Facebook para iniciantes 30/07/2015

Facebook Marketing: as 3 grandes mudanças dos últimos meses (e como você pode adaptar-se a elas)

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Durante os últimos meses, o Facebook tem mudado muito. Não estou falando do ponto de visto do usuário (apesar dessas mudanças também terem acontecido). Estou falando do ponto de vista do Gestor de Fan Pages, daquele que usa o Facebook para vender e divulgar os seus produtos/serviços. Essas modificações têm impactado qualquer página e se você usa o Facebook para trabalhar, sabe do que eu estou falando. Esses modificações têm dificultado a vida de qualquer gestor de Fan Pages.

Para contornar essa situação, é necessário que você se adapte. Se adapte às novas “regras” impostas pela mídia social, que neste caso é o Facebook. Lembre-se que você está atuando numa casa que não é sua – já debatemos isso aqui – e por esse motivo você deve saber atuar consoante as regras definidas no jogo. Por isso, ao longo deste artigo, vou explicar para você o que mudou e como pode contornar essas mesmas modificações. Vamos lá?

Nota: No final deste artigo, trago 2 vídeos que você vai adorar. O primeiro é um resumo de tudo aquilo que vai ler neste texto. O segundo, é um Case Study que eu apliquei nesta Fan Page, no qual eu explico como eu levei ela do zero, até um alcance de 25 mil pessoas.

Mudança #1: Organização

Ainda me lembro como era tão simples trabalhar no Facebook em 2012 e 2013. Bastavam agendar algumas postagens e depois era sentar e esperar por curtidas, compartilhamentos e comentários. Porém, hoje em dia a realidade é bem diferente. A AdWeek divulgou em Março deste ano, que o alcance média de cada Fan Page rondava os 2.6% da base. Ou seja, em cada 100 fãs que a sua Fan Page tem, apenas 2 ou 3 vão ver o seu conteúdo.

“Mas Luciano, isso quer dizer que não vale a pena apostar no Facebook? Que o alcance orgânico morreu?”

Nada disso. O que pretendo alertar você, é que saber o que postar e quando postar é a única forma de manter um bom histórico de engajamento com a sua base. Repare na imagem abaixo:

alcance-das-páginas

Veja que, com apenas 650 pessoas online, conseguimos muitas vezes atingir milhares de pessoas, sendo que num dos casos chegamos até 25 mil! Como fizemos isso? Com planejamento e uma estratégia bem definida!

Se você continua postando sem estratégia, lamento, mas você não vai ser bem sucedido com o alcance orgânico.

Mudança #2: Investimento

Se você é daqueles que vê os anúncios de Facebook como uma despesa ao invés de ver ele como um investimento, o melhor que você tem a fazer é encerrar a sua Fan Page. Sério! Hoje em dia, é fundamental ter uma verba mensal separada para investir em anúncios de Facebook.

Como mostrei acima, é possível ter um bom alcance com o orgânico. Mas apenas isso não chega. É necessário que você atinja mais pessoas. Você deve usar os anúncios de Facebook por várias razões, entre as quais:

  • Ele permite um rápido crescimento da sua base de potenciais clientes
  • A segmentação dos anúncios de Facebook está cada vez mais precisa. Desta forma, você consegue atingir a pessoa certa com muita facilidade
  • É muito fácil de você conseguir o retorno
  • É possível começar com investimentos de apenas alguns reais

O exemplo que eu trago abaixo, são as leads que eu consegui durante o dia de ontem com anúncios no Facebook:

retorno do investimento Facebook

Fazendo as contas bem rápido, é possível dizer que com um investimento de 252 euros, consegui gerar 1381 potenciais clientes para os meus cursos e ebooks. Sabendo que basta a venda de um único curso para cobrir todo o valor do investimento, acho que esta conta é simples de ser feita…

Mudança #3: Análise de resultados

Me diga uma coisa: de quanto em quanto você olha para os seus relatórios, sejam eles das postagens orgânicas ou dos anúncios pagos? Mensal? De semana a semana?

Olhar para os números, constantemente, é a melhor forma de você entender qual o comportamento do seu público e aquilo que você deve fazer. Por norma, olho todos os dias para as métricas dos meus anúncios e todas as semanas para as métricas orgânicas das Fan Pages. E além de olhar para eles, você também precisa saber interpretar os dados que são apresentados pelo Facebook.

Vamos aos vídeos…

Mas se você curtiu este artigo até aqui, eu trago logo abaixo o vídeo onde explico detalhadamente cada um destes pontos. Além disso, nesse mesmo vídeo, você tem acesso a uma aula onde explico a estratégia que está por detrás da criação da Fan Page do Facebook para Negócios. Assista a ambas as aulas antes que elas saiam do ar:

 Facebook para Negocios Video1

Não esquece de passar por lá e deixar o seu comentário!

Abraço,

Luciano Larrossa

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.