Marketing Digital 27/05/2014

20 exemplos de portfólios que você vai adorar

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Durante dezenas de páginas do nosso Ebook Ser Freelancer falamos sobre a importância do portfólio e de como ele é essencial para o freela conseguir mais clientes. Um profissional que não tenha um portfólio para mostrar aos seus clientes está, à partida, um passo atrás relativamente à concorrência.

Se você ainda não tem um portfólio e necessita de alguma inspiração, preste muita atenção às próximas linhas. Trouxemos para você uma lista com alguns dos melhores portfólios da atualidade. Obviamente muitos trabalhos de qualidade podem ter ficado de fora e por esse motivo deixamos já um pedido para você: se conhece algum portfólio que deveria estar nesta lista, deixe um comentário no final deste artigo com o link.

Vamos à lista!

1. Robby Leonardi

portfólio 01

Já falei sobre este portfólio no meu perfil pessoal do Facebook há alguns meses atrás. Considero este portfólio simplesmente genial. O seu autor conseguiu criar um site muito bem desenhado e acima de tudo bastante interativo. Está no topo da nossa lista com todo o mérito!

2. Lizzie Seymour

portfólio 02

Atenção meninas: acredito que vocês vão amar este portfólio. Com um design tipicamente feminino, faz-nos pensar que estamos dentro de um jogo. As ovelhas com as redes sociais são um dos pormenores mais interessantes!

3. Justin Aguilar

portfólio 03

Com um estilo mais “Apple”, Justin Aguilar conseguiu criar um portfólio simples e ao mesmo tempo atrativo. Com um simples scroll com o mouse você tem acesso a todas as suas informações e projetos realizados. A inspiração ideal para quem prefere modelos minimalistas.

4. Bjorn Meier

portfólio 04

Este portfólio já concorreu a alguns prêmios e facilmente percebe-se o motivo…Este freelancer alemão conseguiu juntar um excelente design da página a vários trabalhos super elegantes que deixam com água na boca qualquer designer de produtos.

5. Hayk

portfólio 05

Este designer freelancer conseguiu criar um portfólio com um scroll fantástico. Dá até vontade de verificar se o portfólio não tem mais páginas! O pormenor de ter o desenho virado de cabeça para baixo é uma excelente forma de chamar a atenção. Hayk tem apenas 23 anos, fala cinco línguas e trabalha durante a noite como produtor musical.

6. Pikaboo

portfólio 06

Este site destaca-se pela sua barra central onde estão os trabalhos deste freelancer, sendo que ao passar o mouse por cima das imagens verá um pequeno resumo desses mesmos trabalhos. Enquanto isso, ele mantém um menu do lado esquerdo e uma imagem muito interessante à direita. Vale pela sua dinâmica.

7. The Wade Brothers

portfólio 07

Não é ao acaso que estes dois irmãos têm clientes como a Nike, a Reebok, a Bacardi ou até mesmo a Gatorade. Todas as suas fotografias têm uma qualidade fantástica e o seu portfólio beneficia disso mesmo. Já venceram inúmeros concursos de fotografia.

8. Stereo Creative

portfólio 08

Este é outro estúdio famoso, que já trabalhou com clientes como o Spotify, BBC ou Getty Images. No seu portfólio eles têm todos os clientes organizados por tipos de projetos. Depois, conforme vai clicando nesses clientes o usuário vai vendo o trabalho desenvolvido. Além da fácil navegação, este site deixa bem visível todo o trabalho realizado por estes profissionais.

9. SalleeDesign

portfólio 09

Se você está procurando por um portfólio mais “descontraído”, esta é a opção certa! Jeremy Sallee é um designer gráfico francês que sabe utilizar muito bem os ícones no seu portfólio. Ele conta com alguns pormenores muito interessantes. Confira:

  • No canto superior esquerdo estão vários bigodes. Escolha um deles e “use-o” enquanto viaja pelo portfólio.
  • No canto superior direito cada ícone leva a uma página diferente.
  • Para navegar por entre as imagens centrais, você pode usar as setas do teclado ao invés do mouse.
  • Na parte inferir do portfólio, se passar com o mouse por cima da cara do Jeremy Sallee verá que ele dá um pequeno “pulo”.

Muito criativo!

10. Marc Thomas

portfólio 10

O portfólio de Marc Thomas está nesta lista especialmente devido à sua excelente tipografia. Obviamente, o design também ajuda e os ícones na parte superior do site facilitam muito a organização.

11. Domenico Tedone Design

portfólio 11

Vou deixar um aviso para você: os primeiros segundos navegando neste portfólio são bem difíceis! Para conhecer o trabalho do Domenico, você terá de usar o mouse e as setas do teclado. Mas o melhor mesmo é clicar no link que está acima e visitar o site dele.

12. Studio Airport

portfólio 12

A Studio Airport é uma empresa sediada na Holanda e que conta com uma apresentação de projetos muito interessante. Se você clicar na opção “projetos” verá que todos eles estão organizados por cartões, o que facilita a pesquisa do cliente.

13. Jonathan da Costa

portfólio 13

O portfólio do Jonathan da Costa é bem interessante, principalmente devido à sua entrada inicial com todos os projetos já realizados. O menu esquerdo, estilo smartphone, também enriquece bastante a sua estrutura.

14. Lukas Linden

portfólio 14

Um portfólio bem minimalista e que vale essencialmente pela sua simplicidade.

15. Paul Currah

portfólio 15

Este designer conta com um portfólio bem organizado e que tem uma excelente conjugação de cores, o que acaba por chamar muito a atenção de quem visita o site pela primeira vez. Outro pormenor interessante é que ao andar pelo vários menus, o cartões mudam sem que a página seja recarregada.

16. Teacake

portfólio 16

Neste portfólio o usuário tem opção de conhecer os projetos andando para o lado ou para baixo. A sua apresentação é bem diferente do comum e o seu fundo amarelo chama bem a atenção.

17. Smart

portfólio 17

Se você gosta de um fundo mais cinza e preto, este portfólio é para você. O Smart combinou bem as cores mais escuras e traz uma excelente experiência ao usuário.

18. Olly Gibs

portfólio 18

Este ilustrador já trabalhou com empresas como a Warner Bros, Muse ou The Salvation Army. O seu portfólio demonstra muito bem todo o seu cuidado pelo mais pequenos pormenores e as suas ilustrações são fenomenais. Vale muito o clique!

19. Pollen

portfólio 19

Um dos portfólios que mais admiro nesta lista. Este site conta apenas com uma página central e uma secundária, sendo que essa secundária depois dá acesso aos Cases da Pollen. E todos os Cases são apresentados de uma forma bem dinâmica. Estrutura cinco estrelas!

20. Laureano Endeiza

portfólio 20

Este freelancer argentino utilizou muito bem o exemplo dos fios para “ligar” cada uma das suas tarefas enquanto freelancer. Repare que, no menu superior, se você retirar a opção que está selecionada alguns exemplos de clientes ligados aos fios desaparecem, ficando apenas as categorias que estão ligadas. Muito interessante!

E você, qual gostou mais desta lista? Tem alguma sugestão?

Abraço,

Luciano Larrossa

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "PENSAMENTOS SOBRE MARKETING DIGITAL"
Este livro reúne 31 estratégias para você aplicar no seu negócio.

Pensamentos sobre marketing digital
close-link