Marketing Digital 15/09/2011

7 ferramentas que o ajudam a conseguir mais seguidores no Twitter

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Como todos os leitores desse site sabem, as redes sociais são algo essencial para quem quer triunfar no mundo dos negócios. Usar o Facebook, Twitter ou Google Plus torna-se algo quase obrigatório para quem quer triunfar como freelancer, visto que são ferramentas fundamentais para divulgar os seus trabalhos. Mas normalmente entramos numa discussão: não estarão as redes sociais a diminuir a produtividade no trabalho? Não só os trabalhadores por conta própria se debatem com este problema, como também as grandes empresas, visto que cada vez mais um grande número proíbe os seus trabalhadores de acederem às redes sociais. Erro ou atitude acertada? Tudo depende da atitude do trabalhador.

Se o freelancer está nas redes sociais em vez de estar a produzir, certamente elas não serão uma grande ajuda. Mas se estiver a utilizá-las enquanto faz um intervalo porque está utilizando a técnica de Pomodoro, qual é o problema? Dependerá sempre de cada um e da sua capacidade de foco naquilo que está fazendo. Contudo, existem algumas ferramentas para freelancers (dê uma olhada também no Klout) que o ajudam a perder um pouco menos de tempo nas redes sociais. As que vou explorar no artigo de hoje dedicam-se apenas à utilização na empresa fundada por Jack Dorsey e têm me sido de uma utilidade imensa, não só para perder menos tempo mas também para tornar os meus tweets mais eficientes. Para que não perca mais tempo, passo já à apresentação das 15 ferramentas que o vão ajudar a conseguir mais seguidores no Twitter. Divirta-se!

1. Buffer


Já tinha falado deste excelente site no meu artigo sobre as 6 ferramentas que o ajudam a poupar tempo como freelancer, mas nunca é de mais referi-la. O Buffer tem me sido de uma utilidade imensa, visto que me ajuda a guardar aqueles artigos interessantes que vejo em horas menos próprias. Por exemplo, imagine que está a ler este artigo às cinco da manhã mas que até o achou interessante para divulgar no seu twitter. Mas quem é que o vai ler às cinco da manhã? Provavelmente ninguém.

Com o Buffer, você tem oportunidade de programar o seu tweet para uma hora que o texto consiga ser lido por mais pessoas (por exemplo os sete da noite). Para quê publicar algo que pode ser lido por 500 pessoas quando poderia ser lido por 5 mil? A sua utilização é bastante simples e a inscrição é gratuita. Ainda por cima o Buffer está a criar uma aplicação semelhante para o Facebook, que será lançada nas próximas semanas. Fique atento!

2. ManageFlitter


Com certeza nem todas as pessoas que você segue são efetivamente necessárias. Com o Manegeflitter, você consegue ter uma lista das pessoas:

  • Que mais fazem retweets
  • Que mais tweets publicam
  • As que menos publicam
  • As que já estão inativas
  • As que você segue mas que não te seguem

É claro que algumas destas opções estão apenas na versão paga (12 dólares mensais), mas a versão gratuita já é suficiente para conseguir algumas informações relevantes.

3. Tweriod


Você por acaso sabe quais são as horas do dia em que os seus seguidores estão on-line? Com o Tweriod fazer isso fica mais fácil. Basta ligar à sua conta do Twitter e a análise é imediata. Se quiser uma análise mais profunda, pague 2,5 dólares e tenha para sempre uma análise completa dos sete dias da semana. Vejam algumas conclusões a que cheguei:

  • A maior quantidade de retweets acontece da Escola Freelancer acontece às três da tarde (horário que sai o artigo normalmente)
  • Durante o final de semana a melhor hora para tweetar é entre as 17 e as 19 e as 22 e 23 horas
  • Durante a semana o melhor horário é entre as 17 e as 20 horas

Só para que tenha uma noção da importância desta ferramenta, agora eu sei que se tweetar às 13 horas, tenho em média 77 pessoas on-line, enquanto se o fizer às 22 horas esse número aumenta para 106. Parece pouca? Em termos de percentagem é uma aumento de 25%. Imagine estas contas no twitter com milhares de seguidores.

4. WhoTweetedMe


Quer saber quantos retweets teve o seu último artigo? Faça uma análise no WhoTweetedMe e saiba quantas pessoas partilharam o seu texto e qual o potencial de pessoas que essa partilha pode ter atingido. Infelizmente o site nem sempre consegue fazer essa análise, sendo uma questão de ir tentando até que dê.

5. Klear


Essencial para quem quer saber um pouco mais sobre as pessoas que segue ou para espirar concorrentes. Anteriormente conhecido como TwtrLand, no Klear basta inserir o nome da pessoa que você quer saber e ele dá-lhe um grande número de informações como quando é que começaram a usar o Twitter, com que frequência tweetam ou quais são os tweets mais importantes. Uma boa forma de fazer também uma análise à sua atividade no Twitter.

6. Tweepi


Outro site que lhe poderá dar uma grande ajuda no Twitter. O Tweepi é outro excelente site para poder lidar com quem o segue e quem você segue. Imagine que quer seguir todas as pessoas que o seguem. Com este site basta fazer uma pequena seleção e em poucos minutos passar a seguir todas os seguidores que acompanham o seu trabalho.

7. TweetDeck

É o aplicativo mais utilizado do Twitter, com cerca de 19% do mercado de compartilhamento, e permite utilizar juntamente com outras redes sociais como o Facebook, LinkedIn ou MySpace. O Tweetdeck (uma dica da @bineine) é um aplicativo para Desktop bastante completo, que lhe permite ter acesso às mensagens, tweets ou enviar os seus próprios tweets. A meu ver, a principal vantagem desta ferramenta é que permite gerir várias contas do Twitter ao mesmo tempo, o que ajuda em muito os blogueiros que tenham contas de vários sites.

Com tantas ferramentas, devo utilizar todas?

A meu ver, estas são as melhores ferramentas existentes no mercado. Ajudam-no a poupar muito tempo, a ter uma melhor análise e ainda a exponenciar a sua conta no Twitter. É claro que não vai poder usá-las todas, mas com certeza algumas delas lhe darão bastante jeito para gerirem as vossas contas e conseguirem mais seguidores.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.