Facebook para iniciantes 05/06/2018

Facebook passa a permitir música licenciada nos vídeos

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Uma boa notícia para quem trabalha com músicas em seus vídeos para Facebook foi anunciada recentemente: a rede social não irá mais derrubar vídeos que utilizem música licenciada nos vídeos. Pelo menos é isso que parece que vai acontecer após o Facebook fazer um acordo com diversas gravadoras e garantir o uso de uma enorme variedade de canções licenciadas, permitindo que produtores de conteúdo as utilizem no Facebook. Mas é claro que existe um objetivo por trás disso: a mídia social mais acessada do planeta pretende encarar o popular Musical.ly de frente.

O Facebook anunciou o teste de uma nova funcionalidade, semelhante ao que faz o aplicativo musical, chamada Lip Sync Live. Através dela, usuários poderão começar uma transmissão ao vivo no Facebook e dublar canções de artistas populares, como “Welcome to the Jungle”, do Guns N Roses, ou “Happier”, do Ed Sheeran, entre diversas outras.

Usando o Lip Sync Live do Facebook

Como pode ser visto no vídeo acima, usar o Lip Sync Live é fácil de ser utilizado, bastando apenas que comece uma live e escolha a opção Lip Sync Live, selecionando a música que deseja dublar em seguida. Após escolher a música, pode também incluir máscaras ou planos de fundo, além de adicionar uma descrição como já faz em suas transmissões ao vivo.

Quem estiver assistindo sua live também poderá ver qual o artista e canção que está dublando, podendo seguir o artista no Facebook. A função está em testes e ainda não está disponível para todos os usuários. De acordo com o anúncio, a funcionalidade será liberada aos poucos durante as próximas semanas.

facebook-musicas-licenciadas-lipsync

Como funciona o uso de música licenciada nos vídeos do Facebook

Ao publicar qualquer conteúdo que use música licenciada nos vídeos, o Facebook irá enviar uma notificação, assinalando se essa canção faz  parte do acervo que faz parte do acordo com as gravadoras e se é possível publicá-lo. Caso não seja, o usuário possui a opção de deixar seu vídeo ser silenciado – ou seja, ele ainda permanecerá publicado, mas sem som – ou abrir uma disputa no Rights Manager do Facebook, como relatado pelo TechCrunch.

Vale lembrar que os artistas cujas músicas são usadas receberão uma compensação financeira por parte do Facebook, mas o cálculo do pagamento não foi revelado pela rede social. Outro ponto que vale considerar é que não é possível escolher uma música para colocar nos vídeos enviados para Facebook, como é feito no Lip Sync Live. Ainda é necessário que o usuário envie o vídeo já com a música incluída.

facebook-musicas-licenciadas-post

A funcionalidade vem em boa hora, já que não corre o risco de ter seus dados de curtidas e engajamento sendo reduzidos drasticamente por conta de um conteúdo removido de maneira repentina. Ainda assim, o conteúdo pode acabar sendo prejudicado, principalmente se for um vídeo falado sem legendas com a música ao fundo. Por isso, a recomendação permanece: a não ser que o vídeo conte apenas com a música e não tenha falas, lembre-se de incluir legendas em seus vídeos para o Facebook.

Leia mais sobre o Facebook no blog: 

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.