e OLX. Essa é uma das formas mais rápidas para você ganhar dinheiro online.

Você pode vender livros, roupas, aparelhos eletrônicos, entre outros.

Dica: Se você não usa algo há mais de 1 ano, muito provavelmente você não irá usar isto nunca mais. Então, desapega! 😉

2. Crie um curso online

Se você têm expertise em algo, ou seja, experiência e conhecimento sobre determinado assunto, criar um curso online pode ser uma excelente opção para você fazer uma renda extra online e, quem sabe, ter um negócio próprio.

Existem algumas vantagens em vender cursos online:

  • Você não precisa lidar com estoque ou mercadorias, visto que você entrega um produto digital
  • É mais rápido e mais fácil do que abrir um ecommerce, por exemplo
  • A margem de lucro na venda é perto de 100%, pois não existe produto físico
  • Você tem liberdade geográfica para trabalhar onde e quando quiser.

Tudo o que você precisa para lançar seu curso online é:

  • Um computador com acesso à internet
  • Caso seja necessário aparecer, um celular com uma câmera de nível intermédio e boa iluminação, que pode ser a luz ambiente, por exemplo.
  • Plataforma de hospedagem para o curso. Exemplo: Eduzz, Udemy, Monetizze ou Hotmart. 
  • Divulgação do produto.

Além de criar o produto é importante planejar a estratégia de venda para que ele possa chegar até as pessoas certas, ou seja, para que possa alcançar os potenciais compradores do seu curso.

Existem duas maneiras de se fazer isso:

  • Através dos anúncios em canais como as redes sociais e o próprio Google.
  • Criando conteúdo sobre o produto que você esta vendendo.

Lembrando que você pode usar os dois ao mesmo tempo e garantir melhores resultados. 😉

3. Trabalhe como Gestor de Tráfego

Devido a pandemia, muitas pessoas ficaram em casa e tiveram que se reinventar. Com isso, algumas profissões que já existiam agora estão bombando em 2021. Uma delas, é a profissão de gestor de tráfego.

O Gestor de tráfego trabalha gerenciando anúncios pagos em canais como: Instagram, Facebook e Google Ads. Inclusive, se você estiver do zero e quiser começar a trabalhar em uma das profissões mais promissoras para 2021, tenho uma mentoria para gestores de tráfego onde você vai aprender a trabalhar com esta profissão. Para saber mais sobre a minha mentoria, clique aqui e preencha o formulário.

Quer saber mais sobre a profissão Gestor de Tráfego? Então confira o vídeo abaixo um guia completo sobre o assunto!

4. Criar um Ebook

O ebook é um formato de infoproduto que você pode vender ou usar como isca digital (Oferecer de graça em troca da captura de um contato de-mail, por exemplo).

O meu primeiro infoproduto, inclusive, foi um ebook e eu me lembro bem da sensação de começar a ganhar dinheiro online através de um pdf. É uma sensação fantástica.

A desvantagem do ebook é que ele costuma ser um produto que não pode ser vendido a um preço muito elevado, o que diminui bastante a sua margem de lucro. Porém, ele é um produto ideal para pessoas introvertidas, que querem ter um produto digital mas têm vergonha de aparecer em vídeos para gravarem aulas, por exemplo.

5. Consultoria online

A consultoria online é uma forma de prestação de serviço. É um formato que te permite vender a hora do seu tempo para ajudar o cliente com alguma questão sobre o negócio dele.
Eu, por exemplo, cobro consultoria de 1h sobre estratégias de negócio em anúncios pagos.

Se você possui experiência em determinada área, é possível prestar este tipo de serviço online.

6. Abrir uma loja virtual

Este tende a ser um dos modelos de negócio mais procurados em 2021. 

Você pode criar uma loja virtual, também conhecido por e-commerce. É um modelo de negócio um pouco mais complexo que os anteriores, pois exige a logística da entrega dos produtos, a escolha do nicho e a divulgação da sua loja.

Para começar a sua loja virtual, algumas questões precisam ser levadas em consideração. Entre elas estão:

  • A criação de um ecommerce, com domínio próprio.
  • Logística para distribuição e entrega dos produtos.
  • Atendimento ao cliente.

Felizmente hoje em dia existem plataformas como o Shopify ou a Loja Integrada que te permitem criar o seu ecommerce em poucos dias.

7. Canal de YouTube

Ganhar Dinheiro Online no Youtube

Você pode criar o seu próprio canal de YouTube sobre um determinado assunto e, dessa forma, ganhar dinheiro através de publicidade ou vendendo os seus próprios produtos. O Youtube é ideal para quem gosta de aparecer e é comunicativo. Com o seu canal, você pode começar a criar conteúdo, recomendar produtos e divulgar a sua marca.

Felizmente, com a câmera do celular, é possível fazer vídeos para o seu canal de forma bastante simples e rápido. Além disso, existem aplicativos de edição de vídeo que te permitem editar seus vídeos em poucas horas

8. Grupo de Mentoria

Você será o mentor daquele grupo e irá ajudar aquelas pessoas durante um determinado período de tempo.

