Ferramentas 11/03/2019

11 ferramentas para fazer curadoria de conteúdo

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Criatividade tem muito mais a ver com transpiração do que inspiração.

O que isso quer dizer?

Que ser criativo para produzir conteúdo ou qualquer outra atividade que exija criatividade, é necessário começar a praticar. Isso é algo que sempre digo nos cursos presenciais e quando me perguntam como consigo criar tanto conteúdo. Dê uma olhada nas minhas estratégias para ser produtivo e criativo nesse artigo.

Mesmo assim, tem dias que é mais difícil criar conteúdo e a criatividade fica em falta. O que fazer nessas situações? A primeira opção é não criar. Se falta inspiração, você não precisa criar conteúdo vazio, mesmo que isso atraia novos seguidores.

Se o seu conteúdo não for bom, você corre o risco de perder seguidores. Mas o que fazer quando se está há alguns dias sem postar e voltar a produzir conteúdo é obrigatório?

A segunda opção é a curadoria de conteúdo. Ao invés de publicar algo seu, você pode partilhar e recomendar outro conteúdo que esteja relacionado ao seu nicho. Para isso, existem diversas ferramentas para fazer curadoria de conteúdo. Escolhi 11 das melhores opções, que você pode ver abaixo e começar a testar.

1. Top Posts AppTuts

Criado para o Instagram, a ferramenta Top Posts é ideal para quem está publicando seus primeiros conteúdos e ainda não sabe bem que tipo de post criar.

Por meio dele, você pode buscar os posts mais curtidos e comentados de perfis concorrentes ou influenciadores digitais em seu nicho. Dessa maneira, você pode estudar os elementos que compõem aquela publicação e replicar a fórmula em seu conteúdo original.

O melhor de tudo: você pode começar gratuitamente e a ferramenta é muito fácil de usar! Basta se cadastrar, conectar sua conta do Instagram à ferramenta e começar a pesquisar os perfis.

Clique no link para começar a usá-lo agora mesmo!

2. Facebook

Pode parecer surpreendente, mas o próprio Facebook pode ser considerado uma das ferramentas para fazer curadoria de conteúdo. Afinal de contas, quem nunca compartilhou um artigo ou vídeo que gostou, marcando um amigo para ver a postagem?

Você pode fazer o mesmo em sua Fan Page de duas maneiras. Se quiser compartilhar um conteúdo interessante que acabou de ver em sua página, basta clicar no botão Compartilhar e seguir os passos adiante.

1. Clique em Compartilhar na sua linha do tempo:

ferramentas para fazer curadoria de conteudo compartilhar

2. Troque para Compartilhar em uma Página que você gerencia:

escolher pagina que ira compartilhar conteudo curado

3. Toque no botão com o nome da Fan Page que está sendo exibida. Se já estiver na página que deseja compartilhar, deixe como está:

ferramentas para fazer curadoria de conteudo escolher

4. Selecione a página que irá compartilhar o conteúdo:

como mudar pagina para compartilhar conteudo curado

5. Crie uma legenda – comentando sobre o motivo pelo qual o conteúdo é interessante e porque o recomenda – e clique em Publicar para que ele vá para sua página imediatamente.

Se prefere compartilhar esse conteúdo em um outro dia ou quando tiver um espaço na agenda de posts, você pode salvar o link para depois.

Para fazer isso, acesse a publicação que pretende programar para depois. Clique no botão de menu como mostro na captura abaixo:

ferramentas para fazer curadoria de conteudo menu

Clique na opção Salvar link;

salvar link de conteudo no facebook

Quando chegar a hora de recomendar o post que encontrou, vá para a página inicial do seu perfil e encontre a opção Salvos, no menu à esquerda da tela.

Em seguida, toque no botão Compartilhar e repita os cinco passos que mostrei anteriormente.

O primeiro método funciona apenas para compartilhar dentro do próprio Facebook. Já o segundo também pode ser usado para outras plataformas de conteúdo.

Para isso, basta acessar o link e copiá-lo, colando em seu blog, LinkedIn, descrição de canal no YouTube, entre outros.

Dica: Quer entender como conteúdos produzidos no Facebook param na linha do tempo? Então veja esse artigo para entender como o algoritmo do Facebook funciona!

2. Feedly

O Feedly é o mais conhecido entre as ferramentas para fazer curadoria de conteúdo. Disponível para navegadores e celulares Android ou iPhone, o Feedly é uma das plataformas mais simples para curar conteúdo.

Usando feeds RSS, o serviço gratuito permite que registre seus sites favoritos para acompanhar seu conteúdo. Essas páginas podem ser categorizadas e acessadas por assunto.

Ou seja, se quer encontrar e recomendar conteúdo sobre mídias sociais, você pode criar a categoria e incluir sites sobre o assunto. Não há limite para o número de categorias que pode criar.

Conheça mais sobre o Feedly acessando seu site.

3. Pocket

Outro aplicativo bastante conhecido entre as ferramentas para fazer curadoria de conteúdo, mas que funciona de uma forma um pouco diferente do Feedly.

