Anúncios de Facebook 13/11/2017

Facebook agora permite otimizar conjuntos de anúncios automaticamente

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Administrar o orçamento para campanhas de anúncios no Facebook não é uma tarefa fácil. Mesmo configurando para que o Facebook envie alertas da performance dos conjuntos de anúncios, é sempre necessário perceber quais os conjuntos de anúncios funcionam melhor e fazer uma ação manual. Para auxiliar profissionais de mídias sociais e empreendedores, a rede social apresentou uma maneira de otimizar orçamento de campanhas. O anúncio foi feito no site do Facebook para empresas e foi divulgado que a nova funcionalidade será liberada aos poucos nos próximos meses.

otimizacao-do-conjunto-de-anuncios-no-facebook

Como funcionará a otimização

De acordo com a nota divulgada pelo Facebook, gerenciadores de Fan Pages poderão definir um orçamento central para uma campanha. Esse valor será distribuído automaticamente para os conjuntos de anúncios que estiverem apresentando melhores resultados e a otimização acontecerá em tempo real.

Ou seja, quando criar a sua campanha, o próprio Facebook vai inserir mais verba naquele conjunto de anúncios que estiver dando melhor resultado e retirar verba dos que estão com a pior performance. Vale lembrar que a otimização é útil apenas em campanhas que possuem mais de um conjunto de anúncios. No gráfico ilustrativo abaixo, o Facebook explica a diferença no orçamento das campanhas sem e com a otimização.

otimizar-orcamento-grafico

Explicando o exemplo acima:

  • Sem otimizar orçamento de campanha: Cada conjunto de anúncios recebe $10 dólares cada, sendo gastos igualmente, independente da performance e dando menores conversões à página.
  • Com a otimização de orçamento: Ao invés de cada conjunto receber o valor, o total fica centralizado na campanha, que distribui esse valor pelos três conjuntos de anúncios de acordo com sua performance. Dessa maneira, o melhor conjunto de anúncios recebe $18, o que está na média leva $7 e o que está performando pior recebe $5, o que supostamente resulta em uma melhora no número de conversões.

Vale lembrar que esse gráfico é apenas ilustrativo, ou seja, foi criado apenas com o propósito de explicar como a ferramenta funciona, sem demonstrar nenhum tipo de resultado real. Mesmo com a otimização, o usuário ainda poderá definir um teto de valor para os conjuntos de anúncios.

Usando o mesmo exemplo do gráfico, suponha que você queira definir um limite máximo de $15 ao otimizar orçamento da campanha. Isso significa que, mesmo que a ferramenta indique que o melhor é investir $18, ela se limitará a investir apenas os $15, provavelmente redirecionando os $3 dólares restantes para o conjunto que está em segundo lugar. Porém, o próprio Facebook não recomenda que utilize essa limitação.

Como otimizar orçamento de campanhas no Facebook

No momento, poucas contas de anúncios podem ativar a otimização do orçamento de campanhas no Facebook. Para acessar a opção você deverá acessar o Gerenciador de Negócios e clicar em Criar campanha;

otimizar-orcamento-gerenciador

Na seleção de objetivos, um botão para otimização de campanha estará disponível, no qual poderá definir o quanto será distribuído entre os conjuntos de anúncios da campanha.

Em seguida, você poderá definir se irá investir o valor diariamente ou se a quantia especificada será distribuída por toda a campanha. Na imagem abaixo está a opção para valor diário:

orçamento para conjunto de anuncios facebook

E nesta a opção para toda a duração.

conjunto de anuncios orçamento para toda a duração

Repare que, logo abaixo tem 2 opções:

  • Custo mais baixo: Aqui o Facebook vai inserir mais verba no conjunto de anúncios que estiver a performar melhor. Se definir um limite, como mostramos acima, irá definir um valor máximo que pode ser inserido em cada conjunto de anúncios.
  • Custo pretendido: Aqui pode definir quanto quer investir, em média, em cada conjunto de anúncios. Isto faz com que, por mais que um conjunto de anúncios esteja com uma performance ruim, o Facebook nunca vai descer este valor.

Está disponível no Power Editor ou no Gerenciador de anúncios?

Nas contas de anúncios que testei, esta nova possibilidade apenas estava disponível quando criava o anúncio pelo Gerenciador. Verifiquei e no Power Editor nenhuma conta ainda tinha esta opção.

Saiba mais sobre anúncios de Facebook lendo os artigos no blog:

Otimizar orçamento: melhora nos resultados?

Com a nova ferramenta, existe sim a grande possibilidade de melhora nos resultados de seus conjuntos de anúncios. O trabalho de avaliar os resultados para decidir o quanto investir em um conjunto de anúncios passa a poder ser evitado.

Porém, como o próprio Facebook recomendou, é válido ficar atento à possibilidade de um conjunto de anúncios ser veiculado. Se ele não está alcançando nenhum resultado, a otimização deixará de destinar uma parte do orçamento a ele. Para reverter isso, você pode aumentar o limite de lances ou alterar o direcionamento, assim como alterar o criativo dos anúncios.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.