O mentor é como se fosse um guia, uma pessoa que obteve êxito na área em que atua e que agora ajuda outras pessoas a atingirem seus objetivos nessa área. Eu faço isso, por exemplo, na mentoria para gestores de tráfego. Eu oriento meus alunos a se tornarem profissionais, contanto por isso com a minha experiência e conselhos. Se você domina um tema, você pode e deve abrir sua turma de mentoria.

9. Dar aulas online

Ao contrário de um curso ou de uma mentoria, que obrigam a várias horas de aulas, uma outra possibilidade é você vender aulas isoladas. Se você é professor de guitarra, por exemplo, pode vender uma aula específica sobre Como começar a tocar guitarra do zero e cobrar um valor por isso. Essas aulas podem ser individuais ou em grupo.

Para dar aulas online você precisa de poucas coisas:

  • Uma plataforma para vender as aulas. Pode ser PayPal ou PagSeguro, por exemplo
  • Um software para dar a sua aula, como o Zoom

E só. Por norma, as aulas em grupo são mais baratas do que cursos, mas são uma excelente forma de começar online.

10. Dropshipping

Antes de começar este tópico, é importante explicar o que é Dropshipping. Enquanto que numa loja virtual você vende os seus próprios produtos, no Dropshipping você também tem uma loja virtual mas vende produtos provenientes da China e que só são transferidos para o Brasil ou Portugal após a compra do seu cliente acontecer. Sendo assim, você não precisa de estoque. Você vende para o consumidor final através do seu ecommerce mas o estoque está na china.

O Dropshipping é uma modalidade interessante, mas ela tem também algumas desvantagens:

  • Por vir da China, o produto demora semanas a chegar na casa do seu cliente
  • Você precisa encontrar um bom fornecedor na China

Considero que este é um bom modelo para começar e ganhar experiência, mas no longo prazo defendo que uma loja virtual com seus próprios produtos é uma opção que faz mais sentido.

11. Crie uma assinatura

Assinatura é um modelo de negócio no qual o cliente paga um valor mensal para ter acesso ao conteúdo. O exemplo mais comum é a Netflix, onde você paga um valor por mês para ver filmes e séries. Você também pode criar um negócio de assinatura, mas vendendo o seu conhecimento. Ao invés de vender tudo através de um curso, você pode vender um produto de assinatura em que o seu cliente paga mensalmente para consumir o seu conteúdo uma vez por semana, por exemplo.

12 Ganhar vendendo como Afiliado

O afiliado é o profissional que ganha uma comissão recomendando um produto online. Plataformas como Hotmart e Eduzz, por exemplo, ligam produtores de cursos a afiliados. Ou seja: se você quiser ganhar dinheiro como afilado, é só entrar nestas plataformas e procurar cursos para recomendar. Ao fazer uma venda, você ganha uma comissão. Essa comissão varia e ela é definida pelo dono do curso. Para quem está começando, ela pode ser uma excelente opção.

13. Trabalhe como Assistente Virtual

Assistente Virtual é uma profissão que tem crescido muito e é uma ótima forma de ganhar dinheiro online em 2021.

É uma profissão para pessoas curiosas que gostam de tecnologia e de ajudar as pessoas a resolverem problemas. Esta pode ser uma excelente oportunidade para você! Um assistente virtual pode ajudar com edição de vídeos, roteiro de lives, stories e gestão de conteúdo, por exemplo.

Atualmente a Anatex é a principal referência na formação de Assistentes Virtuais, tendo um curso e uma mentoria sobre o assunto.

14. Crie um Podcast

Este é um formato de conteúdo que vem crescendo muito e que promete ser um dos formatos de conteúdo mais consumidos em 2021.

Se você não gosta de aparecer, essa pode ser uma ótima opção para você! Com um microfone bem simples você já pode começar o seu canal de podcast. Tendo um podcast e audiência, você pode ganhar dinheiro vendendo seus próprios produtos ou sendo pago para divulgar produtos de terceiros.

Já se você não quiser ter o seu próprio programa, existe também a possibilidade de trabalhar com a edição dos áudios de podcasts. Este tem sido um tipo de serviço que tem crescido muito.

Inclusive, eu tenho um Podcast e se você quiser saber mais dicas sobre negócios, marketing e anúncios pagos. Clique aqui para escutar alguns episódios.

15. Redator Freelancer

Ganhar Dinheiro Online como redator freelancer

Se você gosta de escrever, o trabalho de redator freelancer pode ser uma excelente opção. Os redatores são profissionais que escrevem textos para blogs e sites.  É possível trabalhar de casa como redator freelancer e ganhar realmente com isso, recebendo pelo número de textos ou por quantidade de palavras escritas. Se você gosta de escrever ou quer escrever melhor você pode se candidatar e trabalhar desta forma.

Sites como Workana, por exemplo, oferecem uma plataforma para que você possa cadastrar o portfólio e ser contratado para desenvolver projetos para clientes.

Gostou destas formas de ganhar dinheiro online?

Espero ter te ajudado a conhecer novas formas de ganhar dinheiro online em 2021.Posso dizer que realmente, trabalhar online é uma ótima forma para se obter ganhos financeiros, liberdade geográfica e escalar o seu negócio.

Se você ficou com alguma dúvida ou acha que esqueci de falar algo neste artigo, fale comigo no Instagram @lucianolarrossa que este artigo está sempre em constante atualização.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.