Ferramentas 11/06/2012

22 Ferramentas e Aplicativos para Freelancers

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Para quem trabalha como freela, sabe o quanto é importante manter a organização e utilizar ferramentas que o façam perder menos tempo do que o habitual. Para isso, a utilização de aplicativos nos dias de hoje ganha uma relevância ainda maior, visto que eles podem ser uma excelente ajuda na hora de melhorar a produtividade, fazer upload de ficheiros ou organizar a sua faturação. No entanto, é necessário saber escolher as ferramentas corretas e selecionar aquelas que realmente podem fazer a diferença no seu dia-a-dia. Para ajudá-lo neste campo, trago-lhe hoje 35 ferramentas que consideramos serem aquelas que mais benefícios podem trazer para o seu trabalho. Contudo, sinta-se livre para indicar outras no final do artigo, deixando um comentário.

PRODUTIVIDADE

1. TEUXDEUX

Funciona de um modo bastante simples e é o ideal para quem não quer gastar dinheiro (é completamente grátis) e para quem tenha dificuldades em lidar com sites muito complexo. O Teuxdeux funciona de um modo bastante funcional: ao fazer o login, você verá a sua semana dividida por dias (segunda,terça,quarta, etc) e irá adicionar uma ou mais tarefas a cada um desses dias. Com uma enorme facilidade, você pode acrescentar ou eliminar tarefas. Em poucos minutos, terá uma visão clara do que tem para fazer durante toda a sua semana. Simples e eficaz.

Além disso, este aplicativo permite que você sincronize as suas informações com o iPhone, o que pode ser uma excelente ajuda na hora de fazer apontamentos quando está andando na rua, por exemplo.

Preço: Grátis

2. RESCUE TIME

Rescue Time é a minha ferramenta de eleição para conseguir saber onde realmente anda a gastar o seu tempo. Com um site bastante simples, esta plataforma faz uma análise de todas as janelas que tem abertas no seu computador, criando posteriormente um relatório no qual diz quanto tempo perdeu em cada site. E isso tudo está disponível no site do Rescue Time a qualquer hora. Contudo, o software envia também um email todo o final de semana com um relatório completo de onde você andou a perder todo o seu tempo durante os dias de trabalho. Preço:Grátis

3. FOCUS BOOSTER

Se você é fã da Técnica de Pomodoro, o Focus Booster é uma excelente ferramenta para si. Instale o aplicativo – é gratis e demora menos de cinco minutos – e a partir daí defina quanto tempo pretende trabalhar de forma consecutiva. A partir do momento em que dá o Play, o relógio começa a contar o seu período de trabalho. Quando terminar, receberá um pequeno aviso sonoro. Ora, este aplicativo tem duas grandes vantagens na minha opinião. A primeira é que permite que você defina quanto tempo pretende trabalhar de forma consecutiva. Isto porque a Técnica de Pomodoro aconselha 25 minutos, mas isso dependerá sempre da capacidade de concentração de cada um. Outro dos seus pontos interessantes é o fato de lançar um aviso cada vez que você termina uma tarefa. Isso permite que fique completamente descansado, sem ficar o tempo todo olhando para o relógio para saber que horas são.

Preço: Grátis

4. TOOGL

Bastante simples e fica logo pronto a usar com um simples login do Google. Basca começar uma tarefa e depois quando a terminar faça “stop” e tem aí o tempo exacto de quanto tempo essa tarefa demorou. Queria algo mais simples? Impossível! Ainda por cima gera relatórios que lhe permitem saber o que fez durante a semana ou mês, com cada dia bem pormenorizado. A versão mais barata do Toggl permite que adicione apenas uma pessoa ao projeto, enquanto a versão paga mais cara dá-lhe disponibilidade até 40 utilizadores.

Preço: de 5 a 40 dólares por mês com 30 dias de versão teste

5. TEXT EXPANDER

Como freelancer, você sabe que o email é uma ferramenta fundamental. Certamente você recebe emails todos os dias com as mesmas questões, que terão de ser constantemente respondidos, fazendo com que perca minutos preciosos no seu dia-a-dia. Ora, com o Text Expander essas dificuldades acabaram. Este aplicativo ajuda-o na hora de responder a emails, visto que permite que você programe algumas expressões comuns de forma a aparecerem em todas mensagens eletrônicas. Depois, ficará com um espaço para os campos que variam em todos os emails (nome da pessoa, assunto, etc) para serem preenchidos conforme cada caso. Apesar de ser um serviço pago, se tiver em conta o tempo que irá ganhar será um investimento facilmente recuperável.

