Produtividade 10/06/2011

15 ferramentas indispensáveis para freelancers

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

No mercado existem várias ferramentas que podem ajudar no seu trabalho de freelancer. Algumas são grátis, outras têm um preço apenas simbólico. A verdade é que elas são uma excelente ajuda conseguir aumentar a produtividade e conseguir vender o produto mais facilmente. Para que não perca pitada destas ferramentas para freelancers, hoje vou lhe dar uma lista das vinte ferramentas que, a meu ver, podem lhe ser bastante úteis no seu trabalho. Não digo que tenha de utilizá-las todas, mas na verdade deve tentar adequar as que mais lhe convêm.

Um dos concelhos que dou desde já é que não tente usar mais do que cinco ferramentas. Além de fazer com que não explora cada uma da melhor forma, acaba por prejudicar a sua produtividade, querendo usar todas e não tirando o máximo partido de nenhuma.  Faça a análise da Lei de Pareto nas ferramentas e veja quais utiliza mais e analise se as outras fazem assim tanto falta na sua vida. Verá que afinal talvez só precise de metade das que usa. Veja algumas das vantagens de utilizar estas ferramentas para freelancer:

  • Melhor produtividade
  • Não fica com ideias perdidas para artigos, apontando tudo o que pensa para não se esquecer de nada
  • Melhor relacionamento com clientes. Melhores ferramentas implica melhor organização, evitando que o cliente fique insatisfeito com algum erro seu
  • Passa uma imagem mais profissional do seu trabalho
  • Está um passo à frente dos seus concorrentes. Se tem acesso a melhores “armas”, terá sempre algum valor acrescentado a oferecer aos seus clientes
  • Mais horas de sono e tempo para si. Estar com as melhores ferramentas ao seu lado faz com que faça tarefas de forma mais rápida. Se isso acontece, sobra mais tempo para si e evita que fique a trabalhar como freelancer durante a noite.

1. Evernote

Sou apaixonado pelo Evernote. É daqueles sites básicos e que você consegue ter tudo lá. Tem uma ideia para um artigo? Aponte-a. Tirou uma foto com o celular, gostou e quer passá-la para um site? Faça isso no Evernote. Este site não é mais do que um bloco de notas na internet. Esta ferramenta para freelancers é gratuita (apesar de ter uma versão premium) e poderá colocar lá quase tudo o que quiser. O bom é que ainda por partilhar no seu Facebook ou enviar para o email o que quiser.

2. Google Calendar

Para quem trabalhar através do computador, esta ferramenta deve estar sempre entre os sites favoritos. O Google Calendar não é mais do que uma agenda eletrônica, no qual você pode apontar o que vai fazer durante o dia, a semana ou o próprio mês. Parece uma coisa demasiado simples não? A verdade é que a simplicidade é mesmo a arma principal desta ferramenta para freelancers. Quanto mais simples, menos tempo o fará perder e menos confuso irá parecer.

3. Basecamp

Excelente site para quem já está numa fase mais avançada da sua carreira de freelancer. Com o Basecamp, você pode organizar vários projetos ao mesmo tempo sem perder o rumo do seu trabalho. Basta criar uma conta, distribuir tarefas e partilhar documentos. É essencialmente útil para pessoas que trabalhem a vários quilômetros de distância, ajudando a manter uma ligação que faz parecer com que estejam a trabalhar lado a lado.

4. Invoice Express

Geralmente os sistemas de faturação são um grande problema para os freelancers. Passar faturas e fazê-lo da maneira correta é uma dificuldade para alguns, o que mais tarde pode originar problemas graves a nível de financiamento. Contudo, com o Invoice Express tudo fica mais fácil. Esta plataforma de faturação funciona de um modo bastante simples, na qual pode realizar várias tarefas tais como gerir bases de dados de clientes, relatórios de atividades e agendamentos.

5. Rescue Time

O Rescue Time é a minha ferramenta de eleição para conseguir saber onde realmente anda a gastar o seu tempo. Com um site bastante simples, esta plataforma faz uma análise de todas as janelas que tem abertas no seu computador, criando posteriormente um relatório no qual diz quanto tempo perdeu em cada site. E isso tudo está disponível no site do Rescue Time a qualquer hora. Contudo, o software envia também um email todo o final de semana com um relatório completo de onde você andou a perder todo o seu tempo durante os dias de trabalho.

6. PayPal

Paypal é um sistema eletrônico de transação de dinheiro, que permite entre muitas coisas, enviar e receber dinheiro a partir de qualquer local do mundo, independentemente da moeda ou do país de origem do utilizador. O sistema pode ser utilizado para comprar equipamentos nos leilões do eBay, comprar produtos ou serviços na internet, ou mesmo fazer doações a websites ou blogs. Indispensável para quem compra e vende na internet, principalmente devido à sua elevada segurança.

