Marketing Digital 26/01/2011

20 Estratégias de Guerra para Freelancers

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Desde muito novo adorei livros sobre guerras. Achei que de lá poderíamos retirar algo que fosse aplicável na nossa vida real. Com o artigo de hoje, quero dar-lhe alguns excertos de artigos de guerra que o podem ajudar no seu trabalho como freelancer. Tudo isto porque o seu negócio é, com certeza, uma luta diária. Precisa de se manter atento, vencer e derrotar outros, para conseguir triunfar. São as leias da vida. Hoje dou-lhe 20 estratégias de guerra para aplicar no seu trabalho como freelancer: dez delas retiradas dos livros e as restantes aplicadas ao seu trabalho enquanto freelancer. Confira as nossas 20 dicas!

Declare guerra a si mesmo

“A guerra, ou qualquer outro conflito, é ganha por meio de estratégia. A nossa mente é o ponto de partida para vencer em qualquer momento da sua vida. Para vencer o leitor tem que dar três passos. Primeiro, é necessário que se torne consciente das suas fraquezas que podem corromper a sua mente. Em segundo lugar, é necessário que declare guerra a si mesmo para poder avançar. Em terceiro lugar, deverá batalhar contra os inimigos que tem dentro de si, para concretizar as suas estratégias”

Exemplo prático: Para triunfar enquanto freelancer, é importante que domine as suas vontades e o que quer fazer do seu negócio. Trabalhar por conta própria exige disciplina pessoal, pois não terá ninguém para dizer o que deve fazer. Portanto, analise as suas fraquezas, declare guerra a si mesmo e vença a sua própria batalha antes de vencer os seus concorrentes.

Apague da memória a última guerra

“O mais recente confronto em que entrou é um perigo, mesmo que o tenha ganho. Assim o mais provável será repetir estratégias que acaba de usar, pois o êxito torna-se preguiçoso. Caso tenha perdido, pode mostrar-se nervoso e ansioso. Tente, em vez disso, fazer todo o possível para riscá-la da sua mente”.

Exemplo prático: Se conseguiu um excelente trabalho como freelancer ótimo! Mas apague-o já da sua mente e parta para uma nova conquista. O trabalho feito anteriormente não lhe garante rentabilidade no futuro. Se falhou, mais razões terá para apagá-lo. Falhar é apenas uma parte do processo. Levante a cabeça e siga em frente.

Inverta o rumo

“Alguns dos nossos generais falharam porque calcularam tudo segundo as regras. Sabiam o que o Frederik fizera em determinado local e Napoleão noutro. Estavam sempre a pensar no que Napoleão faria. Não subestimo o valor do conhecimento militar, mas os homens que empreenderem a guerra segundo uma observância submissa das regras irão falhar. A guerra é progressiva”

Exemplo prático: Não tente copiar o sucesso dos outros enquanto freelancer. O que eles fizeram serviu para eles, não quer dizer que sirva para você. Esteja um passo à frente, crie tendências e leve os outros a segui-lo.

Dependa apenas de si

“Não há nada pior do que ser dependente de outras pessoas. A dependência torna-nos vulneráveis a todos os tipos de emoções – sentimentos de traição, desilusão, frustração – emoções que destroem o nosso equilíbrio mental. É fundamental sermos dependentes apenas de nós próprios. Temos que expandir o nosso repertório de competências e de nos sentir mais confiantes relativamente ao nosso próprio discernimento”

Exemplo prático: O trabalho como freelancer é por si só, uma carreira bastante solitária. Você terá que administrar o seu negócio e com isso estará no topo. Mesmo que tenha alguns colaboradores, a decisão final será sempre sua e aí o sentimento de solidão voltará. Portante é importante que dependa apenas de si próprio. Não deixe que fatores externos como problemas pessoais ou situações imprevistas terminem com o seu objetivo bem definido. Continue focado aconteça o que acontecer.

Aja antes de estar preparado

“É frequente esperarmos demasiado antes de agir, particularmente quando não enfrentamos pressão externa. Por vezes, é melhor agir antes de considerar que estamos prontos – de modo a forçar a questão. Não só apanhar os nossos oponentes de surpresa, como nos obrigará a aproveitar ao máximo os nossos recursos. Nessa situação, tendo assumido o compromisso, não podemos recuar”

Exemplo prático: Como já referi em outros artigos como as 13 razões para trabalhar como freelancer ou como tomar a decisão de se tornar um freelancer, é importante que você prepare o início desta sua nova fase, principalmente no que toca a finanças pessoais. Mas não espere que tudo esteja pronto para você começar. Comece já hoje a organizar a sua carreira como freelancer. Não existe o momento exato para isso. O momento é agora. Assim criará mais pressão em si mesmo para concluir essa tarefa. Por vezes apenas custa o início.

