Instagram 18/07/2019

Escrever legendas no Instagram: Dicas Essenciais

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Quer aumentar seu engajamento no Insta? Então você precisa melhorar sua maneira de escrever legendas no Instagram!

Mesmo que o foco da plataforma esteja nas fotos, vídeos e Stories, você não deve negligenciar a parte escrita. As legendas são importantes para que seu post alcance mais pessoas.

Como isso acontece?

Por meio do engajamento, que mencionei na primeira linha desse artigo. Boas legendas aumentam a chance do seu post receber comentários. Quanto mais receber, mais o algoritmo do Instagram priorizará sua publicação.

Com alto engajamento, vem a chance do seu post aparecer na aba Explorar do Instagram, aumentando seu alcance!

Entendeu como escrever legendas no Instagram é importante para sua estratégia?

Para te ajudar a renovar a maneira como cria os textos que acompanham seus posts, leia os próximos parágrafos, pegue seu caderno ou aplicativo de anotações e prepare-se já para escrever legendas no Instagram que inspirem seus seguidores a se engajar com seu conteúdo!

O que faz uma boa legenda para o Instagram?

Existem três pilares nos quais boas legendas se sustentam: contexto, personalidade e sua capacidade de inspirar ação dos seus seguidores no Instagram.

Vou falar de cada uma delas, começando pelo contexto. O que seria um contexto dentro de uma legenda no Instagram?

É estar de acordo com a imagem ou vídeo do post. Tanto o conteúdo escrito quanto à imagem devem estar relacionados. Você também deve mostrar do que se trata sua publicação.

Por exemplo, veja o post abaixo:

escrever legendas instagram contexto

No título, eu já ofereci o contexto do post: a abertura da pré-venda do meu novo livro. Sem rodeios e de maneira chamativa.

Dica: use emojis para tornar seu título mais chamativo!

As linhas seguintes contribuem para a construção desse contexto. Depois de avisar que a pré-venda estava oficialmente aberta, comecei a falar sobre o objetivo do livro, a trajetória que possibilitou sua publicação e os benefícios que a leitura vai proporcionar.

O post ficou grande? Sim. Isso significa que, para oferecer o contexto de maneira correta, o post necessariamente deve ser extenso? Não.

Não tem nada a ver com o tamanho do post.

É perfeitamente possível oferecer o contexto em poucas linhas. Não precisa nem ultrapassar o limite que faz com que o botão Ver Mais apareça.

Veja este outro post, bem menor que o anterior:

escrever legendas instagram contextocurto

O post só tem uma frase, e, ainda assim, gerou engajamento. O contexto? Apenas participar da brincadeira do envelhecimento pelo FaceApp.

Entendeu como oferecer um contexto e relacionar o que você escreve com as imagens e vídeos do post são fundamentais para escrever legendas no Instagram?

O que significa “escrever com personalidade”?

Escrever legendas no Instagram com personalidade não significa escrever grosserias, usar palavrões ou abusar de polêmicas. Mas se isso fizer parte da personalidade da sua marca, tudo bem.

Se não, cabe a você buscar uma voz para ela.

Já usa outras mídias sociais ou possui um blog da sua marca? Use a mesma voz que eles. Mudar a voz apenas para o Instagram pode causar estranhamento em quem já acompanha o seu negócio.

Sabe o meme do tiozão que tenta falar na língua dos jovens para tentar se enturmar? Não faça isso, mesmo que a demografia do Insta seja menor em comparação com o Facebook, por exemplo.

Mas se você ainda não sabe exatamente qual é a melhor voz para a sua marca, busque por outros perfis do Instagram dentro do seu nicho e analise seus conteúdos que geram engajamento.

Entenda como eles falam com seus seguidores e o tipo de linguagem que usam. Você pode procurar por hashtags relacionadas ao seu nicho ou buscar por empresas que já conhece.

Para descobrir os posts que geram mais engajamento em um perfil do Instagram, recomendo que use a ferramenta Top Posts. Basta clicar no link, logar em sua conta do Insta com a ferramenta e procurar por um perfil. Em seguida, a plataforma irá mostrar os posts que geram mais curtidas ou comentários desse usuário, ranqueados do melhor para o pior.

O que faz os usuários do Instagram agirem?

Você! Ou melhor, as chamadas para ação — também conhecidas pela sigla CTA (do inglês Call to Action) — que coloca em suas legendas.

Como o nome diz, a CTA é um convite para que o seguidor faça alguma coisa logo após ler a legenda do seu post. Você é livre para dizer qual chamada usará.

Quer que seus posts recebam mais comentários? Faça uma pergunta ao final do post ou peça para que seus seguidores comentem com sua opinião.

Quer que eles leiam um novo post em seu blog? Então peça para que eles cliquem no link de sua biografia no Instagram para acessarem ou deixe o link na legenda para que possam copiar e colar em seu navegador.

Existem diversos tipos de chamada para ação, como pode ver no exemplo abaixo:

use chamadas para acao nos seus posts

Uma dica na hora de fazer sua CTA: use emojis! Na captura abaixo, utilizei um para apontar ao link da minha página de cursos. Dessa maneira, fica mais fácil para quem está lendo encontrar a página rapidamente para copiar e colar no navegador.

escrever legendas instagram segundachamada

O que devo fazer com as hashtags nas legendas?

Existem diversas formas de usar as hashtags do Instagram nas legendas. Alguns as colocam no final dos posts, outros no primeiro comentário, para que não ocupem o limite de caracteres das legendas.

Ambas produzem o mesmo resultado, então fica ao seu critério escolher o que é melhor para você. O que pode fazer é inserir hashtags de maneira contextualizada, dentro da legenda. Veja abaixo.

use hashtags sem exagero

Vale mencionar que não deve exagerar no uso de hashtags em meio ao texto. Como viu no exemplo acima, utilizei apenas uma hashtag. Se precisar inserir mais ao escrever legendas no Instagram, as coloque no fim do post ou no primeiro comentário. Caso não faça isso, seus seguidores irão acreditar que está simplesmente fazendo spam para atrair usuários.

Além disso, evite usar hashtags demasiadamente populares com frequência. Hashtags como #love ou #instagood são amplamente usadas por bots. Ao usá-las, pode acabar atraindo um número grande de seguidores vazios, que não geram engajamento.

Busque utilizar hashtags que estejam de acordo com seu nicho e tenham certa popularidade. Afinal de contas, também não adianta usar termos que ninguém procura.

Dica: Continue aprendendo sobre Instagram no blog e veja minhas 15 dicas para melhorar suas fotos do Instagram!

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

PLANILHA TURBINADORA DE VENDAS

Baixe Grátis a Planilha e GANHE de bônus uma Vídeo Aula passo a passo para aprender a Extrair mais vendas das suas Listas de contatos. 

close-link