Marketing Digital 06/10/2014

29 estratégias para conseguir trabalho freelancer

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Todas as semanas, recebo muitos emails aqui na Escola Freelancer com perguntas dos leitores sobre como eles poderiam conseguir trabalho freelancer. Apesar de já ter compartilhado muitas dicas neste, neste e neste artigo, a verdade é que ainda persistem muitas dúvidas sobre as melhores estratégias para conseguir trabalho freelancer.

Foi a partir daí que me surgiu esta ideia de escrever um post com um total de 29 estratégias para conseguir trabalho freela. Acredito que depois deste artigo, você não terá mais dúvidas sobre este tema…

Agora basta apenas ler estas dicas, perceber quais são as que se adequam ao seu tipo de negócio e depois começar a conseguir trabalhos!

Vamos à lista?

Nota: Se você quiser mesmo ter sucesso como Freelancer, conheça o nosso Ebook Ser Freelancer clicando aqui.

Encontros pessoais com possíveis clientes

1. Olhe à sua volta e pensa em empresas próximas de você que poderiam estar interessadas nos seus serviços. Vá até essas empresas e proponha os seus serviços

2. Pense em familiares que poderiam ser seus clientes. Quando fizer, isso não esqueça de fazer um contrato. Assim, você protege tanto a relação familiar e profissional.

3. Pense em amigos que poderiam ser seus clientes. A dica do contrato no ponto anterior, serve também para este ponto.

4. Vá até palestras e eventos gratuitos. Nesses eventos você pode encontrar possíveis clientes (já aconteceu comigo!).

5. Veja os trabalhos desenvolvidos pelas empresas e proponha alterações. Se você for especialista em SEO, por exemplo, encontre sites com um mau trabalho de SEO e proponha os seus serviços para eles. Quando fizer isso, tenha cuidado com a sua abordagem pois o cliente pode considerá-la muito arrogante.

6. Dê palestras gratuitas. Ao dar palestras gratuitas, mostra o seu conhecimento e ainda tem o contato pessoal com pessoas interessadas pela sua área de negócio. Se der palestras em conjunto com associações humanitárias, além de divulgar o seu negócio ainda ajuda outras pessoas.

Mídias sociais

7. Crie uma página profissional no Facebook e comece a divulgar o seu trabalho. Se não sabe como fazê-lo, o nosso ebook Facebook para Negócios pode ser uma boa ajuda.

8. Trabalhe o seu LinkedIn de forma profissional. Lá, tenho a certeza que você encontrará um novo cliente todos os meses. Se não sabe como trabalhar o LinkedIn, leia este e este artigo. Ou então escute a nossa entrevista com o Pedro Caramez clicando aqui.

9. Crie uma conta no Instagram ainda hoje. Esta rede social tem crescido muito e certamente no futuro vai ser muito útil para o seu negócio.

10. Abra já uma conta no Youtube (1). Crie vídeos compartilhando o seu conhecimento. Este canal do Youtube, do Walter Mattos, é um bom exemplo de como a divulgação de conteúdo pode gerar um imenso sucesso.

11. Abra já uma conta no Youtube (2). O Youtube pode servir, igualmente, para deixar alguns depoimentos de clientes sobre o seu trabalho. Veja aqui o exemplo do depoimento deixado pelo Filipe Salles sobre o Ebook Ser Freelancer.

12. Vamos incluir nas mídias sociais os blogs também. Através dos blogs, você pode escrever muito conteúdo que atraia os seus clientes. Se quiser saber como fazer isso, esta entrevista com o Enrico Cardoso, especialista na criação de conteúdo, pode ajudar.

Trabalho Freelancer

13. Interaja em grupos no Facebook e mostre o seu conhecimento por lá. Muitos possíveis clientes podem estar por lá e ao você mostrar o seu conhecimento, eles podem ficar interessados nos seus trabalhos.

Site

14. Tenha um site profissional. Um site profissional significa, no mínimo, um domínio próprio e um bom template wordpress. Se quiser investir mais, contrate um profissional para desenhar um site de raiz para você. Não cometa é o erro de ter um site do seu negócio num blogspost ou outro qualquer criador de blogs…

15. Facilite o trabalho ao cliente durante a navegação no site. Nos menus, deixe bem claro aquilo que você faz, como você faz e como ele pode entrar em contato com você.

16. Tenha o seu portfólio atualizado e com trabalhos realmente interessantes para os futuros clientes. Este artigo sobre 20 exemplos de portfólio e este sobre a criação do portfólio em 7 passos podem ajudar.

Use a NearJob

17. Entre na NearJob e crie a sua conta. Todos os dias, você encontrar inúmeras vagas por lá.

18. Com a NearJob, você garante que recebe do seu cliente e essa é uma vantagem muito grande no seu trabalho de freelancer.

Email marketing

19. Simplifique: quando começar a trabalhar como freelancer, envie um email para a sua lista de emails pessoais contando sobre as suas novas funções.

20. No seu site, crie uma forma de capturar emails e começar a trabalhar o email marketing. Tenho feito isso durante os últimos meses e os resultados têm sido fantásticos!

Pesquisa

21. Utilize o Google e pesquise por empresas na sua cidade. A busca “Empresas na cidade ‘X'” costuma sempre dar-me algumas ideias de empresas para entrar em contato.

22. Utilize a pesquisa no Twitter para encontrar possíveis clientes. Enquanto escrevia este artigo pesquisei por “Redator Freelancer” no Twitter e encontrei pelo menos uma 10 vagas para freelas…

Outras dicas

23. Experimente trabalhar num cowork. Lá, você encontrará com outros freelancers e pode criar parcerias estratégias.

24. Proponha os seus serviços a agências. Muitas agências contratam freelancers quando estão com excesso de clientes. Deixe o seu nome em muitas delas e certamente vão surgir novas oportunidades de trabalho.

25. Trabalhe em cafés ou restaurantes de vez em quando. Só o fato de sair de casa aumenta as chances de encontrar um possível cliente.

Trabalho Freelancer

26. Esteja atento às vagas de emprego. Empresas que estão contratando novos trabalhadores são empresas que, pelo menos, estão bem financeiramente. Aproveite isso e proponha o seu trabalho de freelancer.

27. Trabalhe o seu networking. Interagir com outros profissionais é fundamental pois muitas propostas surgem por indicação de profissionais amigos. O artigo 10 passos para melhorar o seu networking vai ajudá-lo.

28. Aproveite as datas de aniversários dos seus atuais ou potenciais clientes e ligue para eles nesses dias. Tratar as pessoas com carinho faz com que elas se lembrem de você em outros momentos.

29. Faça parcerias com empresas. Ofereça os seus serviços de forma gratuita e em troca peça algum serviço deles. Sei que o freelancer não pode viver disso, mas numa fase inicial esta pode ser uma boa forma de expandir o seu negócio.

E você, o que achou de todas estas dicas? Sugira mais algumas estratégias que acrescentaremos elas no final desta lista!

Abraço,

Luciano Larrossa

Imagem cedida pelo banco de imagens Shutterstock
Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "CHECKLIST PARA FACEBOOK"
Os primeiros passos com sua página no Facebook.

Checklist para facebook
close-link