Marketing Digital 19/12/2011

Falhar pode ser um caminho para o sucesso?

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Ninguém gosta de falhar. Cometer um erro é algo que incomoda a qualquer um, principalmente se a sua aceitação ao erro provocar algum transtorno emocional e levá-lo a deixar de acreditar em si. Algumas pessoas até têm qualidades que podem fazer sucesso no mundo dos negócios, mas o fato de terem alguns percalços no seu caminho faz com que deixem de acreditar em si e percam aquele objetivo inicial que traçaram para as suas vidas. Lidar com o erro é complicado, mas é importante perceber desde cedo que isso faz parte da vida de qualquer freelancer ou de quem quer atingir o sucesso no mundo dos negócios.

As notícias dão-nos vários exemplos de pessoas que falharam e viram nisso uma forma de se reerguerem. Talvez um dos casos que tem sido mais falado ultimamente tem sido o de Steve Jobs. O proprietário da Apple acabou sendo despedido da empresa que criou, retornando mais tarde para assumir o cargo e levar a marca ao sucesso conhecido por todos. Mas não foi o único. No esporte, também existem casos flagrantes. Um dos mais conhecidos foi o de Michael Jordan, que no início de carreira nem sequer foi aceite pelo time da faculdade. Por isso, ficou treinando mais afincadamente para melhorar o seu jogo, sendo mais tarde considerado como um dos melhores jogadores de basquetebol de todos os tempos.

fracassar

Encare o erro como algo natural

Quem quer melhorar em qualquer aspeto da sua vida, quer seja na produtividade ou num relacionamento, precisa de encarar os erros como algo natural no processo. É totalmente compreensível que tenha falhas e que essas mesmas dificuldades condicionem a sua forma de ver o futuro. Por exemplo, alguém que tenha fechado uma empresa por motivos financeiros, é perfeitamente normal que tenha algum receio em abrir outra empresa. Contudo, tente ver esta falha como algo normal no seu processo de crescimento pessoal. Aprenda com o que aconteceu anteriormente, para que no próximo negócio que tiver, consiga melhorar o seu rendimento.

Essa mesma dificuldade aconteceu comigo quando passei a trabalhar o tempo todo sozinho em casa. É certo que sempre fui bastante organizado enquanto estava no jornal, mas o fato de ter mudado o meu dia-a-dia radicalmente levou a que me sentisse um pouco perdido nesta nova fase. No entanto, o meu objetivo sempre foi tentar ser o mais produtivo possível em qualquer das minhas tarefas, pelo que cedo consegui perceber que teria de ajustar alguns pontos na minha organização no trabalho, de modo a adaptar-me à nova realidade. Sei que poderá demorar algum tempo, mas seguindo todos os meus objetivos, tenho certeza que pouco a pouco irei melhorar.

Seja sincero consigo mesmo

Quando erramos, uma das formas mais simples de disfarçarmos estes erros é mentindo a nós nos mesmos. Imagine que tenta ser um apostador profissional. Contudo, durante os primeiros tempos não consegue ganhar dinheiro, chegando até a perder várias apostas consecutivas. O pior que poderá fazer para o seu objetivo é ficar mentindo para todos, dizendo que tem acertado em todos os jogos e que percebe muito de qualquer esporte.

Essa atitude, apenas servirá para enganar-se a si mesmo. Esta opção, a longo prazo, poderá ser negativa, visto que está apenas a disfarçar a realidade. Naquele momento poderá sentir-se bem e admirado pelos outros, mas quando parar por alguns momentos para pensar, o mais certo é que se sinta culpado pela sua atitude. Se tem dificuldades em se manter organizado, assuma essa sua falha na conversa com os amigos ou familiares. Errar faz parte de qualquer humano, mas apenas assim poderá ter total noção da realidade e estará um passo mais próximo para o sucesso. Se está a ter dificuldades em aceitar a sua realidade, pondere em fazer estes passos:

  • Seja sincero com as pessoas. Se tem dificuldades, assuma-as
  • Tente perceber onde está errando
  • Peça ajuda a quem perceba do assunto. Só assumindo os seus erros poderá encontrar pessoas dispostas a ajudarem-no
  • Encontre uma técnica para melhorar
  • Defina isso como um dos seus objetivos

Escute os outros

Quando se tem uma empresa é fácil saber se estamos cometendo erros. Se ela não gera e os resultados ficam longe do esperado, temos a noção que o caminho que estamos a seguir não é o mais correto. Os números facilitam essa análise. No entanto, nem todas as áreas da nossa vida nos dão essa facilidade. E nos freelancers existem alguns aspectos que são difíceis de mensurar. O relacionamento com os clientes é um deles. Podemos tentar enganar a nossa realidade, dizendo que os clientes é que não nos entendem e que nos tratam mal.

Mas a culpa será inteiramente deles? Ou seja, será que não poderemos alterar a nossa forma de lidar com os clientes para que possa evitar situações do gênero no futuro? Atirarmos a culpa aos outros é muito fácil, mas por vezes escutar um pouco as pessoas pode ser uma forma de também conseguirmos visualizar erros que, à primeira vista, teríamos dificuldades em perceber.

Para que isso aconteça, precisamos de demonstrar abertura para receber críticas. Uma atitude que pode parecer difícil de se ter nos primeiros tempos, mas que traz claros benefícios, tanto para si como para o seu negócio.

Principais erros cometidos pelos freelancers

  • Desorganização no dia-a-dia: Trabalhar em casa é complicado. Pelo menos até encontrar um método que o ajude a ser produtivo durante as horas em que está a lidar com projetos. Se está com dificuldades, tente encontrar um método que se adeque melhor à sua personalidade. É compreensível que não consiga melhorar este seu problema à primeira tentativa. Tente várias técnicas, como a Técnica de Pomodoro ou os Zen Habits.
  • Ficar motivado apenas quando os projetos aparecem: Lembra-se daqueles estudantes que olham para os livros apenas um dia antes da prova? Como freelancer, tente manter-se motivado para trabalhar todos os dias e não apenas quando surgem projetos novos. É normal que se sinta mais contente e satisfeito quando os clientes procuram por si, mas necessita de estar preparado para quando isso acontecer. Por isso, tenha sempre objetivos a longo prazo.
  • Organizar as finanças: Com os rendimentos tão inseguros, torna-se complicado conseguir gerir o pagamentos das suas despesas pessoas. Tal como na organização, tente encontrar um método até que consiga escolher o que mais se adequa ao seu dia-a-dia.
  • Proatividade: Como freelancer, necessita de estar constantemente à procura de novas ideias e projetos. Se não o faz, pondere começar a ganhar forças para ir atrás de novas possibilidades. Perca a vergonha.

Sei que pode parecer difícil e por vezes até desmotivador cometer erros, mas elas fazem parte do seu processo de crescimento. Recentemente li num artigo, do qual não consegui encontrar qualquer referência na internet, de que 70% dos empresários apenas conseguem atingir o sucesso na terceira tentativa. Nem todos podem ter o perfil para criar o próprio negócio, mas com certeza tantos outros ficaram pelo caminho pelo simples fato de terem dificuldades em lidarem com as falhas.

“Falhar” ou “errar” podem ser palavras com uma conotação negativa, mas essa realidade pode ser invertida se você conseguir aprender com elas. Quando damos um passo em falso, não podemos considerar esse tempo como 100% perdido, mas sim tentar visualizá-lo como uma forma de evitar erros no futuro.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "PENSAMENTOS SOBRE MARKETING DIGITAL"
Este livro reúne 31 estratégias para você aplicar no seu negócio.

Pensamentos sobre marketing digital
close-link