Marketing Digital 30/09/2011

15 Formas de Pensar das Pessoas de Sucesso

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Todos os negócios de sucesso têm algo em comum, quer sejam eles de freelancers ou uma simples startup. Existe sempre uma linha orientadora que ajudou tanto um como outro a chegar ao êxito. O livro que ando a ler recentemente  (John C. Maxwell – “Como pensam as pessoas bem sucedidas”) fala disso mesmo.  Contudo, em vez de falar dos pontos em comum de vários tipos de negócios, o autor dá a conhecer algumas características comuns das pessoas de sucesso.  Sim, porque apesar de serem pessoas completamente diferente, gênios como Bill Gates ou Larry Page têm algumas características bastante semelhantes que lhes garantiram o sucesso.

Repare nos esportistas. Casos de sucesso podem ser conseguidos em esportes diferentes, mas se reparar, a rotina e na ambição deles são bastante semelhantes: querem ser os melhores, trabalham todos os dias para isso e dão o máximo em cada tarefa que façam. Ninguém conseguirá chegar ao topo saindo muitas vezes durante a noite, por exemplo. E o importante é que ao ler estas 15 dicas que tenho para lhe dar, consiga não só ter conhecimento de algumas características, como também saber exatamente o que não fazer. Ao saber o que deve ser realizado, mais facilmente saberá que o caminho contrário provavelmente é um passo atrás.

cerebro sucesso

1. Tenha disciplina

Não foi ao acaso que um dos primeiros artigos que escrevi na Escola Freelancer foi sobre como desenvolver a disciplina pessoal e profissional. Pessoas de sucesso traçam um objetivo e vão atrás daquilo que querem, dê por onde der. Não descansam enquanto não foram forem bem sucedidas. E no trabalho de freelancer essa disciplina torna-se ainda mais preponderante, visto que um negócio isolado pode facilmente provocar desmotivação no trabalho. Ficam aqui algumas dicas para manter a disciplina:

  • Defina uma hora para acordar todos os dias, como se tivesse a rotina de uma empresa, criando um dia muito produtivo
  • Coloque num papel todos os objetivos que pretende para aquele dia, mês e ano
  • Defina metas financeiras para alcançar
  • Saiba dizer não a coisas que não estão dentro dos seus objetivos
  • Seja disciplinado financeiramente, mantendo as suas finanças pessoais controladas
  • Pense sempre no que quer para o futuro e não se contente com o presente

Se a disciplina pessoal não é o seu forte, não se preocupe. Tudo na vida é capaz de ser mudado. A melhor forma de começar é iniciar por pequenos passos: defina que vai correr todos os dias, mantenha o ambiente de trabalho organizado ou leia algumas páginas de um livro. O sucesso para atingir o controle pessoal e a disciplina começa nos pequenos pormenores do dia-a-dia. Quem não souber “dar ordens a si mesmo” dificilmente será capaz de comandar um negócio.

2. Utilize a Lei de Pareto

O leitor pensava que só eu é que falava desta lei? Engana-se. Todas as pessoas de sucesso utilizam a Lei de Pareto no seu dia-a-dia. Alguns de forma inconsciente e sem nunca ter ouvido falar dele, mas isso não interessa. A verdade é que focam grande parte das suas energias naquilo que é realmente necessário. Não adianta perder tempo no Facebook ou ler revistas que não lhe interessam se isso realmente não vai contribuir para que consiga mais clientes ou melhore o seu trabalho de jornalista freelancer. Concentre-se naquilo que quer atingir e gaste a sua energia aí. Se sentir que o seu tempo no computador passa e você não sabe como, experimente utilizar o Rescue Time.

3. Não tenha medo de ser desafiado

Manter-se constantemente a fazer o mesmo é um erro. Um erro que se paga caro ao fim de poucos anos, pois começa a ficar para trás e a ver os seus concorrentes a ultrapassarem-nos. Veja o exemplo do Google. Poderia estar calmamente no seu canto, liderando apenas os motores de busca. Mas não quis isso e tratou de de fabricar o Gmail ou Google Plus. Isto porque os seus fundadores sabem que os mantêm a motivação no trabalho é o fato de pensarem no amanhã e tentarem ferramentas novas, até porque isso faz com que torne mais difícil ser atingido pelos seus concorrentes. Alguém que hoje quisesse lançar um motor de busca para vencer ao Google teria de ser muito mais do que isso..

4. Não tenha apenas ideias, mas sim atitude

Pensar toda a gente pensa. Eu próprio já tive tantas ideias fantásticas para criar negócios inovadores e nunca passei à ação. Se quiser ser uma pessoa de sucesso, é importante que trate de passar do pensamento à ação. E não vale a pena ficar reclamando que não tem condições. Se você é uma dessas pessoas, repare nestes textos:

Com todos estes textos e exemplos, não há razão nenhuma para NÃO seguir em frente. Eu acredite que o medo tome conta de si quando pensa em criar algo inovador. Mas acredite que esse medo apenas surge ao início. Depois, tudo passa.

