Facebook para iniciantes 30/01/2018

Facebook anuncia mudança no feed com foco nas comunidades locais

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Após a recente – e polêmica – mudança no feed que passou a priorizar posts de amigos e familiares, o tio Mark mal deu tempo de respirarmos antes de fazer outro anúncio. A próxima mudança no feed de notícias de seus usuários priorizará notícias locais. O anúncio foi feito através de um post do próprio Mark Zuckerberg no Facebook.

O executivo diz que, em viagens pelos Estados Unidos, notou que os usuários do Facebook sentem falta de verem mais notícias sobre suas cidades e bairros na rede social. Ele também justifica a decisão citando pesquisas que sugerem que a leitura de notícias locais possui uma relação direta com o engajamento cívico, ou seja, pessoas que sabem o que está acontecendo ao seu redor possuem maior probabilidade de tomar algum tipo de ação.

mudanca-no-feed

Outra revelação mostrada durante a viagem do executivo foi que muitas pessoas o disseram que possuem mais coisa em comum com seus vizinhos do que suas convicções em relação à política nacional parecem indicar. Ou seja, que muitos usuários com diferenças políticas não são tão diferentes entre si quando tratamos de questões mais próximas.

Mudança no feed: Por que e quando ela começa?

Muitos acreditam que as redes sociais são as principais vilãs por esse clima polarizado que vem atingindo cidadãos em países do mundo inteiro. Esses usuários acreditam que, se essas questões nacionais fossem trocadas por situações mais próximas às comunidades locais, elas poderiam vir a trazer progresso para todos.

Aparentemente isso foi o suficiente para convencer o fundador do Facebook a fazer mais essa mudança no feed de notícias. A mudança no feed já começou nos Estados Unidos e atingir o restante dos países ao longo do ano. Compartilhamentos próximos à sua localização ou vindas de Fan Pages na sua comunidade deverão a aparecer com maior frequência.

mudanca-no-feed-atualizacao

Dica: Possui uma loja física e acha que irá se beneficiar com a atualização? Então aprenda também como criar públicos personalizados para os visitantes de sua loja.

Facebook: cada vez mais local

A atualização vem de encontro a uma nova função, também adicionada no início do ano. Chamada Today In, ela vem sendo testada em seis cidades americanas. A aba, que ficará localizada no canto inferior do aplicativo mobile, reunirá notícias de fontes locais, atualizações sobre emergências e eventos que estarão acontecendo próximos à sua localização.

mudanca-no-feed-today

Embora seja comum as reclamações constantes sobre queda no alcance orgânico, a mudança pode resultar no efeito contrário para negócios e agências que trabalhem com notícias em menor escala. Porém, vale lembrar que os principais jornais também contam com seções de notícias locais.

Saiba mais sobre o Facebook nos posts do blog:

Mudanças no feed: será que realmente ajudarão negócios locais?

Ou seja, mesmo com a mudança, existe a possibilidade de grandes jornais apenas terem um aumento no alcance desse tipo de notícia, enquanto agências menores e locais poderão continuar com alcance reduzido, principalmente se gerarem pouco engajamento. Como mencionei anteriormente, a mudança no feed está disponível apenas nos Estados Unidos, mas em breve deve chegar a outros países como o Brasil.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "PENSAMENTOS SOBRE MARKETING DIGITAL"
Este livro reúne 31 estratégias para você aplicar no seu negócio.

Pensamentos sobre marketing digital
close-link