Ferramentas 22/01/2018

18 ferramentas para profissionais de mídias sociais

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

O ano de 2018 começou e para muitos é época de renovação, mas não apenas de objetivos e resoluções, mas possivelmente de novos métodos, organização e mudança nas ferramentas de trabalho. A cada dia novas ferramentas para profissionais de mídias sociais são lançadas, nas mais diversas formas e preços. Listei 18 destes principais aplicativos que pode começar a testar desde já para decidir se chegou a hora de trocar os softwares que te auxiliam no dia a dia.

Não deixe de conferir também: 40 ferramentas para criar imagens e vídeos para redes sociais

1. Character Count Online

O primeiro item da lista de ferramentas para profissionais de mídias sociais é um contador de caracteres para redes sociais. Muito útil para quem utiliza o Twitter com frequência, mas que pode ser usado para descobrir se um post no Facebook ou Instagram também passou do limite.

Porém, sua função mais útil não é a contagem de caracteres, mas mostrar a você quantas vezes repetiu uma palavra ou sentença. Isso o ajuda a evitar vícios de escrita e repetição constante de palavras. A ferramenta é gratuita e pode ser usada no navegador através do link.

ferramentas-midias-sociais-character

2. Crello

Cuidado para não se confundir com o Trello, o app de produtividade com mecânica baseada em cartões. Diferente dele, o Crello é uma ferramenta para criar seu próprio design de imagens para redes sociais. É possível criar sua imagem do zero ou escolher entre cerca de 10.000 modelos em seu acervo.

Ele também possibilita a criação de imagens animadas e usa da mecânica de pegar e arrastar, ideal para quem não possui muita experiência em edição de imagens. O Crello é gratuito, embora conte com modelos pagos. Acesse o link para saber mais sobre o app.

3. Fontjoy

Outra ferramenta bastante útil para quem tem dificuldade em definir quais são as melhores fontes para usar em imagens e vídeos a serem publicados nas mídias sociais. Através do Fontjoy, é possível colar um pedaço de texto e arrastar uma barra, podendo ajustar o contraste da fonte. Depois disso, basta clicar em um botão para gerar uma fonte de acordo com sua configuração. O Fontjoy pode ser usado gratuitamente pelo link.

ferramentas-midias-sociais-fontjoy

4. Fastory

O Fastory é uma ferramenta para profissionais de mídias sociais especializados em criar Stories. Funcionando de maneira semelhante a um editor de imagens e animações, o Fastory permite a criação dos posts em três passos. Primeiro, escolha uma animação para o texto de seu post, em seguida envie seu vídeo ou foto e inclua a logo de seu negócio.

A ferramenta conta com versão gratuita e paga. Na edição gratuita, o Fastory inclui sua própria logo no canto das stories criadas por ele. Clique no link para saber mais sobre o app.

5. Adobe Scan

Um scanner que usa a câmera do seu celular para capturar textos e imagens de documentos. O aplicativo conta com a tecnologia OCR, que reconhece texto dessas capturas e permite ao usuário copiar esses trechos para usar como referência em seus posts nas redes sociais. O Adobe Scan está disponível para dispositivos Android ou iOS.

ferramentas-midias-sociais-adobescan

6. Storyheap

Uma das poucas ferramentas que permite gerenciar suas Stories nas redes sociais. Para criar seu post nele, basta enviar a imagem e vídeo que usará e agendar o horário da postagem. Além disso, também é possível ver dados analíticos, como número de visualizações e quantas pessoas deram print na história.

Ele também mostra outras informações sobre sua conta como quantidade de seguidores e taxa de abertura dos posts. O Storyheap conta com planos mensais e anuais e 7 dias para testes gratuitos. Clique no link para conhecer mais sobre o aplicativo.

7. Sticky AI

Talvez o aplicativo mais inusitado dessa lista de ferramentas para profissionais de mídias sociais. O Sticky AI usa inteligência artificial para transformar as selfies tiradas no celular em stickers ou GIFs para redes sociais e mensageiros. Ao usá-lo, você pode remover o fundo da sua selfie, adicionando texto. A partir daí, basta salvar a imagem e compartilhá-la em suas contas nas redes sociais. O Sticky AI é um app gratuito e pode ser baixado na App Store ou Google Play.

ferramentas-midias-sociais-sticky

8. Botletter

Um aplicativo para quem quer começar a usar os chatbots para Facebook Messenger. O Botletter funciona de maneira parecida à ferramentas de email marketing, permitindo que cadastre contatos, escreva modelos de mensagens e analise seus resultados. Clique no link para conhecer mais sobre o Botletter e comece a testar uma das poucas ferramentas para profissionais de mídias sociais dedicada aos bots.

