Facebook para iniciantes 03/10/2017

40 ferramentas para criar imagens e vídeos para redes sociais

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Um dos maiores desafios para profissionais de mídias sociais ou empreendedores que precisam criar conteúdo para suas Fan Pages ou perfis. Enquanto alguns dispõem de profissionais dedicados a isso, a maioria desses empreendedores precisa criar imagens e vídeos para redes sociais por conta própria, independente do seu nível de conhecimento.

Por conta da grande demanda por aplicativos que auxiliem nesse processo, a oferta também é vasta. Listei abaixo 40 ferramentas para criar imagens e vídeos para redes sociais, que podem atender tanto a usuários novatos quanto veteranos. Continue lendo abaixo para conhecer as ferramentas.

Não deixe de ler também: 20 melhores ferramentas para email marketing

1. Soapbox

Uma extensão para o Google Chrome que permite criar e editar vídeos com qualidade profissional. O Soapbox é especialmente destinado a usuários com pouco ou nenhum conhecimento. Além da facilidade no uso, é possível gravar a tela do seu PC e a imagem de sua webcam simultaneamente, ou intercalando uma com a outra. Clique no link e acesse o Soapbox.

ferramentas-imagens-videos-redes-sociais-soapbox

2. Stencil

Enquanto o Soapbox permite criar vídeos gratuitamente, o Stencil permite criar imagens. O aplicativo conta com uma grande extensão de ferramentas, modelos e recursos para criar suas imagens, com mais de um milhão de elementos disponíveis no total.

Conta com plano gratuito que permite criar até 10 imagens por mês. Acesse o link para conhecer o Stencil.

ferramentas-imagens-videos-redes-sociais-stencil

3. Canva

Outra alternativa na área de criação de imagens, o Canva também conta com uma grande diversidade de elementos para compor suas imagens. Diferente do exemplo anterior, o Canva é um software mais simples, permitindo aos usuários apenas pegar e arrastar os elementos para compor as imagens. O Canva conta com planos gratuitos e pagos, que pode ver em sua página.

ferramentas-imagens-videos-redes-sociais-canva

4. Gliffy

O Gliffy é um software de criação de imagem com uma proposta diferente, visto que seu foco está na criação de diagramas, gráficos e fluxogramas, entre outros. Ele conta com diversos formatos para usar na composição do seu diagrama e permite trabalhar colaborativamente, caso tenha uma equipe dedicada às redes sociais. Clique no link e conheça o Gliffy.

ferramentas-imagens-videos-redes-sociais-gliffy

5. Giphy

O mais conhecido banco de GIFs do mundo. Além de servir para buscar as animações para publicar em sua Fan Page, o Giphy também conta com um editor e criador de GIFs, permitindo que use pequenos vídeos ou sequências de imagens para criar suas próprias animações. O melhor de tudo: é gratuito! Acesse o Giphy para começar a fazer suas GIFs.

6. Canva Font Combinations

Desenvolvido pela equipe por trás do Canva, a ferramenta permite encontrar as melhores combinações de fontes para criar suas imagens e vídeos para redes sociais. Você escolhe uma fonte inicial e ele irá mostrar uma complementar, exemplificando seu uso mostrando exemplos de outras páginas. Comece a fazer seus testes acessando o site do Canva Font Combinations e escolhendo sua fonte favorita.

ferramentas-imagens-videos-redes-sociais-fontcombinations

7. Google Fonts

Se ao invés de conselhos de como combinar fontes você estiver procurando um banco de fontes para instalar em seu computador, o Google Fonts é uma das opções mais indicadas. O banco de dados permite buscar por diversos tipos de fontes gratuitas e de uso livre para usar nas imagens e vídeos de suas mídias sociais. Clique no link para conferir o Google Fonts.