Preço: Período de teste seguido de uma versão paga de 34,95 dólares

ORGANIZAÇÃO PESSOAL

6. DROPBOX

No Dropbox,poderá guardar todos os seus arquivos em qualquer parte do mundo, desde que tenha uma ligação à internet. Ao contrário do Evernote, este site é mais dedicado ao armazenamento de ficheiros mais pesados como fotografias. Funciona mais ou menos com uma pen drive on-line.  No dropbox, terá sempre duas opções: trabalhar através de internet ou instalar no seu próprio computador. O único problema é que ainda não tem site em português. Aproveite e aprenda também como fazer backups automáticos do seu blog WordPress para o Dropbox.

Preço: Grátis

7. SHOE BOXED

Quem trabalha enquanto freelancer sabe o quanto é difícil organizar todos os papeis. São os recibos, os pagamentos ou outros documentos mais pessoais. Se você não for uma pessoa muito organizada, facilmente perderá muitos deles. Mas para resolver esse seu problema surgiu o Shoe Boxed, um site no qual poderá guardar todos os seus documentos e depois encontrá-los de uma forma bastante simples. Outro ponto positivo é que o login pode ser realizado em poucos segundos, com um simples login do Facebook.

Preço: Gratuito. Os planos pagos começam com um valor 9.95 dólares por mês

8. NOW DO THIS

Quer um aplicativo simples que o ajude a saber o que tem para fazer? Utilize o Now Do This. Neste site, você apenas precisa de colocar num pequeno quadro as suas tarefas, carregar no ready e depois…realizá-las. Tão simples quanto isto. Não existe login ou planos premium. Um simples site que pode ser bastante útil para quem gosta de um estilo mais Zen Habits e opta sempre pela simplicidade.

Preço: Gratuito

9. OH DON’T FORGET

Uma ferramenta muito interessante mas que infelizmente ainda não está disponível para Brasil e Portugal. No entanto, resolvi incluí-la nesta lista pois poderá ser uma ideia de negócio que pode ser aplicada num destes países ou apenas para que fiquem atentos para quando o Oh Don’t Forget aparecer no Brasil ou em Portugal. Neste site, você poderá definir uma mensagem, que será enviada para o seu celular à hora que você escolher, lembrando-o de uma tarefa que tenha de realizar. Para os países em que está disponível, este aplicativo tem um custo de 5 dólares mensais.

Preço: 5 dólares por mês

10. REMEMBER THE MILK

Este aplicativo teve como objetivo principal fazer com que o seu fundador não esquecesse de buscar o leite pela manhã, mas acabou sendo mais do que isso. O Remember The Milk é outra ferramenta que pode ajudá-lo a manter a organização, bastando para isso que adicione tarefas e retire-as quando estiverem concluídas. O log-in pode ser feito através da sua conta no Gmail e pode sincronizar as suas tarefas com o Iphone, Ipad, Android ou até fazer perguntas através do Siri.

Preço: Grátis

11. BETTER BUZZER

Mais um aplicativo que infelizmente ainda não existe em países de língua portuguesa (na realidade, só existe nos Estados Unidos) mas que seria uma solução muito interessante para as pessoas mais esquecidas. O Better Buzzer permite que você programe uma chamada para o seu celular, lembro-o de uma tarefa, seja ela ter uma reunião ou apenas passear o seu cachorro. A empresa garante que não irá parar de ligar até que você atenda essa chamada e realize a sua tarefa. Muito útil para tarefas importantes do seu dia-a-dia.

Preço: Grátis

GESTÃO DE PROJETOS

12. MIND MASTER

O Mind Master é uma excelente opção para o freela criar mapas mentais, partilhar informação com outras pessoas ou construir diagramas. Para quem é novo neste gênero de plataformas, este site é das melhores opções, visto que tem botões fáceis de entender a sua interface é bastante intuitiva. Outro ponto positivo é que a ferramenta é completamente gratuita.

Preço: Grátis

13. FREEDCAMP

Completamente grátis, o Freedcamp é uma excelente opção para quem não se adapta muito bem ao Basecamp. Tal como seria de esperar, este site permite que você gerencia trabalhos em equipe e que comunique com eles de forma instantânea. Com um design bastante simples, o FreedCamp poderá começar a ser utilizado em poucos minutos.

Preço: Grátis

14. EVERNOTE

Evernote é daqueles sites básicos e que você consegue ter toda a informação num só local. Tem uma ideia para um artigo? Aponte-a. Tirou uma foto com o celular, gostou e quer passá-la para um site? Faça isso no Evernote. Este site não é mais do que um bloco de notas na internet. Esta ferramenta para freelancers é gratuita (apesar de ter uma versão premium) e poderá colocar lá quase tudo o que quiser. O bom é que ainda por partilhar no seu Facebook ou enviar para o email o que quiser.

Preço: Grátis

15. GOOGLE APPS

O Google conta com muitas ferramentas que podem ser de extremo interesse para todos os freelas, como o Gmail, GTalk ou o Google Calendar. O preço de 50 euros por ano é bastante em conta, tendo em vista que terá tudo alojado num sistema de Cloud Computing, não necessitando de um hardware ou software para descarregar, instalar ou fazer manutenção.

