Produtividade 07/10/2011

11 ferramentas indispensáveis para tomar notas enquanto trabalha

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Como disse no artigo sobre como manter a organização no ambiente de trabalho, é importante que qualquer freelancer tente guardar o máximo de coisas no computador. Isto evita que ande com aquele monte de papéis que atrapalham a sua produtividade e que tornam tudo mais confuso. Para isso, existem vários sites que o podem ajudar a fazê-lo. Poderá me dizer que um bloco de notas é suficiente, mas a verdade é que utilizar um software traz-lhe imensas vantagens:

  • Pode ter acesso ao seus dados através do seu computador
  • Pode partilhar nas redes sociais aquilo que guardar
  • Não corre o risco de perder tudo por causa de um vírus
  • Pode guardar fotos e texto num só lugar
  • Mantém tudo muito mais organizado e estruturado

Além destas vantagens que lhe falei, estes sites ainda o ajudam caso esteja a trabalhar em grupo, visto que fica mais fácil partilhar conteúdo com os seus colaboradores. O que aconselho a fazer é utilizar estes sites em simultâneo com o Moleskine, utilizando um para tomar notas quando estiver fora do computador e o outro para quando o teclado estiver próximo. Segue a lista!

1. CintaNotes

Com um design bastante simples (até demasiado), o Cintanotes permite que guarde tudo relacionado com texto ou url’s. Esta aplicação deve guardada no computador, não lhe dando acesso a que veja as suas notas em outros computadores. Mas poderá usar uma tática para ultrapassar isto: inserir o Cintanotes no Dropbox, conseguindo deste modo acesso aos seus dados.

2. Diigo

O bom do Diigo é ser compatível com o Read Later Fast (falei nesta aplicação durante o artigo como se escreve um bom texto para um blog). Ou seja, guardo o que quer ler mais tarde e vê neste site todos de um modo mais organizado e limpo. Além de tomar notas, pode ainda acrescentar uma descrição às páginas que guardar e ainda partilhar com a sua equipe.

3. Evernote

Sou apaixonado pelo Evernote. É daqueles sites básicos e que você consegue ter tudo lá. Tem uma ideia para um artigo? Aponte-a. Tirou uma foto com o celular, gostou e quer passá-la para um site? Faça isso no Evernote. Este site não é mais do que um bloco de notas na internet. Esta ferramenta para freelancers é gratuita (apesar de ter uma versão premium) e poderá colocar lá quase tudo o que quiser. O bom é que ainda por partilhar no seu Facebook ou enviar para o email o que quiser.

4. GloboNote

Está a ver aqueles papéis amarelos que as secretárias costumam utilizar para não se esquecerem de nada? O Globonote funciona dessa mesma forma, mas no seu ambiente de trabalho. Ao instalar no seu computador, pode configurar da maneira que desejar para ter várias formas de tomar nota daquilo que tem para fazer: encontros, apontamentos ou apenas uma conta que tenha realizado. Ótimo para quem não gosta de utilizar agendas.

5. OneNote

Para os fãs de Windows, esta é a ferramenta certa. Dá para fazer praticamente tudo, desde guardar fotos e vídeos, até documentos ou notas. O Microsoft OneNote funciona em dispositivos móveis ou no PC. O ponto negativo? É pago e o mínimo que lhe pode custar são 120 dólares.

6. PNotes

Mais simples impossível. O PNotes é um software de código aberto para pequenas notas. Permite fazer o básico: tomar notas. Mas fá-lo de uma forma bastante interessante, permitindo que divida o que apontou conforme a prioridade, podendo posteriormente enviar para o email.

7. Tomboy

Tão simples como a aplicação acima. O Tomboy, um programa open source, permite pouco mais do que tomar notas ou apontar um link. Bom para quem tem por hábito tomar poucas notas e quer uma ajuda apenas para não se esquecer de alguns pensamentos.

8. Xournal

Bom para os criativos. E se pudesse fazer um desenho em vez de escrever uma nota? O Xournal permite-lhe isso mesmo, tomando notas da maneira que melhor entender. Esta aplicação é compatível com Windows, Mac OS ou Linux.

9. ZOHO Notebook

Já falei no Zoho quando mencionei as 17 ferramentas indispensáveis para freelancers, mas nunca é demais relembrar. O Zoho Notebook permite que você faça anotações, recortes de web, notas de áudio e vídeo. No fundo, uma ferramenta que  permite fazer quase tudo, incluindo mexer no próprio código HTML.

10. Google Keep

Como tudo no Google, tem um design bem bastante limpo mas com todas as funcionalidades ao mesmo tempo. Outro dos benefícios é que permite sincronizar com todas as outras ferramentas deste motor de busca: bookmarks ou Docs. Acesso rápido e intuitivo o do Google Keep.

11. WebAsyst Notes

O Webasyst Notes foge um pouco do convencional, pois conta com um número enorme de opções: arquivos, fotos, contatos, e-mail, projetos, páginas e um carrinho de compras.  Vale a pena para quem quer um trabalho mais completo.

O que costuma utilizar para tomar notas?

Com tanta informação que circula na internet, o melhor é você ter uma forma eficaz de tomar notas e conseguir apontar a informação de tudo o que achar interessante. No meu artigo sobre como conseguir ideias para artigos, referi que muitas vezes perdemos ideias bastante interessantes apenas porque não as apontamos e acabamos por esquecer. Com estas 11 ferramentas já não tem desculpas para se esquecer de alguma coisa.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.