7. Dropbox

No Dropbox,poderá guardar todos os seus arquivos em qualquer parte do mundo, desde que tenha uma ligação à internet. Ao contrário do Evernote, este site é mais dedicado ao armazenamento de ficheiros mais pesados como fotografias. Funciona mais ou menos como um pendrive online.  No Dropbox, terá sempre duas opções: trabalhar através de internet ou instalar no seu próprio computador. O único problema é que ainda não tem site em português. Aproveite e aprenda também como fazer backups automáticos do seu blog WordPress para o Dropbox.

8. Skype

Muito na moda no Brasil, o Skype é uma excelente ferramenta para quem necessita falar com colaboradores ou clientes que estão a muitos quilômetros de distância e precisa de fazê-lo com segurança e velocidade. O bom é que falar de computador para computador é de forma gratuita. Se quiser fazer ou receber chamadas entre o seu computador e outros celulares também pode, mas aí já terá que pagar.

9. SlimTimer

É outro gerenciador de tarefas mas um pouco mais complexo. No SlimTimer, você pode definir quando vai começar uma tarefa e quando deve pará-lo. Pode partilhar as suas ideias para outros colaboradores no email. A versão é gratuita e foi criada por web designer freelancer que tinha dificuldades em controlar o seu tempo.

10. Freshbooks

O Fresh Books, sistema de faturação bastante simples, é uma excelente plataforma para quem trabalha com mais pessoas na equipa de freelancers. Isto porque permite que mais do que um usuário possam utilizar o site. O Fresh Books conta com todas as funcionalidades que um sistema de faturação necessita: permite enviar cobranças, saber a situação de cada cliente e dar baixa de pagamentos. O site conta também com uma versão grátis, que pode ser criada em poucos minutos. Essa mesma versão permite que seja gerente de apenas três clientes e possa utilizar uma pessoa além do criador da conta.

11. Odesk

Conseguir trabalho é uma das grandes dificuldades dos freelancers, principalmente nos meses iniciais. Contudo, o Odesk permite com que possa dar a conhecer ao mundo aquilo que faz e propor-se para trabalhos. Este site oferece uma plataforma bastante interessante, na qual freelancers e empregadores que procuram colaboradores têm uma boa oportunidade para trocarem contatos e fecharem negócios. O Odesk funciona de um modo bastante simples. Uns oferecem trabalho, enquanto outros procuram trabalhadores.

12. Getty Images

Vários freelancers necessitam da fotografia para trabalhar, quer seja jornalista freelancer, fotógrafo freelancer ou web designer. O Getty Images, apesar do preço elevado, oferece um serviço de qualidade e uma grande quantidade de opções para quem opta pela qualidade do seu trabalho em vez do baixo preço.

13. Zoho

Conheci este site há bem pouco tempo e tem me deixado maravilhado. O Zoho não é mais do que um escritório online no qual pode ter todas as suas funcionalidades como uma lista de contatos, tarefas a fazer ou uma lista de potenciais clientes. Nele pode também organizar os seus vendedores ou ter uma lista dos produtos mais vendidos. É bastante completo e ainda por cima tem uma versão grátis. E mesmo as pagas compensam bem o dinheiro investido.

14. GoTo Meeting

Permite que viaje menos e produza mais. O Go To Meeting não é mais do que um site que permite fazer uma conferência para várias pessoas com uma qualidade de serviço impressionante. A maneira de funcionar é bastante simples: Você organiza uma conferência e envia o convite para o email de outra pessoa. A partir daí recebem o link e um código e ganham o direito e assistirem ao que você está dizendo.

15. Square

Ainda não chegou a Portugal, mas parece-me uma ferramenta bastante engraçada e que irá ajudar muitos freelancers. Entrei em contato com a empresa e ela garantiu-me que quando chegasse a Portugal ou Brasil eles enviariam um email. Ficarei à espera. Passando para o negócio em si, o Square não é nada mais do que um pequeno aparelho de plástico portátil, quer permite fazer pagamentos de um cartão de crédito. Este pequeno aparelho liga-se ao iPhone ou iPad e a partir daí pode ser feita a cobrança.

Já conhecia estas ferramentas?

Como disse anteriormente, existe ferramentas que podem em muito ajudá-lo no seu trabalho de freelancer. O importante é saber qual usar.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a criar imagens para redes sociais que geram curtidas, comentários e compartilhamentos!

close-link