Anúncios de Facebook 15/09/2019

5 ferramentas para otimizar campanhas do Facebook

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Estudar anúncios de Facebook é essencial se não quiser ficar velho tentando ser bem-sucedido apenas com posts orgânicos.

É comum que, no começo, o alcance de posts orgânicos em mídias sociais seja alto e, a medida que vão se popularizando, esse alcance diminua, exigindo que invista em anúncios.

Agora, imagine que o Facebook já tem mais de 10 anos e é a mídia social mais popular do mundo.

A não ser que tenha uma página de humor e crie um post que acabe viralizando, dificilmente conseguirá ter sucesso apenas com os posts orgânicos.

Mas reações “Haha” não pagam boletos.

Se já começou a testar anúncios de Facebook, mas está procurando maneiras de melhorar seus resultados, o próprio Gerenciador de Negócios oferece ferramentas para otimizar campanhas de Facebook.

É sobre elas que vou falar abaixo.

Essas ferramentas vão te ajudar a não ficar com anúncios pendentes ou reprovados, além de alcançar o retorno que precisa para seu investimento em marketing no Facebook.

Veja abaixo quais são essas ferramentas para otimizar campanhas de Facebook e como usá-las para alcançar seus objetivos!

1. Central de Criativos

O criativo que faz para o seu anúncio impacta diretamente em seus resultados. Não adianta mirar na segmentação certa – ou acertar por não segmentar – e seu criativo não convencer os usuários a clicar no anúncio.

A Central de Criativos do Facebook foi criada com o propósito de te ajudar a fazer criativos de impacto. Ela permite testar a performance dos vídeos de seus anúncios, criar modelos de anúncios e ainda te dá acesso a uma galeria de criativos bem-sucedidos para te inspirar.

Para acessar a Central de Criativos, abra o Gerenciador de Negócios e clique no ícone de menu na parte superior esquerda da tela:

ferramentas-otimizar-campanhas-facebook-menu

Desça o ponteiro do mouse até a opção Todas as ferramentas e, no menu que abrirá, clique na Central de Criativos;

ferramentas-otimizar-campanhas-facebook-centralcriativa

Agora, veja um passo a passo de como criar e importar um modelo de anúncio na Central de Criativos:

1 – Clique no botão Criar modelo e o tipo de anúncio que quer fazer;

criar modelos de ads

Dica: para esse exemplo, escolheremos um anúncio de imagem única para o Facebook.

2 – Crie o anúncio como se estivesse no Gerenciador de Anúncios e clique em Salvar;

3 – Depois de salvar o modelo, você pode importá-lo para o Gerenciador de Anúncios e enviá-lo para revisão. Para isso, clique em Importar e copie o link que o Facebook te dará.

ferramentas-otimizar-campanhas-facebook-importar

4 – Abra uma nova aba, cole o link, escolha a conta de anúncios que receberá o criativo e confirme no botão Importar novamente;

ferramentas-otimizar-campanhas-facebook-importar2

Depois de criar os modelos que precisa, clique em Gerenciar modelos para decidir o que irá fazer com eles.

gerenciador de modelos de anuncios

Nessa tela, você poderá mudar a maneira como visualiza os criativos e ver os diferentes formatos de modelos que criou. Ambas as opções são interessantes, mas existem duas funções essenciais para testar se os seus anúncios correm o risco de não rodarem.

Coloque o ponteiro do mouse em cima do menu Ferramentas. Duas opções irão surgir, como poderá ver na captura abaixo.

ferramentas-otimizar-campanhas-facebook-ferramentasmodelos

A primeira é Teste de vídeo, no qual você irá transformar dois criativos no formato de vídeo em anúncios reais, que serão testados durante 72 horas cada. Depois do período, você saberá qual deles oferece maior performance.

O segunda se chama Verificação de texto em imagem. Como o próprio nome diz, ele avalia se o texto contido em um anúncio de imagem ultrapassa os 20%, avaliando se isso afetará a performance.

Por fim, a aba Inspire-se é a melhor para ter ideias de criativos. O Facebook mostrará alguns dos modelos de maior impacto na plataforma. Basta clicar na opção e escolher o formato que está precisando de ideias, como o próprio feed do Facebook ou do Instagram Stories, por exemplo.

ferramentas-otimizar-campanhas-facebook-inspiracao

2. Facebook Audience Insights

Além de ferramentas para otimizar campanhas de Facebook antes de publicar o anúncio, também deve aproveitar funcionalidades para entender melhor como um ad está dando bons resultados.