5. Pensamentos precisam de tempo para se desenvolverem

Quantas vezes você já não teve aquela ideia maravilhosa antes de se deitar e alguns dias seguintes ela deixou de ter toda a lógica? Não se preocupe, pois isso não acontece apenas a si. A ansiedade torna ideias de negócio medíocres em algo fantástico quando surgem na nossa mente. O problema é que poucos dias depois deixam de ter lógica. Antes de iniciar algo seu, fale com os seus amigos, troque ideias e faça uma análise de mercado. Veja se isso é realmente uma necessidade para as pessoas e se existe concorrência. Warren Buffet antes de comprar as ações de uma empresa repara sempre num ponto: se o produto que essa empresa cria vai ser necessário para (quase) sempre ou não. Isto é uma forma de saber se aquela empresa terá capacidade para continuar a gerar milhões nos próximos anos. Se um dos homens mais ricos do mundo pondera antes de gastar o seu dinheiro, porque você não deve fazê-lo?

6. Fique rodeado de pessoas tão ou mais inteligentes que você

Não adianta querer ficar se sentindo o cara mais esperto do seu negócio apenas porque os seus colaboradores têm um nível de inteligência muito abaixo do desejado. Rodear-se de pessoas menos espertas do que você fará bem ao seu ego, mas dificilmente será benéfico para o seu negócio. Quando contratar um funcionário, veja-o mais como um parceiro e como uma ajuda para o seu negócio evoluir e não apenas como alguém para fazer algumas tarefas.

7. Não tenha atitudes e opções populares

Ninguém enriqueceu porque copiou exatamente o que o outro fez. No máximo, viu como ele fazia e adaptou. Uma coisa que me deixa bastante irritado é o fato de vários pessoas começarem apenas um negócio porque um determinado sector está tendo sucesso. Para quê gastar dinheiro abrindo cafés ou restaurantes numa cidade que está cheia deste tipo de negócio? Se é para arriscar, mais vale fazê-lo em algo diferente e ser proativo. Tomar opções iguais a toda a gente, no máximo fará com que esteja a vida inteira lutando contra a concorrência sem conseguir grandes margens de lucro.

8. Planeje com antecedência

As pessoas de sucesso não fazem as coisas em cima da hora, mas sim aproveitam o tempo que têm inicialmente para fazer todo o trabalho, deixando os últimos momentos para acertar alguns pormenores que podem fazer a diferença. Para que perceba melhor o que lhe digo, tenha como exemplo as versões beta dos softwares. São perdidos anos a desenvolver aquele produto, mas no final reservam apenas alguns meses para detectar as falhas e acertar os últimos pormenores.

O mesmo você deve fazer no seu trabalho de freelancer. Imagine que vai escrever um texto. Defina um período para realizar esse trabalho (2 horas) e depois deixe meia hora para acertar os pormenores como a revisão e os links internos, pois esse será um pormenor importante que fará a diferença.

dinheiro sucesso

9. Aprecie outras ideias

Este é um defeito meu que tenho conseguido alterar ao longo dos últimos anos. Conseguir olhar para o trabalho dos outros com admiração, sem pensar que isso pode ser uma ameaça para o seu é uma boa ajuda para conseguir o sucesso. Claro que não digo para a Apple ficar o tempo todo a admirar o trabalho da Microsoft, por exemplo. Mas a verdade é que uma empresa não pode ficar pensando que tem tudo melhor que a outra. Se o fizer, estará impossibilitada de ver o que eles realmente têm de bom, ficando impedidas de criar algo melhor ainda. Saber apreciar os outros acaba por abrir a nossa mente para novas ideias. Não pense que estará sempre certo.

10. Tenha uma agenda (obrigatório!)

Vou voltar a referir a importância da agenda e espero que seja desta que qualquer freelancer comece a programar o seu dia e não só. Ter uma agenda é algo essencial para se conseguir orientar. Isto permite que saiba para onde vai caminhar hoje, amanhã ou depois de amanhã. Esta atitude impede que perca muito tempo e que acima de tudo se esqueça de alguma das suas tarefas.

11. Reflita sobre a sua vida

Mais do que caminhar, é importante saber para onde estamos a caminhar. E o dia-a-dia do trabalho pode dar origem a cometer um erro que se paga caro no mundo dos negócios: andar perdido. Normalmente você nem irá reparar nisso, mas o mais certo é que se ficar apenas concentrado em produzir todos os dias e não parar para pensar, estará a ter trabalho a mais que irá gerar retorno a menos. Fazer algum esporte como correr ou yoga ou então tirar uns minutos por dia para dar uma volta ao jardim são atitudes que podem fazer a diferença.

