Ferramentas 11/04/2011

Evernote: uma excelente forma de manter o seu trabalho organizado

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Um dos meus grandes problemas quando comecei a trabalhar na área do jornalismo era o fato de ter demasiadas ideias. Sim isso era um problema, visto que elas surgiam e eu depois acabava por me esquecer de apontar. Resultado? Acaba por me esquecer e perdia ideias. Passado algum tempo, comecei a apontá-las num papel. Deu algum resultado, mas era um pouco problemático pois tinha que andar com a minha agenda para todo o lado. No entanto, há poucos dias descobri o Evernote. Um excelente site que me ajuda a organizar tudo o que preciso, principalmente as ideias que me surgem para artigos do site. Assim, nada me escapa e consigo guardar as boas ideias que tenha, sendo uma das melhores ferramentas para freelancers na minha opinião.

Hoje indico-lhe este site porque acredito que você, como freelancer, também sofre deste problema. E com isso acredito que esteja a perder excelente ideias, que facilmente poderiam torná-lo num freelancer de sucesso. Tal como disse Richard Brandson, dono da Virgin, “apontar as ideias que surgem na minha cabeça logo na hora é um dos segredos para o meu negócio”. E nisso o Evernote é perito. O seu acesso é bastante simples e conta com uma interface extremamente fácil de se utilizar.

Como faço para me inscrever?

A inscrição nesta plataforma é bastante simples, podendo desde logo passar a utilizá-la em poucos minutos. Ainda por cima, conta com um site quase 100% em português. Depois de ter a conta criada, pode começar a usar. Vejamos algumas das funcionalidades do site:

  • Permite criar notas: Cada vez que tiver uma ideia ou encontrar algum site interessante, escreva-o na opção “notes”. Funciona mais ou menos como criar um documento no Word, só que aqui fica tudo no mesmo site e de mais fácil acesso
  • Organize por assuntos: Se quiser ser ainda mais organizado, pode dividir os seus apontamentos por assuntos, tornando mais simples a pesquisa
  • Partilhe aquilo que escreve: Quando criar uma nota, pode enviá-la partilhá-la no seu Facebook, criar um link ou enviar por email. Dou especial atenção a esta última hipótese, visto que é realizada de um modo bastante simples. Em vez de copiar aquilo que tem e colocar na sua mensagem de email, o Evernote permite que envie mesmo a partir do site, bastando para isso que coloque o endereço de destino
  • Não se preocupe em guardar: pois o Evernote faz isso por si. Opte por guardar constantemente aquilo que escreve e não perderá nada daquilo que escreveu
  • Utilize a barra de pesquisa: Com certeza depois de começar a utilizar este programa irá começar rapidamente a coleccionar informação. Contudo, para que mesmo assim se mantenha organizado, o Evernote conta com uma barra de pesquisa, tal como a do Google
  • Tire fotografias ou capture sites: Se vir alguma fotografia que lhe chame a atenção ou deseja fazer um printscreen de algum site, basta fazê-lo e guardar isso na sua conta do Evernote. Um bom auxílio para jornalistas freelancers
  • Fácil acesso: este site funciona em qualquer sistemas operativo. Além disso, conta com aplicações para celulares, permitindo que passe as fotos diretamente para o Evernote.

Preços?

O Evernote conta com uma versão completamente gratuito, que lhe permite tirar partido da maioria das suas funcionalidades sem gastar um centavo. Contudo, tem um custo bastante reduzido caso queira melhorar a sua performance no Evernote: 5 dólares por mês ou 45 por ano. Veja aqui, algumas diferenças entre a versão grátis e a paga:

Grátis Premium
Acesso a todas as versões do Evernote Sim Sim
Sincronização através de plataformas Sim Sim
Reconhecimento de texto em imagens Sim Sim
Limite de notas Ilimitado, upload de 60MB/mês Ilimitado, envio de 1GB/mês
Sincronização de arquivos Limitado: imagens, áudio, manuscritos, PDF Qualquer tipo de arquivo
Pesquisar dentro de PDFs Não Sim
Acesso ao histórico de notas Não Sim
Blocos de notas offline (iPhone/iPad/iPod) Não Sim
Compartilhamento de blocos de notas através do Evernote Web Somente leitura Permitir leitura e edição
Tamanho máximo de cada nota 25MB 50MB
Suporte Padrão Suporte premium
Recursos de segurança Criptografia SSL Criptografia SSL
Prioridade no reconhecimento de imagens Não Sim
Ocultar promoções. Não Sim
Custo Grátis US$5/mês ou US$45/ano

Como pode verificar, existem algumas diferenças. Mas como o preço do Evernote é tão baixo, o investimento que fará rapidamente é recuperado com a melhoria da sua produtividade. A meu ver, a principal vantagem da versão paga deste site é que permite trabalhar em equipa, algo que a versão gratuita deixa de parte.

No site ou no computador?

Outra das vantagens do Evernote é dar-lhe a possibilidade de fazer as suas notas no computador ou no site. Ainda por cima, quando tiver ligação à internet, pode sincronizar a informação, permitindo que tudo o que seja feito no site passe para o seu computador e vice-versa. Esta funcionalidade permite que também não perca alguns documentos importantes quando o seu computador se estragar.

Interação com o Twitter

Fiquei surpreendido quando vi esta aplicação. Esta funcionalidade permite que faça notas sobre os seus tweets de um modo bastante simples. Para isso basta seguir o Myen (conta do Evernote no Twitter). Depois, irá receber uma mensagem com um link. Depois de clicar nesse link, irá ser direccionado para a sua conta no Evernote. Feito estes passos todos,  agora cada vez que fizes um Tweet e colocar a colocar na frase @MyEN, tudo o que escrever irá ficar gravado na sua conta do Evernote. Além de poupar alguns passos, permite que guarde assuntos importantes que colocou no seu Twitter. Para que perceba mais facilmente, veja o vídeo abaixo.

Nossa opinião sobre o Evernote

Tal como disse acima, apenas comecei a utilizar o Evernote há alguns dias. No entanto, confesso que esta ferramenta tem me sido bastante útil, pois tem me permitido organizar toda a informação que desejo, sem perder pitada e sem ter a sensação de que estou fazendo muito e tendo poucos resultados. Aconselho vivamente a quem gosta de ler bastante durante o dia e que durante essas leituras surgem ideias interessantes, que podem gerar mais tarde trabalhos. Acredite: perder ideias pode significar perder negócios.

Além de tudo isso, o Evernote conta com uma característica que me agrada bastante: a simplicidade. Passado alguns segundos, já sabia lidar com todas as suas funcionalidades e comecei logo a tirar partido das suas ferramentas. Confesso que ainda não explorei a sua versão mobile, visto que o meu celular não o permite. Mas pareceu-me bastante interessante e um excelente substituto do bloco de notas.

Já experimentou o Evernote?

Siga o meu conselho e experimente o Evernote. Com certeza não se vai arrepender e verá que esta ferramenta para freelancers pode ser-lhe bastante útil. Permite que mantenha a organização sem perder informação, conseguindo desta forma mais tempo livre para os pormenores, que podem realmente fazer a diferença relativamente aos seus concorrentes.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "PENSAMENTOS SOBRE MARKETING DIGITAL"
Este livro reúne 31 estratégias para você aplicar no seu negócio.

Pensamentos sobre marketing digital
close-link