Enquanto o item anterior te ajuda a encontrar conteúdos para compartilhar, o Pocket foi feito para salvar esses conteúdos para ler em outro momento. Ou seja, caso tenha encontrado mais conteúdos interessantes para recomendar em seu perfil, pode salvá-los no Pocket para ler e avaliar depois.

ferramentas para fazer curadoria de conteudo pocket

Além disso, o próprio Pocket também recomenda novos artigos ou vídeos em uma aba do app, de acordo com o conteúdo que salvou. Clique no link para conhecer o Pocket.

4. Flipboard

Ideal para quem gosta de ler revistas. O Flipboard funciona como uma revista digital em constante mudança, de acordo com o conteúdo que consome pelo app. Como isso funciona?

Ao acessar o Flipboard pela primeira vez, ele irá questionar quais são seus assuntos de interesse. A partir daí, ele montará uma revista com recomendações de acordo com esses interesses.

Depois disso, ele continuará avaliando os conteúdos que consome pelo aplicativo, afinando as sugestões de conteúdo que recebe. Uma das curiosidades mais interessantes é que ele cria uma espécie de jornal, com recomendações diárias.

Acesse o link para saber mais sobre o Flipboard!

5. Headslinger

Funcionando de maneira semelhante ao Feedly, o Headslinger também permite que registre sites do seu interesse e o mantenha atualizado de novos conteúdos.

Você também pode separar essas fontes por categorias. Assim como faz o Pocket, o Headslinger também envia recomendações fora de sua lista, mas que podem ser do seu interesse. Veja mais sobre o Headslinger através do link.

6. Pinterest

Enquanto o Instagram não conta com botão de compartilhar e necessita de app externo para fazer repost de conteúdo encontrados por lá, o Pinterest facilita mais nesse sentido.

rede social pinterest

Através dos pins, você pode salvar conteúdo interessante que tenha encontrado nessa rede social. Usar o Pinterest como uma das ferramentas para fazer curadoria de conteúdo nos nichos de decoração, arquitetura e culinária, inclusive, são muito recomendados.

O Pinterest facilita salvar e organizar o conteúdo que encontrou, podendo usá-los em suas próprias postagens. Clique no link para entender como o Pinterest funciona.

7. Listly

Um tipo de conteúdo que faz sucesso seja como um artigo de blog ou como ideias de posts para Instagram ou YouTube são as listas.

Não é à toa que esse próprio artigo seja uma e que publique diversos tipos de listas aqui no blog, como essa de aplicativos para Instagram Stories ou essa com 31 melhores ferramentas grátis de marketing digital.

Se também utiliza e recomenda bastante desses tipos de conteúdo, o Listly pode ser uma das melhores ferramentas para fazer curadoria de conteúdo que pode encontrar.

Ao acessar seu site, você pode buscar por qualquer assunto, recebendo diversos tipos de conteúdo em lista. Você também pode criar listas no próprio aplicativo, compartilhá-las e dar permissão a outros usuários adicionarem suas próprias sugestões.

8. Instapaper

Assim como o Feedly, o Instapaper também é uma das mais famosas e antigas ferramentas para fazer curadoria de conteúdo. Você adiciona sites com conteúdo interessantes para compartilhar e pode organizá-los por assunto.

Ele traz aplicativo para navegadores de internet, assim como está presente no Android e iPhone. Além disso, ele também permite salvar links de outras ferramentas como o Flipboard.

ferramentas para fazer curadoria de conteudo instapaper

Clique no link para conhecer o Instapaper, que também permite fazer anotações nos conteúdos que está avaliando.

9. VidInterest

Ideal para quem produz e compartilha conteúdo em vídeo. O VidInterest é a única entre as ferramentas para fazer curadoria de conteúdo listadas aqui focada apenas em vídeo.

O aplicativo se liga a plataformas como YouTube e Vimeo para fazer suas recomendações. Nele, você pode organizar vídeos de acordo com número de visualizações e entender quais tipos de conteúdo estão se tornando tendência nas plataformas.

Acesse o VidInterest pelo link para entender como ele funciona e confira também minha lista definitiva com 40 ferramentas para criar imagens e vídeos para redes sociais!

10. Newsletters

Além das ferramentas para fazer curadoria de conteúdo que listei aqui, as newsletters também são excelentes maneiras de se manter atualizado em conteúdo relevante para você ou para recomendar aos seus seguidores.

Existem listas de praticamente todo tipo de assunto – inclusive listas sobre nenhum assunto em específico, apenas sobre os interesses do autor da lista -, então pode procurar por sites que ofereçam newsletters no seu email.

Mas vale lembrar que, ao usar um conteúdo curado a partir de uma newsletter, é essencial pedir autorização e dar os devidos créditos ao autor. Deixar de fazer isso é plágio, o que pode acabar te obrigando a remover o conteúdo e danificando muito sua reputação.

Se está pensando em criar uma newsletter para divulgar seu próprio conteúdo, não deixe de ler esse artigo com minhas 20 sugestões de ferramentas de email marketing!

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

PLANILHA TURBINADORA DE VENDAS

Baixe Grátis a Planilha e GANHE de bônus uma Vídeo Aula passo a passo para aprender a Extrair mais vendas das suas Listas de contatos. 

close-link