Mantenha-se inquieto e insatisfeito

“Quando nos encontramos cansados, isso deve-se muitas vezes ao fato de estarmos aborrecidos. Quando não temos um verdadeiro desafio pela frente, instala-se uma letargia mental e física. A falta de energia provém de uma ausência de desafios, de uma situação em que assumimos menos do que aquilo de que somos capazes”

Exemplo prático: No seu trabalho como freelancer não caia na rotina. Não deixe que os seus desafios diários sejam sempre os mesmos. Crie novos desafios, coloque a si metas quase impossíveis e tente atingir objetivos que o façam querer se levantar da cama. Será importante querer sempre mais. Como disse Eric Shmidt, ex-CEO do Google numa entrevista, quando questionado sobre o que o motivava a trabalhar, a resposta foi óbvia: “O amanhã”. Tudo dito.

Concentre-se no seu maior objetivo

“O primeiro passo no sentido de se tornar um grande estrategista é começar tendo em mente um objetivo claro, detalhado e rotulado, baseado na realidade. O que tem distinguido todos os estrategistas da história e poderá distinguir a si são objetivos específicos, detalhados e precisos. Formular propósitos a longo prazo atribui uma direção a todas as nossas ações. Torna-se assim mais fácil tomar decisões importantes”

Exemplo prático: Quando iniciar o seu trabalho como freelancer saiba para onde vai. Defina bem o seu caminho. Seja ele conseguir maior rentabilidade, conseguir ser mais produtivo ou ter mais fãs no Facebook. O importante é que tenha uma linha orientadora. Algo que o diga que está a ir no caminho certo ou que simplesmente não deve ir por aí. O foco é das coisas mais importantes para o sucesso.

Avance sempre

“Entenda isto: se for fraco e exigir pouco de si mesmo, irá obter muito pouco. Contudo, se agir de forma contundente, fazendo exigências firmes – e mesmo escandalosas – criará a impressão oposto: as pensarão que a sua confiança deve ser enraizada em algo real. O leitor ganhará respeito, o que, por sua vez, se traduzirá em capacidade de intervenção”

Exemplo prático: Exija o máximo do seu trabalho como freelancer. Não tenha medo de colocar a fasquia lá em cima. Ao tentar atingir o topo, conseguirá chegar muito perto disso mesmo. Faça prazos quase impossíveis de serem cumpridos, escreve textos fantásticos ou crie um serviço que irá arrasar com a concorrência. Ou invés, se tentar fazer algo apenas por fazer, estará a dar um tiro no próprio pé. Não se irá destacar no mercado e será apenas mais um.

Mantenha-se sempre em alta rotação

“O extraordinário é, regra geral, domínio dos jovens, que não apreciam convenções e que gostam muito de as desprezar. O perigo está em que, à medida que envelhecemos, vamos necessitando de mais conforto e previsibilidade, deixando de ter prazer naquilo que é ortodoxo. Há que combater o processo de envelhecimento psicológico, pois uma menta repleta de estratagemas, truques e manobras fluídas mantêm-nos jovens”

Exemplo prático: Não é por acaso que as empresas gostam de contratar trabalhadores mais jovens. Eles têm uma visão mais crítica. Ainda não viveram todos aqueles anos e conseguem ver o negócio de um modo diferente. Faça o mesmo no seu trabalho como freelancer. Não veja o que você faz sempre da mesma forma. Peça a alguém para ser crítico sobre o seu trabalho. Pergunte a um familiar ou amigo para dar uma opinião sobre o que você faz. Por vezes uma visão fora do dia-a-dia dá-nos ideias que nós não temos capacidades de ver, muito por culpa do cansaço dos nossos olhos que vê sempre o mesmo.

Mude a vida das pessoas

“O leitor tem de concentra-se não apenas no conteúdo da sua comunicação, mas na forma. Tente com que as pessoas alcancem algo tangível, proporcionando-lhes uma experiência real, o que irá traduzir-se num sentimento de confiança ainda mais profundo”

Exemplo prático: O seu produto ou texto não deve existir apenas por existir. Deve tentar mudar a vida das pessoas. Dou-lhe o exemplo do Escola Freelancer. Quando escrevemos um artigo, tentámos sempre ensinar algo aos nossos leitores e que eles possam por em prática. Caso contrário, eles sentiriam-se insatisfeitos por chegarem ao fim de um texto sem terem nada para aplicar na vida delas. Portanto, quando iniciar o seu trabalho como freelancer, tente alterar a vida de alguém. Faça-os terem uma experiência real para se lembrarem de si. Se você mudou algo na vida daquela pessoa, está no caminho certo.

Concorda que o seu trabalho é uma autêntica guerra?

As guerras foram durante muitos anos um dos grandes males da humanidade. Morreram pessoas, destruíram-se casas e desfizeram-se famílias. Contudo, algo de positivo pode ser retirado nisto tudo. Até porque as guerras foram feitas para se vencer, tal como o seu trabalho como freelancer. Para triunfar terá que deixar outros para trás, são as leis da vida.

E o leitor, o que achou do nosso artigo? Acha que estas estratégias aplicam-se à sua carreira como freelancer?

Abraço e boas conquistas!

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "CHECKLIST PARA FACEBOOK"
Os primeiros passos com sua página no Facebook.

Checklist para facebook
close-link