Instagram 10/03/2020

Fazer dinheiro no Instagram em 2020: 12 Estratégias

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

O Instagram continua a ser uma das redes sociais de maior engajamento em 2020. Mesmo que a competição seja acirrada e já não seja tão fácil alavancar seu perfil quanto há alguns anos, você também tem mais oportunidades de fazer dinheiro no Instagram.

Algumas das novas funcionalidades lançadas nos últimos anos podem ser especialmente úteis para esse propósito, dependendo do nicho e de qual maneira escolheu fazer dinheiro no Instagram.

É tarde para começar a usar o Instagram para negócios?

Definitivamente não. Mesmo que esteja chegando agora e tenha acabado de criar o seu perfil, ainda dá tempo de começar a trabalhar seu conteúdo para ganhar seguidores no Instagram e engajar seu público nas redes sociais.

Mas com estratégias claras de vendas! Afinal, curtidas no Instagram não pagam boletos, certo?

Por isso, confira abaixo o que precisa para começar e as diferentes estratégias para fazer dinheiro no Instagram!

1. Estude e escolha um nicho para trabalhar

Antes de você aprender sobre melhores amigos, influenciadores no Instagram ou como montar a sua loja virtual, é imprescindível que defina um nicho para trabalhar. Diferente de outras mídias mais tradicionais como a televisão, anunciar produtos apenas para um público-alvo genérico não funcionará para você.

A não ser que tenha um orçamento robusto, tal qual grandes marcas como a Coca-Cola ou P&G. Não acredito que seja esse o seu caso.

Ao criar um nicho, você saberá exatamente qual público quer atingir. Isso facilita o processo de criação de conteúdo para o seu perfil no Instagram.

Além disso, ter um nicho bem definido te dará mais chances de aumentar seu engajamento no Instagram em 2020.

fazer-dinheiro-instagram-nicho

2. Conheça algumas estratégias para ganhar seguidores no Instagram

Você escolheu um nicho e já tem uma biografia no Instagram online. É agora que você começa a fazer dinheiro no Instagram?

Claro que não. Você apenas deu o primeiro passo. Em seguida, é necessário conhecer algumas estratégias para ganhar seguidores no Instagram. Não faltam truques e dicas que vão te ajudar, mas existem três táticas primordiais para aumentar sua base de seguidores.

Confira abaixo.

1. Consistência

A primeira estratégia pode ser usada em qualquer rede social que opte participar: seja consistente. Precisa postar todo dia?

Não.

Mas também não pode ficar muito tempo sem publicar nada. Como o volume de publicações é alto e a disputa pela atenção do usuário é intensa, seus posts não serão relevantes por muito tempo.

A consequência disso é que passará a receber menos visitas no seu perfil, assim como a própria redução no engajamento. Veja algumas dicas para manter uma rotina consistente de publicações.

  • Tenha um bloco de anotações para anotar suas ideias de conteúdo;
  • Distribua essas ideias em um plano de conteúdo (ferramentas para agendar postagens podem te ajudar nessa);
  • Crie conteúdo todo dia!

Ser constante é o primeiro passo para aumentar seus seguidores no Instagram e fortalecer a sua marca pessoal!

calendario

2. Eduque o seu público

Não é porque você quer fazer dinheiro no Instagram que precisa vender a cada postagem que faz. Seu público não está procurando produtos para comprar, senão estariam a ver aplicativos como AliExpress ou Wish.

Por isso, foque suas publicações em educar o seu público. Ensine seu nicho sobre seus assuntos de interesse e que sua marca está a trabalhar. Como profissional de marketing digital, por exemplo, uso o meu perfil para dar dicas aos meus seguidores sobre como trabalhar sua marca pessoal e a usar anúncios pagos em seus negócios.

Agora, se você vende cerveja artesanal, pode criar posts ensinando seus seguidores como colocar a cerveja de maneira que ela não espume muito. Ou indicando as melhores geladeiras especiais para que armazenem as garrafas de sua coleção.

É interessante criar uma mistura de posts educacionais com os de vendas. Se focar demasiadamente na venda, dificilmente conseguirá criar uma conexão com seu público.

