Produtividade 30/09/2014

6 estratégias para o Evernote que você vai adorar!

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Como tenho referido ao longo dos artigos da Escola Freelancer e no meu Mini-Curso de Produtividade, o Evernote é um dos aplicativos que mais utilizo no meu dia-a-dia, a par do Google Drive, Todoist, Spotify, entre outros. Apesar de já ter escrito um artigo sobre o Evernote aqui no blog, a verdade é que a ferramenta mudou muito ao longo dos últimos anos.

Arrisco até a dizer que o Evernote é uma ferramenta completamente nova.

E com novas funcionalidades, surgem também novas técnicas e novas formas de utilizar a ferramenta. Para que você também possa tirar total partido do Evernote, reuni para você algumas das 6 estratégias que eu mais utilizo no Evernote.

Se você usa esta ferramenta ou está pensando em usar, este é um bom artigo para você 😉

Nota: Para quem não sabe, o Evernote é um aplicativo que tem como objetivo principal ajudar você a tomar notas e organizá-las de forma fácil e rápida. Porém, ao longo dos últimos anos, tem se tornado bem mais do que isso, permitindo que faça apresentações, guarde som ou até que adicione etiquetas. O Evernote funciona completamente num sistema de Cloud Computing.

Clique aqui para criar a sua conta no Evernote

1.  Use o Web Clipper

Uso o Web Clipper com frequência e recomendo que você faça o mesmo. O Web Clipper é uma extensão para o Google Chrome que permite que você guarde facilmente artigos ou imagens em poucos segundos. Para usá-lo é bem simples. Primeiro instale a extensão clicando aqui.

Depois, vá até à página que deseja guardar e clique no ícone do Web Clipper.

Web-Clipper-ícone

Depois vai aparecer uma página semelhante à que está a ver logo abaixo.

Web Clipper Evernote

Repare que você, nesse caso, tem várias opções. A de salvar apenas o artigo, a de salvar o artigo simplificado (sem anúncios), a de gravar a página inteira, fazer apenas um marcador ou fazer uma captura de ecrã da área que você quiser. Depois, irá escolher as etiquetas e o bloco de notas associado a esta nota. Tem, ainda, a possibilidade adicionar comentários a cada nota.

Depois de clicar em Guardar, essa mesma página ficará guardada na sua conta do Evernote.

Se quiser, ainda poderá personalizar as definições de captura, escolhendo os blocos de notas pré-definidos ou ainda se terá algumas etiquetas favoritas.

Comece por ir até ao painel “Opções”.

Definições-no-Web-Clipper

Depois, vai aparecer uma janela como esta e pode modificar tudo o que quiser.

alterações-das-definições

2. Faça a união de notas que não são necessárias

Com o passar do tempo, muitas notas acabam por ficar em excesso dentro do Evernote. Ao invés de andar a apagar ou a copiar colar a informação, opte por unir as notas. Isso é, na realidade, muito simples de ser feito.

Mas para isso terá que ter a versão de desktop instalada. Depois, abra o seu Evernote e selecione 2 notas diferentes, tal como mostramos na imagem abaixo.

fundir notas no Evernote

Assim, essas 2 notas vão passar a uma. Isso acaba por ajudar na organização o que, obviamente, também leva a que perca menos tempo para encontrar as suas notas.

3. Faça indices com notas

Se quiser organizar as suas notas mais facilmente, poderá fazer índices. Os Índices fazem-se da mesma forma que as notas, mas ao invés de selecionar a opção “Fundir” você deve escolher a opção “Criar Índices de Nota”.

Criar Indices de Notas no Evernote

Depois, ambas as notas darão origem a uma nova, que por seu turno vai conter links para as outras 2 notas. Confuso? Faça o teste você mesmo ou veja como fica na imagem abaixo.

Exemplo de Indices no Evernote

Esta opção pode ser muito interessante se você tiver várias notas sobre um tema e quiser agrupá-las de forma simples.

4. Envie emails para a sua conta do Evernote

Se você tem um email que quer guardar, melhor do que mante-lo na caixa de entrada é enviar para o Evernote. Para isso, você apenas precisa de descobrir qual é o seu email do Evernote e enviar para lá o email. Ao encaminhar um email para o seu email do Evernote, o app cria automaticamente uma nota.

Para isso vá até às suas informações de conta.

Informações-de-conta-Evernote

E depois guarde o seu email do Evernote nos contatos.

Email Evernote

Depois, é só enviar um email para o email do Evernote e ele ficará guardado no aplicativo.

De realçar, ainda, que você poderá definir alguns pormenores no envio do email tais como o nome do bloco de notas ou da etiqueta.

5. Faça apresentações com o Evernote (muito recomendado!)

Eu sei que o Power Point é o primeiro aplicativo que vem à sua cabeça quando pensa em apresentações. Porém, o Evernote também pode ser uma opção a considerar. Isto porque o app conta a opção de apresentação na qual você pode mostrar as suas notas.

Para fazê-lo você precisa, além de uma conta premium, de unir várias notas e selecionar a opção “Iniciar Apresentação”. Veja o exemplo de uma sequência de imagens com apresentação:

Apresentações-Evernote-exemplo-3

Apresentações-Evernote-exemplo-2

 

Apresentações-Evernote-exemplo

Um ponto positivo das apresentações do Evernote é que elas não têm limites verticais. Ou seja, se você quiser criar um documento na vertical e explicá-lo sem saltar para outro slide você poderá fazê-lo.

6. Pesquise em documentos

Você quer encontrar uma palavra num PDF? O Evernote Premium permite isso! Através da versão Premium, você poderá encontrar palavras que estão dentro dos seus documentos.

Vejamos o exemplo de uma pesquisa que fiz sobre uma página do livro que está em formato de imagem:

Pesquisa por documentos no Evernote

Conclusão

Se você quiser poupar tempo e ganhar qualidade de vida, aconselho que você use o Evernote. Ele facilita muito o meu dia-a-dia e acredito que vai fazer o mesmo com o seu!

Para criar a sua conta, basta clicar aqui.

E você, o que achou destas dicas? Costuma usar o Evernote de forma constante?

Abraço,

Luciano Larrossa

P.S Se quiser melhorar a organização do dia-a-dia, confira o nosso mini-curso Como Melhorar a Sua Produtividade

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "CHECKLIST PARA FACEBOOK"
Os primeiros passos com sua página no Facebook.

Checklist para facebook
close-link