Preço: 5 euros por mês ou 50 dólares por ano

SOFTWARE FATURAÇÃO E GESTÃO DE CLIENTES

16. INVOICE XPRESS

Geralmente os sistemas de faturação são um grande problema para os freelancers. Passar faturas e fazê-lo da maneira correta é uma dificuldade para alguns, o que mais tarde pode originar problemas graves a nível de financiamento. Contudo, com o Invoice Express tudo fica mais fácil. Esta plataforma de faturação funciona de um modo bastante simples, na qual pode realizar várias tarefas tais como gerir bases de dados de clientes, relatórios de atividades e agendamentos.

Preço: Período de teste de 30 dias seguido de 15 euros por mês

17. BIZ SIMPLEX

Dos sites mais simples de se trabalhar e que conta com um período de teste de 30 dias que poderá já começar a ser utilizado clicando aqui. Com o BizSimplex, poderá lidar com todos processos ligados à facturação, desde Faturas, Recibos, Venda a dinheiro, Nota de débito, Nota de crédito, Fatura Proforma, Guia de transporte, Orçamento, Recibo de arrendamento, Ordem de pagamento, Adiantamento, Encomenda, Fornecedores, etc. Este software conta ainda com uma agenda, na qual poderá calendarizar todos os seus pagamentos ou recibos, de forma a que não se esqueça de cumprir com as suas obrigações

Preço: Período de teste de 30 dias seguido de 15 euros por mês

18. CONTACT ME

Se você é daqueles pessoas ocupadas e que tem dificuldades em lidar com todos os clientes, aconselho vivamente que dê uma olhada no Contact Me. Este site é quase tão eficaz como uma secretária. Através da plataforma, você pode gerir os seus clientes, definir a hora em que vai receber o aviso para entrar em contato com eles ou se existe algum documento que falta entregar. Além disso, o site fornece um plugin que poderá ser instalado no seu site e que fica em forma de destaque, fazendo com que os seus clientes entrem em contato através desta plataforma, ficando automaticamente registrados no site.

Preço: Período de teste de 14 dias seguido de uma pagamento mensal de, no mínimo, 3,95 dólares

MÍDIAS SOCIAIS

19. TIMELY

Estes tem site um dos sites que mais tenho utilizado para melhorar a minha performance nesta rede social. O Timely não é mais do que um site que permite escolher quais os tweets que vai publicar e o próprio site decide a que horas vai fazê-lo de acordo com o número de usuários online. Até ao momento tem nos ajudado a aumentar os retweets e a melhor o volume de tráfego vindo do Twitter, bastando para isso perder meia hora e ter os seus tweets todos agendados para os próximos três meses.

Preço: Grátis

20. BUFFER

Já tinha falado deste excelente site no meu artigo sobre as 6 ferramentas que o ajudam a poupar tempo como freelancer, mas nunca é de mais referi-la. O Buffer tem me sido de uma utilidade imensa, visto que me ajuda a guardar aqueles artigos interessantes que vejo em horas menos próprias. Por exemplo, imagine que está a ler este artigo às cinco da manhã mas que até o achou interessante para divulgar no seu twitter. Mas quem é que o vai ler às cinco da manhã? Provavelmente ninguém.

Com o Buffer, você tem oportunidade de programar o seu tweet para uma hora que o texto consiga ser lido por mais pessoas (por exemplo os sete da noite). Para quê publicar algo que pode ser lido por 500 pessoas quando poderia ser lido por 5 mil? A sua utilização é bastante simples e a inscrição é gratuita. Ainda por cima o Buffer está a criar uma aplicação semelhante para o Facebook, que será lançada nas próximas semanas. Fique atento!

Preço: Grátis

21. POSTCRON

Apesar do Facebook já ter anunciado que vai permitir que as páginas de fãs possam programar actualizações, isso ainda não é possível em grande parte das páginas em português. Por isso, a melhor opção ainda é utilizar o Postcron, que permite o agendamento de postagens nesta rede social para quando você quiser. Útil e bastante prático de programar.

Preço: Grátis

BÓNUS: TIME MNG

Este aplicativo para Iphone foi desenvolvido por um dos leitores da Escola Freelancer, que carinhosamente nos comunicou da sua criação para pudéssemos testá-la e falássemos um pouco sobre ela neste artigo. Com uma interface bastante agradável, o Time Mng tem um custo simbólico de 1,99 dólares e permite que você faça uma gestão mais eficaz do contato com os seus clientes, calcular o tempo e o dinheiro que irá custar o projeto ou um cronómetro para facilitar o início da ordem de serviços. Aconselho vivamente que experimentem este aplicativo.

Preço: 1,99 dólares

E você, que ferramentas usa no seu trabalho? Já experimentou alguma destas? O que achou?

Abraço

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.


BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a criar imagens para redes sociais que geram curtidas, comentários e compartilhamentos!

close-link