Anúncios de Facebook 27/10/2017

Facebook testa permitir ver anúncios de outras páginas

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Em busca de oferecer mais transparência aos usuários, o Facebook adotou uma nova política que permite ver anúncios de outras páginas. Em sua página de notícias, a rede social divulgou que os primeiros testes estão começando no Canadá, com previsão de expandir para os Estados Unidos até o meio de 2018.

Levando em consideração polêmicas em relação às últimas eleições nos EUA, a atualização vem para permitir que usuários do Facebook vejam os anúncios criados por uma Fan Page. A intenção de tornar esse processo mais transparente já havia sido comunicada em setembro pelo próprio Mark Zuckerberg e agora é reforçada pelo vice-presidente de políticas públicas da marca, Joel Kaplan.

Como poderemos ver anúncios de outras páginas no Facebook?

A partir do próximos mês, usuários canadenses terão acesso a um botão chamado View Ads (ver ads, em inglês). A partir dele, ele poderá ver todos os anúncios ativos da Fan Page, do Instagram e do Messenger mesmo que esse usuário não se encaixe em nenhuma das segmentações. Todas as páginas de Facebook permitirão a visualização dos anúncios e, em breve, todo anúncio na plataforma deverá estar associado à uma Fan Page durante o processo de criação. O Facebook disponibilizou uma captura de tela na seção de visualização dos anúncios.

ver-anuncios-de-outras-paginas-ads

O Facebook também divulgou que, após implementar a política de transparência nos Estados Unidos, o restante do mundo começará também a contar com a novidade. Como falei anteriormente, a princípio o Facebook mostrará apenas anúncios ativos, mas a intenção é de permitir também que usuários vejam o histórico de anúncios veiculados por páginas políticas.

Foram reveladas algumas maneiras de como esse processo de transparência e registro funcionará. O Facebook incluirá os anúncios políticos de uma maneira que possam ser buscados, permitindo encontrar anúncios de até quatro anos atrás, a partir do lançamento da função. Ou seja, até 2021, será possível ver todos os anúncios feitos por uma Fan Page política. A partir de 2022, anúncios com mais de quatro anos não poderão ser encontrados.

ver-anuncios-de-outras-paginas-anuncios

O valor investido no anúncio também ficará disponível ao público, assim como o número de impressões e informações demográficas, como idade, gênero e localização que o anúncio alcançou. O próximo passo da transparência é a identificação dos anunciantes. Relembrando: este último ponto apenas será aplicado em anúncios políticos.

Identificação de anunciantes políticos

Anúncios relacionados a política contarão com mais etapas de segurança para serem aprovados na rede social. A princípio, os primeiros testes acontecerão em eleições a nível federal nos EUA, mas serão estendidas para eleições locais e estaduais no futuro.

Anunciantes envolvidos com Fan Pages relacionadas à política deverão registrar que o anúncio é sobre o assunto e deverão confirmar a entidade para quem estão trabalhando e sua respectiva localização. Após esse passo, eles deverão divulgar quem pagou pelo anúncio e o usuário que clicar nessa divulgação poderá ver mais detalhes sobre quem está financiando o anúncio.


Assim como já acontece nos ads padrões do Facebook, você poderá consultar o motivo pelo qual o anúncio está aparecendo em seu feed. O Facebook também divulgou que não deixará anunciantes que tentarem burlar essas regras em paz, pois estão criando métodos de inteligência artificial com machine learning para identificar e obrigá-los a revelar sua identidade.

Ao que parece, o Facebook está fazendo de tudo para se afastar do centro de atenções de polêmicas que envolvem eleições, considerando todo o ocorrido após a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos. Porém, ao reforçarem esse compromisso, se tornará mais fácil ver anúncios de outras páginas concorrentes para analisar estratégias e tipos de conteúdo que seus concorrentes estão trabalhando, evitando o uso de aplicativos que “espionam” a concorrência.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "PENSAMENTOS SOBRE MARKETING DIGITAL"
Este livro reúne 31 estratégias para você aplicar no seu negócio.

Pensamentos sobre marketing digital
close-link