Facebook para iniciantes 15/11/2017

Como garantir que a sua página aparece na pesquisa do Facebook

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Fazer com que a sua página apareça na pesquisa do Facebook é algo simples. No entanto, algumas pessoas acabam por não realizarem algumas configurações na página e isso faz com que a Fan Page não apareça na pesquisa do Facebook. Para garantir que a sua página é indexada e as pessoas conseguem encontrá-la, preparei este tutorial onde vou explicar quais passos precisa seguir.

Na verdade, para que ela indexe, o Facebook recomenda que:

  • Verifique se não tem restrições de idade ou país
  • Verifique se a sua página está publicada
  • Insira uma foto de perfil, capa e um botão de chamada para a ação
  • Adicione informações básicas no Sobre

Vamos ver cada um destes pontos abaixo:

Restrições de idade ou país na Fan Page

Por engano, pode ser que tenha inserido alguma restrição por idade ou país na sua página. Para verificar se isso aconteceu, vá até ao menu Definições e depois clique em Restrições de países. Veja como na imagem abaixo:

restricoes-de-paises-facebook

Caso tenha restringido algum país ou idade, pode ser que a sua página não esteja aparecendo para as pessoas dessa localização ou idade.

Verificar se a página está publicada

Pode parecer ridículo, mas verificar se a sua página está publicada pode ser uma atitude inteligente. Isto porque muitas pessoas, enquanto constroem a página, preferem não ter ela publicada. Depois quando começam a publicar conteúdo, acabam esquecendo de republicar a própria página. Para ver se ela está publicada, siga os passos da imagem:

pagina-de-facebook-publicada

Para que tudo esteja ok, terá que a aparecer a informação Página publicada.

Inserindo foto de perfil, capa e botão de chamada para a ação

Outra dica que pode parecer básica, mas que pode fazer toda a diferença. Se você não estiver com a foto de perfil, capa e chamada para a ação, o Facebook não vai indexar sua página. Veja onde ficam cada um deles:

capa-foto-de-perfil-e-botao-no-facebook

Vejamos o que representa cada um desses números:

  • 1 – Foto de perfil
  • 2 – Foto de capa
  • 3 – Botão de chamada para a ação

Certifique-se que tem todos estes itens na sua Fan Page 🙂

Informações básicas no Sobre da Fan Page

Esta é a parte onde muitas pessoas falham. O Sobre da página de Facebook é importante para melhorar o SEO da Fan Page. Desta forma, você não ajuda apenas o Facebook: ajuda também o Google a indexar a sua página. Para preencher corretamente, precisa seguir estes passos:

alterar-sobre-facebook

Aqui, vai encontrar uma grande quantidade de opções tais como a História, horários, links para sites, etc. Quanto mais dados der para o Facebook, mais rapidamente vai conseguir indexar. Além disso, lembre-se que mais dados vão também ajudar os usuários a saberem mais informações sobre a sua empresa e assim aumenta suas chances de vendas.

Obviamente, existem outros dados que ajudam você a aparecer mais rapidamente e/ou no topo da pesquisa:

  • O Facebook tem a opção de inserir as avaliações na sua página. O número de avaliações é importante para o Facebook e ajuda a deixar a sua página no topo da pesquisa. Se não sabe como fazer esse, dê uma olhada neste vídeo que publiquei:  https://www.youtube.com/watch?v=RgzyM362QPA
  • Crie bastante conteúdo. Se tem interação nas suas publicações, o Facebook entende que a sua página está bastante ativa e com isso acaba por deixá-la no topo das pesquisas
  • Responda às mensagens da sua página. É sabido que o Facebook está apostando bastante no messenger tal como referi neste e neste artigo. O Facebook beneficia na busca as páginas que respondem rapidamente ás mensagens.

Esta artigo ajudou você? Compartilhe ele com seus amigos! 🙂

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "CHECKLIST PARA FACEBOOK"
Os primeiros passos com sua página no Facebook.

Checklist para facebook
close-link