Facebook Avançado 02/08/2017

Facebook vai diminuir alcance de sites lentos

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

A penalização de páginas com carregamento lento já é algo comum em motores de busca como o Google, mas ainda não se aplicava ao algoritmo do feed de notícias do Facebook. Nos próximos meses, o Facebook irá priorizar links de carregamento mais rápido no feed de notícias dos seus usuários, como publicado em seu blog.

No post, o Facebook alerta para uma provável queda no alcance e tráfego de sites que exibam carregamento lento e explica que o algoritmo leva em consideração tanto a conexão do usuário quanto a de seu site, usando como exemplo o próprio feed de notícias.

Caso o aplicativo detecte uma conexão lenta do usuário, ele dá preferência a exibição de publicações feitas em texto ou links para sites, em detrimento dos vídeos. A publicação também revelou um novo guia de boas práticas para aumentar a velocidade de carregamento do seu site em dispositivos mobile.

Apesar de não ter sido mencionado em ambos os posts que mostramos acima, uma alternativa para melhorar o carregamento de seu site para melhorar o posicionamento no feed de notícias é convertê-lo para o formato Instant Articles. A função permite que, em vez de seus leitores serem direcionados ao site do jornal para ler uma notícia, por exemplo, eles poderão acessar o conteúdo hospedado no próprio Facebook, tornando o carregamento mais rápido.

Porém, muitas empresas ainda não adotaram os Instant Articles por temer que o formato diminua a capacidade de seus sites gerarem renda, como mencionado pelo TechCrunch. A despeito disso, em atualizações recentes o Facebook aumentou o espaço para anúncios, além de incluir botões para curtir a página ou assinar a newsletter com o email. Recentemente, a plataforma de Mark Zuckerberg planeja testar o uso de paywall – um bloqueio que exige pagamento ou assinatura em um site para que um artigo possa ser lido – daqui há alguns meses.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.