3. Otimize a sua biografia

Sua biografia é seu cartão de visita para novos seguidores. Por isso, otimize a sua descrição de modo que o usuário entenda que está lidando com uma marca séria, mesmo que se trate de uma marca pessoal.

Na descrição, indique qual é a sua área de negócio e fale sobre o seu trabalho de modo resumido. Indique o seu contato e coloque um link na bio que leve esse usuário ao seu site ou canal do YouTube.

Se não tiver nenhum dos dois, não tem problema: também pode colocar um link para que ele se inscreva em sua lista de WhatsApp ou email.

3. Aprenda a converter esses seguidores em clientes

Ter seguidores é o começo para fazer dinheiro no Instagram, não o final. Ainda precisa transformá-los em clientes para efetivamente começar a receber.

Na última dica que dei, sugeri usar o link de sua bio para encaminhar seguidores à sua lista de email ou WhatsApp. Essa é uma das principais maneiras de conseguir transformar seus seguidores em clientes, já que possibilita uma comunicação direta.

Nessas listas, poderá trabalhar com conteúdo mais comercial, indicado às vendas. Porém, não se esqueça que ele também te deu a autorização para o envio de mensagens para acessar conteúdo mais exclusivo. Por isso, ainda é importante equilibrar conteúdo educativo com comercial.

fazer-dinheiro-instagram-perfil

4. Aprenda sobre anúncios do Instagram

O Instagram teve recentes quedas no alcance. Ou seja, seus posts já não aparecem nos feeds de seus seguidores com tanta frequência.

Não adianta espernear. É assim que as mídias sociais operam e não há previsão de quando esse cenário irá mudar.

Ao invés de basear todo o seu negócio nos posts orgânicos, é essencial que aprenda sobre anúncios pagos. Especialmente quando falamos no Instagram, cujo alcance orgânico já está em queda.

Não estudar e investir nos anúncios pagos significa muito mais tempo de trabalho com alcance orgânico para começar a fazer dinheiro no Instagram.

Esses quatro primeiros itens são importantes, independente de como pretende montar seu negócio na rede social. Eles são os pilares para quem quer fazer dinheiro no Instagram. Nos próximos itens, vou mostrar as diversas possibilidades de trabalho na plataforma.

5. Trabalhe como influenciador

Quando falamos em ganhar dinheiro com o Instagram, a figura do influenciador é a primeira que nos vêm à cabeça. E ainda há bastante mercado para quem deseja ser um digital influencer.

Mais do que todas as outras estratégias, o trabalho de influenciador é o que mais depende do conteúdo constante e na construção da sua marca pessoal. Além disso, é importante aprender como lidar com a exposição associada com a carreira, especialmente quando estiver em fase de crescimento.

O influenciador no Instagram pode ganhar dinheiro de diversas maneiras, que vou mostrar nos itens a seguir.

influenciador

6. Venda de conteúdo exclusivo

Como mencionei antes, o influenciador digital trabalha exclusivamente com conteúdo e interação com seguidores. O Melhores Amigos do Instagram é uma funcionalidade que “caiu do céu”, se vender conteúdo é o seu objetivo.

Disponível apenas no Instagram Stories, o Melhores Amigos é uma lista exclusiva, no qual apenas quem você colocou nela poderá ver alguns conteúdos que publicar. Ou seja, é uma espécie de clube particular.

Você pode usar essa funcionalidade para criar um tipo de assinatura, no qual seus seguidores podem pagar para ter acesso a conteúdos mais exclusivos.

A lista não serve apenas para influenciadores. Se vende serviços – principalmente educativos -, você pode usar a ferramenta para oferecer dicas exclusivas pela lista de melhores amigos.

7. Marketing de afiliados

Outra opção interessante para influenciadores na rede social. Você pode buscar plataformas de afiliação como o Monetizze e o Hotmart por produtos relacionados ao seu nicho.

Ao encontrar produtos de interesse para o seu público, pode se cadastrar como afiliado desse produto. A partir daí, pode usar seu link de divulgação nas postagens ou no seu perfil. Cada venda feita por meio desse link gera uma comissão para você.

8. Venda de conteúdo patrocinado

A última opção para influenciadores poderem fazer dinheiro no Instagram é a mais conhecida: a venda de conteúdo patrocinado. A dinâmica aqui é bastante simples: você entra em contato com marcas que oferecem produtos ao seu nicho e se oferece para promovê-la em seu conteúdo, em troca de pagamento.

