Marketing Digital 31/01/2011

Estratégias de marketing para alavancar o seu negócio

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Fazer marketing não é apenas colocar publicidade em meia dúzias de blogs e pensar que os clientes começarão a surgir no seu negócio. Conseguir ter uma estratégia de marketing eficiente é muito mais que isso. Bem mais até. Infelizmente continua a ser um ramo bastante descuidado pela maioria dos freelancers. É certo que ter um bom produto por vezes pode ser suficiente para que ele seja conhecido. Tal como faz o Google. Já alguma vez viu publicidade desta empresa? Eu não.

Mas infelizmente nem todos os negócios podem funcionar assim. Por um motivo bastante simples: quando existem muitas pessoas a fazerem o mesmo, você tem que se destacar de algum modo. Tem que dizer ao cliente que está no mercado e que vale a pena ele deixar a empresa em que trabalha habitualmente para começar a trabalhar consigo. E esta tarefa é por vezes muito árdua. Nesse momento entra em campo uma boa estratégia de marketing. Quando tudo parece igual, conseguir fazer um bom marketing pode ajudar a destacar-se.

No artigo de hoje, vou dar-lhe algumas técnicas de marketing que podem fazer diferença. Mas antes disso, aconselho que dê uma olhada no nosso artigo sobre as 10 formas para promover o seu trabalho como freelancer. Nele falamos sobre o que deve fazer para ser notado, mas de um modo mais superficial do que neste artigo.

Marketing interno vs. Marketing externo

Com certeza sabe o que é marketing, mas por vezes esquecemos que esta área está dividida em duas vertentes: interna e externa. É importante que saiba a definição das duas, para que não caia no erro de apostar demasiado numa, esquecendo-se da outra. Ou mesmo até para que não baralhe as duas e pense que são as duas iguais. Para entender melhor, fica aqui a definição das duas:

  • Marketing interno: Fala-se neste ramo principalmente a nível de empresas com colaboradores. Mas como falamos de freelancing, o que supõe na maioria dos casos um trabalho isolado, vamos definir marketing interno como a maneira como você lida com o seu cliente, o modo como o vê e o que faz para ele continuar a confiar em si. Funcionará apenas a nível dos clientes já existentes.
  • Marketing externo: É o modo como o mundo conhece o seu negócio. Esta vertente pode servir para manter os seus antigos clientes atualizados ou para cativar novos. Tudo depende da maneira como o faz. Não descuide do seu marketing externo, pois deixá-lo de parte é começar a ser esquecido pelo mundo.

Marketing Interno

Crie uma relação de confiança

Não existe nada melhor no marketing interno do que você criar uma relação de confiança com os clientes que já tem. Portanto, seja sempre sincero com ele e não o tente enganar. Se não for capaz de realizar um trabalho da melhor forma, diga-lhe a verdade. Ou então não diga que demora pouco tempo a realizar um serviço quando na verdade sabe que não terá ali uma tarefa fácil. Falar sempre a verdade é o primeiro passo para garantir que o cliente ou leitor irá voltar a procurá-lo. De que adiante conseguir realizar apenas um trabalho, quando na realidade pode conseguir vários a partir da mesma pessoa?

Mantenha o contato

Quando termina o serviço com o seu cliente o seu trabalho não deve nunca terminar por aqui. A fidelização que você faz com o cliente pode garantir-lhe muitos trabalhos mesmo após o primeiro relacionamento. Acredito que 90% dos freelancers não se preocupem com esta vertente. Ficam apenas concentrados em encontrar novos clientes, quando na verdade podem conseguir o mesmo número de trabalho sem aumentar a sua base de clientes. E neste ponto os pormenores fazem realmente a diferença. Ficam aqui algumas dicas do que pode fazer para dizer aos seus clientes que não se esqueceu deles:

  • Envie emails a perguntar como está a correr o negócio desde que terminou o trabalho consigo. Se tem visto resultados e se precisa de ajuda para mais alguma coisa. Uma vez por mês pode ser suficiente.
  • Fale-lhe sobre os seus novos produtos e da importância que eles poderiam ter para o negócio do seu cliente
  • Lembre-se de datas importantes como o dia de aniversário, dia de Natal ou passagem de ano e depois envie uma lembrança. Por vezes uma telefonema ou um email podem ser suficientes
  • Oferece amostras gratuitas dos seus novos produtos

Marketing Externo

Crie um cartão de visita

Esta dica é mais para alguém que trabalha no mundo off-line. Lidar com clientes implica ter um cartão de visita, onde possa deixar o seu contato telefónico, email ou website. Hoje em dia existem sites que podem fazer isto por si a um custo bastante baixo. Além disso, dá sempre um ar mais profissional ao seu negócio, passando uma imagem de uma pessoa organizada e que gosta de divulgar aquilo que faz. Pedir para uma pessoa anotar o seu contato numa folha de papel é o primeiro passo para o seu cliente mete-lo no bolso e nunca mais saber dele.