8. WhatFont

Uma extensão para o Google Chrome ou o Safari da Apple, o WhatFont permite identificar quaisquer fontes que tenha encontrado em um site. Basta instalá-lo em seu navegador e clicar no botão da extensão para fazer a identificação da fonte. Baixe o WhatFont gratuitamente no link.

ferramentas-imagens-videos-redes-sociais-whatfont

9. DaFont

O DaFont é um banco de dados para encontrar fontes de uso livre, servindo como uma alternativa ao Google Fonts. Clique no link para conhecer mais sobre o site, que é atualizado e recebe novas fontes regularmente.

10. 1001 Free Fonts

Como o próprio nome indica, o 1001 Free Fonts também serve como um banco de dados para fontes de texto. O site também conta com uma extensa seleção de fontes gratuitas, mas também vende um pacote com 10.000 fontes para colocar em seu computador. Conheça o banco de dados acessando o link.

Leia também: 8 melhores aplicativos para fazer lives no Facebook e Youtube

11. BeFunky

Voltado a auxiliar iniciantes em design, o BeFunky pode ser usado para criar ou editar imagens para suas mídias sociais ou criar colagens e mosaicos. O aplicativo também conta com diversos tutoriais e dicas para melhorar seu uso da ferramenta. Aprenda mais sobre o BeFunky através do link.

ferramentas-imagens-videos-redes-sociais-befunky

12. Snappa

O Snappa é outra das ferramentas para criar imagens e vídeos para redes sociais focada na criação de infográficos e diagramas. Ele também conta com modelos para criação das imagens dentro da melhor resolução para qualquer uma das principais mídias sociais. Acesse o link para conhecer mais sobre o Snappa.

13. Placeit

Um banco de imagens com milhares de imagens e vídeos de uso livre. Porém, o Placeit é especializado em imagens de aparelhos e dispositivos tecnológicos, como iPhones, iPad, smartwatches e computadores. Ideal para Fan Pages e perfis especializados em tecnologia. Clique no link para acessar o banco de imagens e vídeos do Placeit.

ferramentas-imagens-videos-redes-sociais-placeit

14. Pablo

O Pablo é uma ferramenta de criação de imagens que dá suporte ao gerenciador de mídias sociais Buffer. Com funcionamento semelhante ao Canva, a plataforma permite criar imagens para redes sociais de acordo com as resoluções ideais.

Ele permite criar tanto imagens para posts quanto fotos de perfil ou capa para sua Fan Page do Facebook ou perfil no Instagram, entre outros. Clique no link para acessar o Pablo.

15. Bitmoji

Um dos aplicativos mais curiosos entre as ferramentas para criar imagens e vídeos para redes sociais. O Bitmoji permite gerar emojis inéditos para usar em suas páginas. Através da extensão para o Google Chrome, poderá incluir seu emoji personalizado em quaisquer sites ou páginas. Conheça o Bitmoji acessando o link.

16. Recite This

Usa muitas citações nos posts de suas redes sociais? Então o Recite This pode ser a ferramenta ideal para você. Acessando o Recite This, você poderá incluir a citação que quiser e escolher um estilo, para que uma imagem seja gerada e possa usar em sua página.

ferramentas-imagens-videos-redes-sociais-recitethis

17. PicMonkey

Um dos melhores apps de criação e edição de imagens para redes sociais. Além da criação e edição de imagens, o PicMonkey conta com uma função chamada Clone, que faz uma cópia de uma foto, mas remove imperfeições como borrões ou partes escuras causados pelo dedo tapando parte da câmera. Clique no link para acessar o PicMonkey.

18. Venngage

Com diversos modelos de infográficos que atendem a todo tipo de mercado, o Venngage é uma das melhores opções se o seu conteúdo for baseado em divulgação de informações. Os modelos são de fácil uso e já estão prontos para receber as pesquisas que pretende divulgar. Acesse o link para conhecer mais sobre o Venngage.

19. Pagemodo

ferramentas-imagens-videos-redes-sociais-pagemodo

O Pagemodo é uma ferramenta voltada à criação de imagens, anúncios e Fan Pages no Facebook. Ele conta com funcionalidades para a criação da própria Fan Page, de seus ads no Facebook e até mesmo concursos personalizados. Conheça todas as funções do Pagemodo através do link.

