Ferramentas 28/10/2013

Faça o gerenciamento de projetos com o PowerLancer (45 dias grátis)

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

São poucas as ferramentas que conseguem trazer uma satisfação completa para o freelancer. Isso acontece porque cada uma tem uma função muito específica. Enquanto o GetFlow serve para gerir projetos em equipe, o Ballpark cria invoices e o Paymo permite que você conte as horas de trabalho, a verdade é que cada uma tem uma função muito específica, o que gera alguma insatisfação por parte dos freelas. Não que isso seja ruim – até porque muitos profissionais têm necessidades específicas – , mas isso pode não satisfazer por completo o profissional autônomo.

Depois de muito procurar no mercado, encontrei uma ferramenta que pode facilitar a vida de muitos freelancers pois ela contêm todos os pormenores que o freelancer necessita. Estou falando do PowerLancer. Esta é uma startup muito recente e que tem recebido vários interessados.

Porém, eu sempre reparei aqui numa certa resistência por parte dos freelancers eu adicionarem ferramentas ao seu trabalho. Alguns porque não querem ter mais custos, outros porque não se adaptam ao inglês, entre outras desculpas habituais. Para que isso não acontecesse com o PowerLancer, nós conseguimos um desconto especial para vocês: os leitores da Escola Freelancer vão ter acesso não a 30 dias grátis mas a 45 dias grátis do uso da ferramenta! Assim você terá todas as condições para testar o PowerLancer e verificar todos os seus benefícios (são vários acredite).

Nota: Logo abaixo temos o vídeo com um pequeno resumo do PowerLancer. Mas se você quiser saber mais sobre a ferramenta aconselho que dê uma olhada no nosso texto.

Começando com o PowerLancer

Por ser uma ferramenta muito completa, o PowerLancer acaba por parecer um pouco complexo ao início mas com o tempo você vai ver que ele até é bem fácil de trabalhar. Depois de realizar o login você terá acesso a um painel central. Ele permite que você crie projetos, acompanhe a performance dos projetos, verifique quanto tempo está trabalhando com cada cliente, mensure o tempo de trabalho em cada tarefa ou até mesmo verifique as tarefas que tem para fazer nos próximos dias ou semanas.

painel principal do PowerLancer

Acompanhamento de projetos

Ao clicar no separador projetos você terá acesso à performance dos seus projetos, conseguindo perceber de forma organizada como estão evoluindo todos eles e em quais você necessita de se focar.

Ao clicar no projeto você tem acesso a todas as notas, a todos as notas relacionadas com esse projeto, ao tempo que está sendo gasto ou até a quanto dinheiro você já gastou ou investiu. Outro pormenor muito interessante é que você pode inserir sub-tarefas a cada projeto, ficando com a perfeita noção de quanto tempo está perdendo com cada parte.

Imagine que você tem de fazer a gestão de redes sociais para um cliente. Nesse mesmo projeto poderá incluir as sub-tarefas tais como inserir imagens, tratamentos de imagem, tempo investido na resposta aos fãs/seguidos, etc. Isso facilita muito a vida em projetos maiores, principalmente se você for um designer, um tradutor freelancer ou um programador. Nesse mesmo projeto o PowerLancer permite adicionar contatos e descrições, de forma a que tudo fique bem gravado e organizado na plataforma.

projetos no PowerLancer

Gerenciamento de contatos

Uma das grandes dificuldades que o freelancer tem é o gerenciamento de contatos. Não só para manter a organização dos clientes atuais mas também para saber o contato de clientes com que já trabalhou. É certo que uma página de Excel ou o celular podem fazer isso, mas ter tudo organizado na mesma plataforma é uma vantagem enorme.

Mas o painel de contatos não se foca apenas em guardar contatos. O PowerLancer permite que você veja a última vez que verificou o contato, procure por eles na sua barra de pesquisa e saiba quantos projetos já trabalhou com cada cliente.

O PowerLancer não se foca apenas em criar contatos. Ele deixa gravada inúmeras informações tais como:

  • Contas das redes sociais
  • Texto para o invoice, de forma a você criar rapidamente um invoice
  • Conta do Skype
  • Dia do aniversário do cliente
  • Notas sobre esse mesmo cliente

Por último mas não menos importante, o PowerLancer permite que você faça um gênero de CRM. Ou seja, você poderá inserir à frente dos contatos se aquela empresa está próxima de fechar projeto, se já fechou, se nunca vai fechar, etc, sabendo o estado em que está o seu contato com cada empresa.

Calendários, um dos pormenores mais interessantes

Se você está cansado de gerir as suas tarefas com To-do Lists e com calendários do iCal ou do Google Calendar, o PowerLancer pode ser uma opção bastante útil. Com um calendário bem simples, o site indica quando inicia e termina o seu projeto e quais são as sub-tarefas ligadas a ele. E mais: você pode optar por aquilo que quer visualizar.

Imaginemos que você quer saber quais as datas para um determinado projeto. Basta optar por apenas visualizar esse projeto e o PowerLancer mostra apenas as tarefas relacionadas com esse projeto. Além disso pode escolher entre ter uma visão semanal ou mensal do seu calendário.

Criando Invoices

Uma das opções mais recentes do PowerLancer é a possibilidade de enviar Invoices para os seus clientes. O site tem já um tipo de invoice definido e depois você apenas necessita de preencher os campos, podendo inserir impostos, o nome do cliente, o seu logótipo, o seu endereço e todas as outras funcionalidades normais de uma opção como esta.

Depois de criado o seu Invoice ele gera um PDF, sendo que você também pode imprimir ele se quiser. Depois de criado o invoice ele fica para sempre gravado no PowerLancer e você pode, através de um sistema de busca muito eficaz, procurar pelo invoice. Prático, rápido e com um excelente visual.

invoice

Total personalização

Apesar de estar em inglês, o PowerLancer permite que você personalize tudo. Tal como mostra-mos na imagem abaixo, você pode alterar grande parte dos nomes de forma a melhorar a sua organização. Isso ajudou muito na minha organização pessoal e acredito que ajude muito na sua também.

Estado do pagamento

Preço

Uma ferramenta tão completa só poderia ser paga. Mas tendo em conta todos os pormenores que ela acrescenta, o seu preço é bastante reduzido. O PowerLancer dá três hipóteses de planos: 1 mês por 29$, 3 meses adiantados tendo cada mês um custo de 19$ ou 49$ mensais com direito a suporte (algo dispensável). Mas o tempo que ela poupa e a organização que fornece, ele até poderia ser mais caro que continuaria considerando o PowerLancer barato.

A minha opinião sobre a ferramenta

O PowerLancer é, na minha opinião, a ferramenta mais completa que já existiu para os freelas. Não existe nada mais completo no mercado, ponto final. A gestão que ela faz das tarefas e dos clientes é fenomenal. E ainda proporciona uma experiência ao usuário muito boa. A questão dos invoices e do calendário também acrescentam um enorme valor ao Powerlancer. O único contra é estar em inglês, mas isso certamente não será um problema visto que permite uma personalização muito fácil

Durante as próximas semanas vou fazer mais alguns vídeos para vocês, explicando como trabalhar cada pormenor que referi acima.

E vocês, qual a opinião sobre o PowerLancer? Será a ferramenta que faltava para os freelancers?

Abraço,

Luciano Larrossa

 

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.