Produtividade 17/06/2011

4 ferramentas que o ajudam a poupar tempo como freelancer

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Recentemente publiquei um artigo com as 17 ferramentas indispensáveis para freelancers, que gerou um bom número comentário e de visitas. Sem dúvida que estes sites ou softwares ajudam-no bastante a conseguir ser mais organizado, perder menos tempo no trabalho ou a organizar melhor a sua lista de clientes. Mas como o artigo já estava bastante extenso, decidi deixar algumas ferramentas para freelancers de parte, sobra as quais vou falar hoje. Contudo, estes sites têm uma particularidade: ajudam-no a poupar tempo. Todos eles fazem com que consiga fazer uma maior número de tarefas num período de tempo mais curto.

Mas quais as vantagens de conseguir fazer tudo isto em menos tempo?

  • Liberta a sua criatividade, fazendo com que fique com mais tempo livre para pensar nos seus projetos
  • Maior dedicação em cada tarefa, melhorando a qualidade do seu trabalho
  • Dedica-se mais à tarefa principal. Ou seja: produzir
  • Maior quantidade em menos tempo. Além de lhe poupar alguns minutos preciosos durante o dia, a verdade é que conseguirá fazer um maior número de tarefas do que faria habitualmente
  • Mais informação. Alguns destes sites ajudam-no a conseguir ter acesso a um maior número de informação sem perder organização

Outro ponto positivo destes sites é contam todos com uma versão gratuita. É claro que pode sempre optar por uma versão paga, mas isso já é uma escolha sua, visto que as gratuitas são suficientes para realizar o seu trabalho. Para ajudá-lo a perceber melhor de como funciona cada um destes sites, alguns serão acompanhados de um vídeo.

1. Doodle

Tem as mesmas funções que o site anterior mas de uma qualidade um pouco inferior. O design é menos apurado e a não é tão intuitivo. Contudo, tem uma grande vantagem: algumas partes do site estão em português, o que pode ajudar os freelancers que tenham problemas com o inglês. Neste caso, a versão paga do Doodle deixa um pouco a desejar, visto que contém poucas opções. Mas quem quiser investir na carreira de freelancer, o site conta com uma versão paga que custa 22 euros por ano, o que se pode considerar um valor irrisório.

Pagamentos: Grátis com várias versões pagas

Ideal para: Quem trabalha apenas com computador e precisa de organizar o seu dia forma eficiente.

2. Buffer

Se você é daquelas pessoas que o Twitter é uma ferramenta indispensável, o Buffer pode dar-lhe uma grande ajuda. Este site permite que guarde tudo o que achar interessante e que tenha visto em sites. Coloca os links no Buffer e depois define uma hora para que os seus tweets apareçam durante o dia, sem que você necessita de fazer mais nada. O site também conta com uma aplicação que pode ser instalada no seu browser e que facilita em muito a sua utilização, tal como acontece com Bit.ly.

Pagamentos: Grátis com várias versões pagas

Ideal para: Enviar vários tweets com um só click

3. GE.TT

Partilhe ficheiros de um modo mais rápido e eficiente. Crie uma conta no Ge.tt e faça o upload de todos as imagens que quiser. Depois facilmente partilhe no Twitter ou no Facebook. Mas como este site permite aumentar a minha produtividade? Outra das vantagens do Ge.tt é a velocidade com que é feito o upload dos ficheiros, evitando aqueles minutos de espera como acontece no Facebook por exemplo. Além disso, poderá mais tarde procurar por todas as suas partilhas no site através de uma barra de pesquisa.

Pagamentos: Grátis

Ideal para: Quem gosta de partilhar fotografias rapidamente

4. Rapportive

Esta aplicação apenas pode ser utilizada para quem tiver conta no Gmail. Com o Rapportive, você poderá ter acesso a várias fontes dos seus contatos como os últimos tweets, às suas contas no Facebook ou perfil no LinkedIn. Esta plataforma evita que tenha que andar atrás dos seus contatos nas redes sociais, tendo tudo sempre à mão, fazendo com que ganhe uma boa quantidade de tempo.

Pagamentos: Grátis

Ideal para: Quem quer ter tudo sobre o seu contacto apenas num site

Já conhecia estes sites?

Existem várias formas de poupar tempo com o seu trabalho como freelancer. Uma delas é utilizar os sites certos para isso. Ter as ferramentas corretas não é um luxo, mas sim uma forma de perder menos tempo no trabalho e realizar mais tarefas.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "CHECKLIST PARA FACEBOOK"
Os primeiros passos com sua página no Facebook.

Checklist para facebook
close-link