Facebook Avançado 07/10/2015

Facebook: 10 novidades lançadas nas últimas semanas que você precisa saber

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

O Facebook mudou muito durante os últimos anos. Quem utiliza esta mídia social para realizar negócios – se você não o faz, aconselho que o faça – deve ter reparado que a plataforma tem evoluído muito. Muitos novos formatos de anúncios têm surgido e novas possibilidades para anunciantes têm sido criadas. E como eu sei que é difícil muitas vezes acompanhar todas as novidades, resolvi resumir para você aquelas que foram as principais mudanças neste site ao longo das últimas semanas. Se por acaso souber de mais alguma, não hesite em falar sobre ela nos comentários! Vamos lá:

1. Anúncios de Lead

Esta foi talvez das novidades mais aguardas por parte dos anunciantes. Agora, você já pode fazer anúncios para capturar Leads (também conhecida como “cliente potencial”) sem que para isso o usuário do Facebook precise sair…do Facebook! O próprio Facebook já tem um formulário integrado para que o usuário possa preencher todos os campos.

Mas para que você saiba usar esta nova funcionalidade, gravei um tutorial onde explico como fazê-lo passo a passo:

capturar leads facebook

2. Anúncios no Instagram

Outra das novidades mais aguardadas. Desde que o Facebook adquiriu o Instagram, já era inspirado que esta mídia social integrasse a plataforma de anúncios do Facebook. E o acesso a esta funcionalidade foi liberado dia 30 de setembro. A partir do Power Editor (se não sabe o que é, clique aqui e aqui), você já pode fazer anúncios no Insta. Os anúncios são, obviamente, em formato de imagem mas essa imagem é clicável. Você pode usar o anúncios para gerar visitas para o seu site ou para aumentar as instalações de aplicativos.

facebook

3. Post em carrossel

Certamente você viu alguns anúncios em formato carrossel, certo? Pois é, parece que essa funcionalidade também está chegando às publicações orgânicas. Desta forma, você pode colocar várias imagens para o mesmo link, destacando a sua publicação das restantes. Infelizmente, esta funcionalidade ainda não está disponível para todos os usuários.

Confira um exemplo:

CarouselPagePostChooseWebsiteImages

4. Páginas locais com verificação facilitada

Ter uma página verificada era uma tarefa difícil até agora, mas parece que o Facebook está querendo facilitar esse processo. Uma fonte do site Marketing Land revelou que o Facebook já está fazendo alguns testes e em apenas alguns passos você já será capaz de ter o selo de verificação na Fan Page do seu negócio local. Obviamente, esta funcionalidade está sendo liberada aos poucos e apenas a alguns negócios específicos. Nos próximos meses, deve chegar ao Brasil e Portugal.

5. Feed menos pesado ajuda as conexões de internet mais lentas

Pensando em muitos usuários que ainda usam 2G, o Facebook está escolhendo o conteúdo que vai divulgar tendo como base a velocidade da internet do usuário. Desta forma, ele acaba por dar prioridade a publicações que carreguem mais rápido. Se você tiver uma internet mais lenta, o Facebook não dará prioridade aos vídeos mas sim a conteúdos de texto e links, por exemplo.

6. Fotos de perfil vão mudar

Numa tentativa de tornar as fotos do perfil mais dinâmicas, o Facebook vai permitir que você coloque a sua foto de perfil em formato de GIF que terá a duração de 7 segundos. Além disso, você vai conseguir mudar a sua foto de perfil durante períodos de tempo pré-definidos. Essa é uma boa opção para ocasiões especiais como o Natal ou o seu Aniversário. Mais informações abaixo:

 Foto em formato de GIF

7. Novos formatos de notas

Com o crescimento de sites como o Medium, o Facebook sentiu necessidade de melhorar as suas notas. Com isso, tornou este formato mais apelativo, permitindo agora que você edite a formatação do seu texto, adicione arquivos ou até mesmo use marcadores.

novas notas no Facebook

8. Estatísticas das páginas aparecem no seu feed do mobile

Durante os últimos dias, tem aparecido no aplicativo do Facebook algumas estatísticas interessantes sobre as Fan Pages que gerencio. É uma forma rápida e eficaz de ficar por dentro de alguns números interessantes. Confira um exemplo abaixo:

9. Vídeos em 360 graus

Com o objetivo de melhorar a experiência do usuário, o Facebook vai colocar no ar em breve (primeiro para Android depois para iOS), a possibilidade de subir um vídeo com 360 graus. Basta que você arraste o vídeo com o mouse para ver a gravação de todos os ângulos possíveis. Clique na imagem e veja aqui um exemplo do LeBron James:

Lebron James Video 360º

10. Anúncios de vídeo em carrossel

Depois de lançar a possibilidade de você fazer anúncios de link em Carrossel, o Facebook também vai começar a permitir anúncios de carrossel mas em formato de vídeo. Será uma opção muito bacana para quem trabalha, principalmente, com produtos físicos.

Anúncios-de-Vídeo-em-Carrossel

E você, conhecia todas as novidades? Deixe o seu comentário logo abaixo e conte o que achou delas.

Abraço,

Luciano Larrossa

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "PENSAMENTOS SOBRE MARKETING DIGITAL"
Este livro reúne 31 estratégias para você aplicar no seu negócio.

Pensamentos sobre marketing digital
close-link