Veja também: 10 dicas para aumentar seu engajamento no Facebook

20. Jing

Esse software permite criar imagens e vídeos para redes sociais capturando a tela de seu computador ou da webcam, ideal para gravar tutoriais ou publicar vídeos usando algum aplicativo. Ao enviar o vídeo para o site do Jing, poderá baixá-lo e compartilhá-lo em suas mídias sociais.

21. Monosnap

Uma das melhores ferramentas gratuitas para captura de tela e a minha favorita no dia a dia. Através de uma combinação de teclas, pode fazer uma captura total da sua tela ou parcial, permitindo que foque em outros elementos. Baixe o aplicativo acessando a página do Monosnap.

ferramentas-imagens-videos-redes-sociais-monosnap

22. Awesome Screenshots

Uma espécie de rival para o Monosnap, o Awesome Screenshots também é usado para captura de telas. Com algumas opções a mais – sendo a principal delas a possibilidade de organizar as capturas feitas direto do aplicativo -, a ferramenta só perde por não liberar todas suas funcionalidades na versão gratuita. Clique no link para conhecer o app.

23. Landscape by Sprout Social

Dedicada a otimizar imagens para redes sociais, o Landscape by Sprout Social é ideal para quem não deseja ficar no Photoshop a redimensionar imagens. Através da ferramenta, pode enviar suas próprias fotos ao aplicativo e indicar em quais mídias deseja publicá-las.

O Landscape irá ajustar essa imagem para que caiba perfeitamente em cada uma destas redes, além de permitir que efetue cortes, caso considere necessário. Acesse o link e conheça mais do aplicativo.

ferramentas-imagens-videos-redes-sociais-landscape

24. Simple Image Resizer

Se sua única necessidade é redimensionar as imagens para usar em redes sociais, o Simple Image Resizer dá conta do recado. Você envia a imagem, indica suas proporções e escolhe seu formato (jpg, png, gif, entre outros) e o trabalho estará pronto. Clique no link para começar a usá-lo.

25. Gifmaker.me

Caso não tenha se dado bem com o Giphy, o Gifmaker.me pode ser uma alternativa interessante. Assim como o rival, ele permite que envie imagens para criar as animações curtas. Sua desvantagem, no entanto, é que não pode enviar vídeos para criação das GIF. Por outro lado, sua interface é simples e amigável, mais indicada a iniciantes. Acesse o link para usar o Gifmaker.me.

26. Boomerang by Instagram

O aplicativo usado para criar aqueles vídeos curtos que vão e voltam no Stories do Instagram. O Boomerang permite gravar um vídeo curto direto do seu celular, adicionando o efeito após a gravação. O app pode ser baixado no Android ou iPhone.

27. Kap

Uma ferramenta gratuita para Mac, que permite criar imagens e vídeos para redes sociais. O Kap é um gravador de tela, fazendo vídeos do que acontece em seu monitor. O aplicativo pode gravar sua tela no formato de GIF ou em MP4, ideal para publicar no Facebook ou Instagram. Conheça mais do app em seu site.

28. Infogram

ferramentas-imagens-videos-redes-sociais-infogram

Uma das ferramentas mais ricas para transformar seus dados em gráficos, o Infogram permite exportar seus gráficos como imagens a serem postadas nas redes sociais. Ele conta com milhares de elementos, entre imagens, ícones e modelos. O Infogram conta com planos gratuitos e pagos que podem ser vistos através do link.

29. Visme

Outra ferramenta para criar infográficos, o Visme é uma solução ideal para quem não tem experiência em design gráfico. Com uma interface no estilo “arrastar e largar”, poderá usar algum dos modelos presentes e encaixar as informações para terminar sua criação. Conheça mais sobre o Visme em seu site.