Recentemente, entrevistei um homem de sucesso que decidiu abrir uma nova empresa aos 64 anos(!). Ao perguntar um pouco sobre a rotina dele, ele contou-me coisas básicas como quantas horas dormia por dia ou como fazia para se manter atualizado. Mas houve um pormenor que me chamou a atenção: todos os dias ele perdia uma hora a tomar o café da manhã, no qual conseguia a maioria das ideias para os negócios. Durante este período, ele tinha também um bloco de notas para anotar todos os pensamentos que surgiam. Ora, este homem tinha ali o seu momento de reflexão! Por isso, não se esqueça e reserve um momento para si constantemente se quiser atingir o sucesso. Já dizia Sócrates: “Uma vida não examinada não vale a pena viver”.

12. Pare com as conversas e frases negativas

“Eu não consigo” ou “isto não vai dar” são frases que devem ser retiradas prontamente do seu dicionário. Altera isso para “eu consigo” ou “isto vai dar certo”. Poderá me dizer que são apenas frases, mas são estas pequenas frases que vão condicionar as suas atitudes futuras. E isto foi uma das coisas que aprendi com o tênis. Não veja limitações mas sim possibilidades de sucesso. Quantas você não disse que algo seria impossível e pouco depois foi lá outra pessoa e realizou essa mesma tarefa?

13. Pense que pode mudar algo

Se o leitor esteve atento à retirada de Steve Jobs de CEO da Apple, com certeza reparou num video em que ele está a falar em público com estudantes de uma faculdade e durante um momento ele diz uma frase: “Se hoje fosse o último dia de minha vida, queria fazer o que vou fazer hoje? E se a resposta fosse “Não” muitos dias seguidos, sabia que precisava mudar algo”. E como se pode conseguir responder SIM a esta questão todos os dias? Mudando a vida de alguém. Nós nas Escolas Plus, escrevemos cada texto com o intuito de ajudar alguém e isso faz-nos acordar com motivação para trabalhar. Mudar a vida de alguém é a melhor e mais eficaz forma de motivação.

14. Tome boas decisões

Mais do que trabalhar arduamente para garantir o sucesso, também é importante que consiga tomar boas decisões. Eles fazem-no evoluir. Ficam aqui algumas dicas na hora de tomar decisões:

  • Tome decisões pela manhã, visto que neste momento não estará condicionado pelos seus pensamentos e acções que aconteceram durante o dia
  • Não seja condicionado por decisões anteriores. Se o seu projecto anterior não deu certo, veja os erros e siga em frente
  • Durma bem antes de tomar uma decisão. O stress no trabalho faz com que tomemos decisões precipitadas
  • Não haja na dúvida. Como me disse uma vez o meu colega Miguel Lucas, “na dúvida não tomes nenhuma atitude”. Se entende que precisa de um pouco mais de tempo para pensar, faça-o
  • Escute todos, mas no final siga o seu instinto
  • Se quiser dar um “sim”, tente ver que influencia isso poderá ter no seu futuro

15. Seja persistente

Muitas pessoas têm dificuldade em perceber que as dificuldades fazem parte do caminho. Quando perguntei no meu mural do Facebook “Que características levam uma pessoa ao sucesso?”, muitas das respostas basearam-se na persistência. E essa é, sem dúvida, uma das características mais importantes, como contou o empresário Miguel Gonçalves. Se for muito teimoso e tentar sempre melhorar, o seu negócio mais tarde ou mais cedo acabará por gerar alguns frutos. Depois de fazer isso, entrará num ponto importante: E quando é que chega o momento em que a qualidade dessa persistência começa a ser mais importante do que a persistência em si? E aí entra em ação o ponto número 14 deste artigo.

Você costuma tentar se inspirar em pessoas de sucesso?

Basear-se em alguém que tenha atingido o sucesso e esteja onde você quer chegar é uma excelente forma de manter-se motivado e ter linhas orientadoras que lhe permitam chegar ao sucesso. Neste artigo, dei-lhe 15 dicas que se demonstram essenciais e que têm em comum a maioria das pessoas de sucesso. O problema é mesmo manter a maioria destas características durante muito tempo. Ou seja, organizar o dia por exemplo é algo que se consegue facilmente durante uma semana. O difícil é mesmo fazer isso durante um ano. Resta saber se você estará disposto a isso para atingir o sucesso.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "CHECKLIST PARA FACEBOOK"
Os primeiros passos com sua página no Facebook.

Checklist para facebook
close-link