Facebook para iniciantes 22/09/2014

7 razões porque as pessoas não compartilham os seus conteúdos no Facebook (e como contornar isso)

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

O Facebook tem tornado cada vez mais difícil a vida dos gestores de Fan Pages. Com a queda do alcance das Fan Pages, muitos são os gestores de Fan Pages que têm reclamado da falta de interação por parte dos seus fãs.

Se por um lado é certo que uma parte dessa culpa pode ser atribuída ao Facebook, por outro, também é verdade que uma parte da culpa é dos próprios gestores das páginas de Facebook, que não escolhem o melhor tipo de conteúdo para compartilharem com os seus fãs.

Muitas vezes, uma mudança estratégica pode ser suficiente para contornar esses maus resultados.

Ao longo deste artigo, vou alertar você para alguns dos motivos que levam os seus fãs a não compartilharem as suas postagens e ainda vou dar algumas dicas obre como você pode melhorar nesses pontos. Preparado?

1. Você só fala no seu negócio

Lembra-se eu ter falado neste artigo sobre como é importante você vender os benefícios dos seus serviços ao invés de vender as características? Pois é: numa página de Facebook é igual!

Os seus fãs não querem saber há quantos anos a sua empresa está no mercado, quem fundou ela ou até quem são os seus presidentes atuais. Os seus fãs querem saber como a SUA empresa vai ajudar a resolver o problema DELES!

Por isso, pare de usar termos técnicos ou especificações que os seus fãs não entendem. Mostre para eles quais são os benefícios em seguir a sua marca.

Como resolver: Partilhe com os seus fãs conteúdos com algumas dicas, conselhos ou faça até posts educacionais contando para eles como o seu produto/serviço pode resolver o problema deles.

2. O seu design é horrível!

Se você não está compartilhando imagens com uma boa qualidade, é normal que os seus fãs não tenham vontade de comentar ou curtirem os seus posts. Uma má imagem não só diminui as chances de interação, como também prejudica a imagem global da sua empresa.

Você compraria um produto de uma empresa que cria imagens criadas pelo sobrinho?

Como resolver: Você tem 2 opções. A primeira, é contratar um designer para fazer as suas artes. Mas se você não tem recursos para contratar um designer, terá de ir para a opção 2, que é você mesmo criar as suas imagens! Para fazê-lo de forma minimamente profissional, é necessário que tenha alguns pormenores em consideração, tais como:

  • Tente usar no máximo 2 a 3 cores por imagens
  • Utilize cores complementares
  • Poste imagens em PNG. Ajuda a manter a qualidade da imagem
  • “Fuja” do azul do Facebook

3. As suas imagens são apenas…imagens

imagem no Facebook

Se você agarrar numa imagem de banco de dados, postar ela no Facebook e escrever uma descrição, aposto o que você quiser que ela não vai gerar boas resultados! O motivo? Porque você não vai destacar-se no meio de tanta informação que está no Facebook!

Você precisa de criar algo mais! A sua imagem tem que ter algum texto, alguma borda ou até alguma seta. Ela precisa de ter algo que chame a atenção do leitor!

Como resolver: Antes de postar alguma imagem, pense para você: “Isso realmente chamaria a minha atenção no News Feed?” ou “Se eu visualizasse esta imagem, teria vontade de comentar ou compartilhar?”. Essa reflexão, vai ajudar você a ser mais exigente no momento de compartilhar imagens.

4. Você é muito chato!

Um dos pormenores que gosto de referir muito ao longo do curso Facebook para Negócios é que a qualidade deve sempre ser superior à quantidade. Se você está sempre postando conteúdo, 2 coisas estão acontecendo à sua Fan Page:

  • Ponto 1: As pessoas não conseguem acompanhar a enorme quantidade de conteúdo que você produz e acabam desistindo de acompanhar os seus posts
  • Ponto 2: Publicar uma postagem após a outra prejudica a sua Fan Page pois será mais facilmente visto como SPAM pelo Facebook

Como resolver: Faça um calendário editorial e distribua de forma inteligente os seus conteúdos. Fazer uma postagem pela manhã, uma à tarde e outra durante a noite podem ajudar a equilibrar o número de publicações e dar tempo a você para pensar em postagens de maior qualidade.

5. O seu foco é apenas num tipo de conteúdo

Exemplo Escola Freelance

Está mais do que provado que a diversificação de conteúdo ajuda a aumentar a interação com os seus fãs. Se você está sempre postando apenas um tipo de conteúdo (imagens, links, textos ou vídeos) as suas chances de conseguir um bom engajamento diminuem.

É certo que as imagens permitem que você tenha uma maior interação, porém, certamente existem outros fãs que preferem engajar com links ou vídeos.

Como resolver: Equilibre o tipo de publicações. Se fizer mais do que 2 publicações consecutivas com a mesma mídia, na postagem seguinte tente variar. Por exemplo: Se postar 2 imagens, logo depois poste um link. E por ai vai.

6. Você não investe em Facebook Ads

Investir nos anúncios de Facebook é fundamental hoje em dia! Com o corte do alcance nas postagens, é importante usar algum conteúdo pago para aumentar a interação com os seus fãs.

Mas não se preocupe pois não precisará de investir fortunas em anúncios no Facebook. Ainda há algum tempo atrás, estava investindo 5 reais por dia para um cliente e estávamos gerando 20 leads diárias. Ao fim de um mês, são 600 pessoas interessadas no negócio do meu cliente para um investimento de apenas 150 reais!

Como resolver: Defina um valor fixo por dia para gastar e gaste-o de forma constante. Quando fizer anúncios foque-se, principalmente, em gerar leads ou vender produtos.

7. Você não pede que os seus fãs façam algo!

Muita gente tem medo de pedir algo aos seus fãs. Eu sou da opinião contrária: acho que você deve pedir SEMPRE alguma ação aos seus fãs.

Um simples “Quem gostou?” ou “O que você acha disso?” podem ser suficientes para gerar alguma interação.

Não se esqueça que o Facebook beneficia os posts que geram mais interação, acabando por mostrá-los a mais pessoas. Se você não pedir para os seus fãs fazerem algo, o seu post vai desaparecer mais cedo do News Feed e menos pessoas vão ver a sua publicação.

Como resolver: Garanta que a sua publicação tem sempre algum pedido de ação para o seu fã. Em algumas ocasiões você pode ter uma posição mais agressiva e outras publicações ter uma posição mais soft, mas o mais importante é que peça sempre algo.

E você, que estratégias tem utilizado para levar os seus fãs a compartilharem as suas potagens no Facebook?

Abraço,

Luciano Larrossa

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.