30. Ease.ly

Um dos maiores banco de imagens para criação de infográficos, o Ease.ly também prima por oferecer facilidade no uso, mesmo para usuários iniciantes. Seu site conta com diversos artigos, tutoriais em vídeo, webinários e uma equipe de atendimento online para ajudar seus usuários. Clique no link e conheça o Ease.ly.

ferramentas-imagens-videos-redes-sociais-easely

Leia também – Transmissões ao vivo: 13 estatísticas que precisa saber

31. VSCO

Um aplicativo de câmera para iPhone e Android. O VSCO permite tirar fotos de melhor qualidade que em redes sociais como o Instagram, além de mais opções de filtros. Além disso, ele também permite editar suas fotos e postá-las imediatamente em sua Fan Page.

32. Snapseed

Caso não se dê bem com o VSCO, o Snapseed conta com funções semelhantes. Ele traz outras opções de filtros, além de também permitir editar suas imagens e publicá-las em seus perfis nas mídias sociais. Baixe o app em seu Android ou iPhone.

ferramentas-imagens-videos-redes-sociais-snapseed

33. Quozio

Outra alternativa para criar imagens e vídeos para redes sociais se costuma publicar citações em seus perfis.  O Quozio conta com uma série de planos de fundo, no qual pode escrever sua citação e visualizar uma prévia, para então compartilhá-la. Clique no link para usar o Quozio.

34. Quotes Cover

Diferente do Quozio, o Quotes Cover não gera imagens com citações, mas as oferece de pronto, funcionando mais como um banco de imagens especializado. É possível procurar por citações em específico ou temas para usar em sua Fan Page. Acesse o Quotes Cover e confira sua biblioteca de citações.

35. Fotor

ferramentas-imagens-videos-redes-sociais-fotor

A ferramenta de criação Fotor é outra das opções com mais alternativas para criação e edição de suas imagens. O editor de imagens funciona diretamente do navegador e permite salvar seus trabalhos na nuvem, podendo acessá-los de qualquer lugar. Tem suporte para imagens em JPG, PNG, HD e também gera arquivos em PDF. Clique no link para acessar o Fotor.

36. PhotoCollage

Especializado em criar colagens para redes sociais, o PhotoCollage é um dos aplicativos web de mais fácil uso. Basta selecionar suas fotos, escolher o modelo entre milhares de opções, adicionar o texto e compartilhar seu trabalho em seu perfil. Acesse a página do PhotoCollage e experimente-o por conta própria.

37. Adobe Spark

Um dos poucos aplicativos que permite criar imagens e vídeos para redes sociais. O Adobe Spark é um app gratuito com integrações com outros softwares da Adobe, inclusive o Photoshop. Porém, seu uso é mais simples, permitindo fazer suas criações em poucos passos. Conheça as funcionalidades do Adobe Spark acessando seu site.

38. Profile Picture Maker

Outra plataforma especializada em apenas um aspecto das mídias sociais. Como seu nome diz, o Profile Picture Maker é destinado a criar imagens para seus perfis. Ele conta com modelos de bordas, que podem ser usados para colocar suas fotos e criar uma imagem de perfil personalizado. Clique no link para conhecer o aplicativo.

39. Timeline Slicer

Uma das melhores ferramentas para acertar as dimensões das imagens que usa no Facebook. Copiando o layout da rede social, você pode jogar suas fotos nele e manipulá-las para caber perfeitamente em seus posts, foto de perfil ou imagem de capa. Conheça o Timeline Slicer através do link.

40. Picresize

ferramentas-imagens-videos-redes-sociais-picresize

Outro aplicativo para redimensionar imagens para as redes sociais. Além de indicar as dimensões que sua imagem deverá passar a ter, o Picresize também conta com efeitos especiais que pode aplicar nessas imagens e compartilhar em seus perfis. Ajuste o tamanho de suas imagens no site do Picresize.

Leia também:

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.






BAIXE GRÁTIS O EBOOK "PENSAMENTOS SOBRE MARKETING DIGITAL"
Este livro reúne 31 estratégias para você aplicar no seu negócio.

close-link