Produtividade 25/03/2011

27 espaços de coworking em Portugal e no Brasil

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Trabalhar como freelancer não significa estar obrigatoriamente sozinho. Até porque isso pode levá-lo rapidamente à desmotivação no seu trabalho. E para combater essa solidão, o CoWork pode ser facilmente uma solução. Lá poderá produzir tendo outras pessoas perto de si, o que ajuda a retirar aquela sensação de “isolado da sociedade”, que acaba por afetar mais tarde ou mais cedo todos os freelancers. Apesar de bastante interessante, este é um conceito que ainda está em claro crescimento tanto em Portugal no Brasil. Ainda não existe um Cowork ao virar da esquina, mas com cada vez mais freelancers de sucesso, a tendência destes espaços será sempre de aumentar.

O que é o coworking?

Como não poderia deixar de ser, este conceito é já bastante conhecido nos Estados Unidos, estando agora a dar os primeiros passos em outros países. O Cowork não é nada mais do que um espaço, no qual freelancers ou micro empresas encontram todas as condições ideais para trabalhar: um espaço agradável, internet, café, conforto e um ambiente tranquilo. Muitos deles também dispõem de uma sala de reuniões. Lá também poderá organizar o seu dia de um modo mais produtivo. Isto porque a maioria deles dispõe de restaurantes ao lado com descontos ou um espaço envolvente que lhe permite descansar a qualquer a momento. Parecendo que não, estes pormenores podem fazer a diferença no final do dia. Confira já em baixo algumas vantagens de trabalhar num cowork.

Poupar dinheiro

A não ser que trabalhe em casa, alugar um escritório pode representar alguma despesa extra e que pode ter algum peso nas suas finanças pessoais. É claro que trabalhar num Cowork só compensa em termos financeiros se realmente alugar o espaço e pagar um renda mensal. Caso contrário pode ficar até de certa forma dispendioso. Contudo, evita algumas preocupações como o pagamento de eletricidade e água, limpezas ou organização.

Receber clientes

Se trabalha muito com clientes, com certeza já sentiu a necessidade de recebe-los num local que possa transmitir confiança e credibilidade. O leitor pode me dizer que um café pode ser suficiente. Mas aí terá fatores que não pode controlar como um utilizador do café que esteja chateado, uma criança barulhenta e uma pessoa mal educada a atende-lo. E isso pode estragar o seu negócio muito facilmente. Os cowork normalmente têm uma sala de reuniões, na qual pode receber os seus clientes com a maior das tranquilidade, com todas as condições que você necessita para fechar um negócio de um modo mais eficaz. Além disso, está a dar uma demonstração de organização, que passa a maior parte do seu tempo num local onde o trabalho é o mais importante e isso pode ser fundamental para criar uma imagem positiva na cabeça dos clientes.

Troca de ideias

Como disse anteriormente, uma das grandes vantagens do cowork é evitar o isolamento. Neste género de espaços conta com outras pessoas ao seu redor, o que fará com que se sinta menos isolado. No início pode nem conhece-los, mas com certeza com o tempo passa a conhecer um grande número de pessoas, especialmente se forem clientes habituais daquele espaço. Além de ser uma forma de evitar o isolamento, com o tempo ganhará confiança para pedir a opinião sobre os seus trabalhos.

Maior produtividade

O fato de estar num espaço onde todos estão a trabalhar, faz com que se sinta na obrigação de estar mais concentrado e de produzir mais. O cowork é um local geralmente com pouco ruído, o que com certeza não aconteceria se estivesse num café. Por mais que coloque uns fones nos ouvidos, irão sempre passar pessoas que podem fazer algo que o podem desconcentrar. No cowork estão lá todos com uma objetivo: trabalhar. Quando o mundo à sua volta tem o mesmo objetivo que o seu, tornar-se muito mais de atingi-lo.

Maior organização

Se ficar em casa, o mais provável é que a sua secretária em pouco tempo se torne numa mistura de papéis, CD’s e livros. Essa atitude prejudica gravemente a sua produtividade. Como referi aqui anteriormente, uma boa organização é fundamental no seu trabalho como freelancer. E é essa mesma organização que vai conseguir encontrar num trabalho como cowork. Até porque o próprio ambiente impede que exista algum tipo de desorganização. Dispõe de uma secretária e de um local de organização de documentos. No fundo, o essencial.

Profissionalismo

Estar num local bem arejado, onde tem um restaurante ao pé e pode receber os seus clientes, traz um ar mais profissional naquilo que faz. Sente-se como se tivesse que tivesse o seu próprio escritório ou empresa, sem realmente o ter. Se isso faz de si um melhor profissional? Por vezes, parecer um profissional pode ser o primeiro passo para realmente sê-lo no futuro.

Sair da rotina

Para trabalhar no cowork não precisa de pagar uma renda. Pode simplesmente optar por alugar um secretária ao dia ou à semana. Imagine que durante os próximos dias tem um trabalho muito importante e é determinante que toda a concentração esteja focada naquele trabalho. Durante esse período, o cowork pode ser uma opção excelente e que pode trazer-lhe grandes vantagens. Este espaço este também para sair da rotina sempre que achar necessário. Quando se começar a sentir frustrado por trabalhar em casa ou num café, dê um pulo no cowork e sinta a diferença. Separar o que é o ambiente de casa e o ambiente de trabalho também é importante.

Locais para trabalhar no Brasil e em Portugal

Depois de várias pesquisar na internet, encontrei alguns locais de cowork no Brasil e em Portugal. Ainda não são muitos é certo, mas acredito que dentro de pouco tempo serão um algo cada vez mais usual. Segue em baixo, a lista de espaços:

Brasil: São Paulo

Rio de Janeiro

Campinas

Minas Gerais

Curitiba

Porto Alegre

Portugal: Lisboa

Porto

Braga

Coimbra

Viana de Castelo

P.S. Ao fim de um ano com este artigo, foram várias as pessoas que nos pediram para inserirmos mais espaços de Coworking. Por isso, temos logo abaixo mais alguns espaços que podem ser bastante úteis para você:

Já experimentou trabalhar num cowork?

Por vezes fugir da rotina casa/café é uma excelente opção para quem trabalha em regime de freelancing. E aí o cowork ganha grande importância. Dê uma olhada na lista que disponibilizei acima e confira se não existe nenhum perto de si. Se houver, faça uma experiência e trabalhe um dia lá. Pode ser que seja esse o local onde consegue realmente ser mais produtivo! Para finalizar, deixo-lhe aqui três trabalhos que o podem dar uma ideia mais vasta de como funciona um espaço como estes. A primeira foi uma reportagem realizada pela rtp, a segunda foi de um jornalista do jornal i, que resolveu trabalhar por um dia num Cowork e a terceira uma reportagem da Sic sobre o Cowork.

Abraço e bom descanso no fim-de-semana!

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a colocar um chat do Facebook no seu site em apenas 10 minutos

close-link