Mostre tudo o que tem

Mostre a quem se interessar pelo seu trabalho quais os clientes que já teve, quantas visitas tem ou qual o retorno que as pessoas conseguem ter com o seu negócio. Ao verem que realmente aquilo que faz teve sucesso com outras pessoas, ajuda os seus clientes a perderam aquele medo inicial de darem o primeiro passo. As pessoas gostam de fatos reais e de experiência positivas que as outras pessoas tiveram consigo. Não vela a pena andar a dizer que é o melhor naquilo que faz quando nem sequer tem um caso real que o comprove. Levará os clientes a pensarem que isso é apenas uma opinião sua. Portanto, mostre tudo o que fez de modo a ganhar a confiança pessoal deles. A página de estatísticas do Escola Dinheiro é um bom exemplo disso mesmo.

Faça publicidade

Já referi muitas vezes que investir tem de ser uma obrigação do seu negócio, principalmente se está no início. Portanto, perca o medo e aposte em publicidade. Mas tenha cuidado: adopte os meios certos. Divulgue em locais que realmente lhe tragam retorno e depois avalie o retorno desse investimento. Não se limite apenas a publicitar. Confira e veja os locais onde o dinheiro investido consegue uma maior fonte de retorno. Publicidade como o Google Adwords ou artigos pagos são sempre uma boa opção.

Faça promoções

Colocar um banner num blog pode trazer resultados fantásticos mas realizar promoções pode ser um meio ainda mais eficaz. Mas porquê? Passo a explicar. Ao colocar um banner a interatividade que o seu cliente tem com o seu site resume-se a um clique. Ele carrega naquela imagem e vai ter ao seu site. Contudo, se realizar uma promoção irá obrigar o seu cliente a um trabalho maior. Deixar um comentário ou viver uma experiência com o seu negócio são coisas muito mais marcantes e que levarão o seu cliente a gravar na memória muito mais facilmente a sua marca.

Uma coisa que está muito na moda é sortear produtos, como fez recentemente o blog ser freelancer. Lá, está a ser sorteado um ebook gratuito para quem assinar a newsletter do blog. Deste modo, está a obrigar o leitor a assinar a newsletter e receber conteúdo do site e em troca o leitor recebe um livro se for um dos sorteados. Simples e eficaz. Neste caso, talvez o investimento esteja a ser muito inferior do que o se fosse realizado uma publicidade normal por exemplo.

Faça com que os seus clientes saibam o que esperar de você

Com certeza já viu que tenho uma página “sobre” na qual apresento uma pequena descrição sobre mim. Mas qual é o objetivo nisto tudo? Além de acrescentar alguma informação, estou a demonstrar aos meus leitores o que podem esperar de mim, quais minhas metas ou gostos. Esta informação permite criar automaticamente uma ligação entre mim e o leitor. E você deve fazer o mesmo com o seu negócio.

Crie uma página onde diz claramente o que faz,  qual é a sua principal atividade e o que podem esperar de si. Garante que ninguém visita o seu negócio ou página da internet e saia de lá com dúvidas sobre o que você faz! Diga ao seu cliente quem realmente é e ele responderá com confiança.

Outras dicas

Além dos pontos que lhe falei acima, existem outros meios que poderá utilizar para divulgar o seu trabalho, mas que não falei devido a serem sabidos pela maioria das pessoas e por também ter falado sobre eles no artigo sobre as 10 dicas para fazer melhor que os seus concorrentes. Contudo, poderá conferir algumas abaixo:

  • Oferece algo gratuitamente, como um ebook ou algumas dicas interessantes;
  • Esteja nas redes sociais como o Facebook ou o Twitter;
  • Deixe comentários em outros blogs;
  • Escreva num blog

Você tem uma estratégia de marketing para o seu negócio?

Ter um estratégia de marketing para o seu negócio é determinante. Diria mesmo essencial. Sem ela poderá ser apenas mais um na multidão. Pode ter um grande serviço, ser mais produtivo ou organizar o seu dia de forma eficiente, mas se não for conhecido, de nada serve. No artigo de hoje, expliquei os conceitos de marketing interno e externo. Além disso, ensinei também o que deve fazer para maximizar estas vertentes. Agora conte-nos a sua experiência e que técnicas de marketing utiliza no seu negócio. E já agora, o que achou do nosso artigo.

Abraço e até já.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.


BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a criar imagens para redes sociais que geram curtidas, comentários e compartilhamentos!

close-link