Atualmente, existem diversas plataformas nas quais influenciadores digitais podem se cadastrar para receber. Nelas, é possível procurar ofertas de empresas que buscam esses profissionais para divulgar sua marca.

9. Vender produtos pelo Instagram Shopping

As opções acima eram mais indicadas para influenciadores digitais. Por outro lado, isso não impede que as utilize, mesmo que o seu objetivo seja outro, como o de vender produtos pela plataforma.

Ainda assim, elas certamente serão mais utilizadas de maneira secundária. Afinal, seu foco é vender os seus próprios produtos, não os de outros. Caso seja um produto físico que pode ser enviada pelos Correios, então o Instagram Shopping é a opção mais indicada para você.

O Instagram Shopping é uma ferramenta que te permite colocar etiquetas com preço dos produtos que são mostrados em seu conteúdo. Para isso, você precisará apenas de duas coisas.

fazer-dinheiro-instagram-shopping

A primeira delas é ter uma Fan Page com loja no Facebook. É de lá que o Instagram saberá quais são os produtos do seu catálogo.

A segunda é que você precisará de uma plataforma de loja virtual para processar os pagamentos, já que isso não é feito diretamente do Instagram Shopping.

Plataformas como o Bagy ão úteis para ambas as necessidades, já que oferecem o serviço de criar sua loja no Facebook para que consiga começar a usar o Instagram Shopping. Eles também possibilitam que seus clientes efetuem as compras feitas pelo seu perfil no Insta.

Clique no link para conhecer mais sobre o Bagy.

10. Oferecer serviços

Não é possível vender serviços por meio do Instagram Shopping. De maneira alguma isso te impede de fazer dinheiro no Instagram com seus serviços.

Você pode usar o link na bio do seu perfil para direcionar seus seguidores à sua página de vendas ou até mesmo fazer o agendamento dos serviços direto na rede social. Para isso, você pode usar o Instagram Direct, que possibilita criar modelos de respostas rápidas na conta comercial.

Ao oferecer serviços para fazer dinheiro no Instagram, se torna ainda mais importante criar conteúdos educativos e que mostrem o dia a dia da sua empresa. Também use depoimentos de clientes satisfeitos e, nos casos onde isso é permitido pela lei e pelos clientes que serão expostos, publicar fotos de “antes e depois”.

11. Contrate influenciadores para promover o seu produto

Já está ganhando dinheiro com o Instagram mas quer impulsionar o seu negócio? Que tal encontrar influenciadores que podem estar a ler esse post?

Você pode usar o poder de influência desses profissionais para aumentar as vendas do seu produto. Para isso, é importante tomar alguns cuidados e providências.

  • Veja se o influenciador é real: existem profissionais que fazem compra de seguidores para inflar seus números. O problema é que esses seguidores não existem e certamente não comprarão. Confira a lista de seguidores de um influenciador e confira se a sua lista não é povoada de seguidores falsos;
  • Tenha um contrato claro e transparente: o acordo de vocês deve estar resguardardo por um contrato, estabelecendo pagamentos, prazos para publicação do conteúdo e quaisquer extras que combinem entre si;
  • Confira se o público do influenciador tem interesse na sua marca: cada influenciador cria conteúdo para nichos específicos. Não contrate um influenciador de cultura geek para um post sobre tênis esportivos, a não ser que ele tenha o tema de Mario Bros ou Playstation, por exemplo.

12. Coloque mais de um link na sua bio do Instagram

Ao longo do artigo, deve ter notado que citei o uso de links em sua bio do Instagram, certo? O que fazer quando você tem muitos links para usar, mas o Instagram só permite a inclusão de um?

Você pode usar o AppTuts.Bio! Essa ferramenta se assemelha ao Linktree, permitindo colocar vários links em um, que será usado em sua biografia do Insta.

Porém, ela é muito melhor. Além de totalmente em português, mesmo no plano grátis você poderá ver detalhes como o número de acessos que cada link recebeu de seus seguidores. Ou seja, terá como analisar os resultados de suas campanhas no Instagram.

Quer começar a utilizá-lo? Então clique agora mesmo no link para começar!

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.