Você pode fazer isso por meio do Facebook Audience Insights, que, assim como a central de criativos, também é acessado pelo menu no canto superior esquerdo.

insights de anuncios

A primeira coisa que deve fazer nessa ferramenta é decidir se as avaliações serão baseadas em todos os usuários do Facebook ou se o Audience Insights deve considerar apenas pessoas conectadas à sua Fan Page.

ferramentas-otimizar-campanhas-facebook-audiencia

Apesar de existirem diversos tipos de informação sobre a sua audiência (ou a do Facebook na totalidade), duas abas se sobressaem e oferecem os melhores dados. A primeira é a aba Atividade.

menu de atividades dos usuarios

Essa aba irá te informar a probabilidade da sua audiência executar uma determinada ação na parte azul escura do gráfico, comparando com a atividade real dos últimos 30 dias, representada pelas colunas em azul claro.

ferramentas-otimizar-campanhas-facebook-graficos

Como você deve ler isso? Se a coluna azul escura de uma das ações (como comentários ou cliques no link) for maior que a coluna azul clara, isso significa que o Facebook prevê melhores resultados para esse tipo de ação nos anúncios.

Obviamente, isso é apenas uma estimativa e pode não representar a realidade. Ele serve apenas para mensurar quais tipos de objetivos podem dar certo em sua campanha.

A segunda melhor aba é a de Curtidas na Página.

ferramentas-otimizar-campanhas-facebook-curtidas

Nessa aba, o Facebook irá te mostrar em quais categorias relacionadas à sua Fan Page os usuários são prováveis de engajar. Como usamos o público inteiro do Facebook para esse exemplo, o gráfico abaixo mostrará categorias mais genéricas.

categorias mais acessadas

3. Facebook Testar e Aprender

A terceira das 5 ferramentas para otimizar campanhas de Facebook é a melhor para saber quais tipos de anúncios e criativos dão certo. Da mesma maneira que fez nas duas ferramentas anteriores, acesse o menu na parte superior esquerda da tela, desça o mouse para Todas as Ferramentas e escolha Testar e Aprender.

ferramentas-otimizar-campanhas-facebook-testar

Essa ferramenta é bem intuitiva e você pode escolher entre quatro opções de testes. Veja abaixo.

ferramentas-otimizar-campanhas-facebook-opcoesteste

Basta clicar em Começar em qualquer uma das opções e escolher as campanhas que deseja comparar.

A segunda aba, Aprender, é onde você poderá comparar os resultados e gerenciar os testes que foram agendados, os que ainda estão rodando, os que estão completos e os que foram cancelados.

4. Criar teste A/B

Diferente das ferramentas para otimizar campanhas do Facebook até aqui, essa está localizada direto do Gerenciador de Anúncios. Acesse-o, comece a criar uma campanha e escolha o objetivo.

Em seguida, marque a opção Criar Teste A/B:

teste ab na criacao de campanha

Depois, selecione a variável que usará como critério para determinar qual a melhor campanha.

ferramentas-otimizar-campanhas-facebook-variavel

Continue a criar o seu anúncio, até o momento de definir o orçamento e programação dos testes. Defina um orçamento razoável, para que o Facebook tenha condições de executar bem os testes. A própria plataforma irá avisar do “poder do teste”.

Ou seja, a probabilidade dos resultados serem condizentes com a realidade.

ferramentas-otimizar-campanhas-facebook-orcamento

No menu à esquerda, lembre-se de clicar em Anúncio A Anúncio B para fazer os criativos que irão compor o teste A/B.

anuncios a e b quando os testes sao ativados

Mande sua campanha para revisão e ela irá conduzir os testes, mostrando dois conjuntos de anúncios diferentes na tela inicial do Gerenciador de Anúncios.

5. Otimização do orçamento da campanha

Na mesma tela onde ativa o teste A/B, você também verá a opção de otimização do orçamento da campanha. Essa ferramenta troca a maneira de gerenciar os orçamentos da campanha.

Quando desativado, cada conjunto de anúncio da campanha terá um orçamento próprio e usará esse valor, independente do resultado.

Ao ativar a otimização, o orçamento é da campanha toda. Ou seja, o Facebook irá gerenciar automaticamente esse orçamento total.

O que isso significa?

Que o Facebook irá dividir e otimizar esse valor de acordo com os resultados do conjunto de anúncios. Ele não faz essa divisão de maneira igual. Ao invés disso, ele analisa em tempo real quais conjuntos estão dando mais resultado, aumentando o valor usado nos que estão sendo mais bem-sucedidos.

Por isso, recomendo fortemente que ative a otimização do orçamento de campanha em seus anúncios de Facebook.

Gere mais vendas com os anúncios de Facebook!

Agora que já conhece algumas ferramentas para otimizar campanhas de Facebook gratuitas, que tal subir um nível a mais e aprender como gerar mais vendas em seus negócios com os anúncios pagos?

Com o Gerador de Vendas, você aprenderá como utilizar os ads para conseguir até R$ 5.000 reais em vendas utilizando apenas essa ferramenta.

Veja abaixo alguns dos tópicos que abordo no curso online:

  • Anúncios para negócios locais;
  • Como criar imagens poderosas para anúncios;
  • Criar estratégias inovadoras para mídias sociais;
  • e muito mais!

Se inscreva hoje ainda no Gerador de Vendas ao clicar no link! 

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

PLANILHA TURBINADORA DE VENDAS

Baixe Grátis a Planilha e GANHE de bônus uma Vídeo Aula passo a passo para aprender a Extrair mais vendas das suas Listas de contatos. 

close-link