9. Percentage Calculator

Ideal para profissionais que precisam tirar relatórios com frequência e apresentar informações como a taxa de crescimento de um perfil ou a taxa de abertura de uma história no Instagram. Ao invés de relembrar fórmulas matemáticas, o Percentage Calculator já foi estruturado de forma que pode simplesmente perguntar qual o percentual de um número imediatamente, sendo mais eficiente que a própria calculadora. Acesse o link para começar a usá-lo em qualquer navegador.

ferramentas-midias-sociais-percentage

10. PixelMe

Esse encurtador de links funciona de maneira um pouco diferente em relação a outros como o Bit.ly. Ele permite inserir links com qualquer tipo de Pixel. Isso faz com que seguidores de suas páginas nas redes sociais possam receber anúncios criados em campanhas de retargeting no Facebook ou Instagram, sendo uma das melhores ferramentas para profissionais de redes sociais.

O PixelMe conta com planos pagos, mas permite teste de 7 dias gratuitos de suas funcionalidades. Clique no link para começar a usá-lo.

11. Plotagraph

Enquanto a maioria dos aplicativos para criar GIFs ou imagens animadas utilizam vídeos curtos ou sequências de fotos, o Plotagraph permite criar essas mesmas animações a partir de imagens estáticas. Basta enviar sua foto – ou, no aplicativo para iPhone, tirar a foto com sua câmera – e desenhar uma máscara sobre as partes da imagem que deseja que permaneçam paradas.

ferramentas-midias-sociais-plotagraph

Após isso, basta escolher a animação que deseja aplicar e enviá-la para sua página. O Plotagraph custa cinco dólares no iPhone, mas é gratuito nos navegadores. Acesse o link para acessar seu editor web.

12. Promo

Considerado um dos melhores editores de vídeo web, o Promo traz uma extensa gama de ferramentas para a criação de conteúdo em vídeo. Ele possui diversos clipes de vídeo, com espaços para adicionar seu próprio texto e a identidade visual de seu negócio. O Promo também traz uma seleção de músicas para incluir nos vídeos. Clique no link para conhecer mais sobre o Promo.

13. Anchor

Ideal para profissionais que trabalham com podcasts. O Anchor é um aplicativo que permite gravar e compartilhar áudio nas redes sociais. Sua função Anchor Video possibilita criar transcrições, que podem ser exibidas junto ao áudio em uma tela com animações, também ideal para quem compartilha podcasts através do YouTube, por exemplo. A ferramenta é gratuita e está disponível para iPhone e Android.

14. Typito

Outro editor de vídeo com foco na facilidade de uso. Contando com elementos próprios que pode escolher e arrastar para o seu vídeo, é uma das ferramentas para profissionais de mídias sociais ideais para quem não tem experiência com edição de vídeo. Também é possível determinar se ele terá formato em paisagem, quadrada ou em modo retrato, ideal para criar Instagram Stories. Saiba mais sobre o Typito acessando sua página.

ferramentas-midias-sociais-typito

15. Trello

Um dos apps mais usados para planejamento de conteúdo para mídias sociais, o Trello não poderia ficar de fora da lista. Como falei anteriormente, seu funcionamento se dá através de cartões digitais, como se fosse um mural de post-its na tela do computador.

Cada cartão pode ser preenchido com uma ideia de conteúdo e, ao acessar um cartão, poderá deixar comentários, rastrear o progresso de conclusão daquele conteúdo ou anexar arquivos, entre diversas outras opções. O aplicativo é gratuito e pode ser usado no navegador ou smartphones, contando com uma versão paga que traz mais funções. Clique no link para começar a usar o Trello.

ferramentas-midias-sociais-trello

16. Adioma

Destinado à facilitar na criação de infográficos, o Adioma cuida de todos os aspectos gráficos de seu material, bastando apenas que insira o texto com as informações. O Adioma irá adaptar a diagramação do texto com os elementos gráficos e irá sugerir ícones que pode incluir no material, entre outros. Acesse o link para usar o Adioma e testar uma das melhores ferramentas para profissionais de mídias sociais.

17. Landscape

Uma das ferramentas para profissionais de redes sociais que tem como objetivo auxiliar a redimensionar e cortar imagens para o ideal de qualquer rede social. O Landscape facilita esse trabalho, permitindo que indique em qual rede a imagem será publicada, para então cortá-la e redimensioná-la para o melhor formato. Clique no link para começar a usar o Landscape.

18. ContentStudio

Diferente das outras ferramentas para profissionais de mídias sociais, o ContentStudio não foi feito para criar conteúdo nestas mídias. O aplicativo é usado para fazer curadoria de conteúdo, ou seja, para buscar publicações interessantes que podem ser republicadas em sua página ou perfil. Além de criar conteúdo, ele permite agendar publicações e automatizar campanhas. Acesse a página do ContentStudio para conhecer mais da ferramenta.

ferramentas-midias-sociais-contentstudio

Saiba mais sobre mídias sociais acompanhando os textos do blog:

Quais ferramentas para profissionais de mídias sociais está testando em 2018?

Perto do final do primeiro mês de 2018, as engrenagens já voltaram a funcionar a todo vapor. Porém, recomendo que sempre faça testes de novas ferramentas para profissionais de redes sociais sempre é importante para descobrir como pode otimizar seu tempo e criar melhores conteúdos.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "CHECKLIST PARA FACEBOOK"
Os primeiros passos com sua página no Facebook.

Checklist para facebook
close-link