Marketing Digital 09/05/2012

Escola Freelancer na Revista Invest

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Na edição deste mês da revista Invest, uma das mais conceituadas publicações sobre negócios em Portugal, a Escola Freelancer teve um principal destaque, onde falamos um pouco sobre como é trabalhar através da internet, criar uma marca ou explorar nichos de mercado completamente diferentes. No fundo, demos a conhecer às pessoas como é possível criar sites que possam ser rentáveis e demos dicas que podem ser utilizadas por blogueiros, freelancers ou fundadores de startups.

O aparecimento da Escola Freelancer em meios de comunicação offline representa o crescimento de um blog que tem um ano e meio de vida e que aos poucos tem ajudado cada vez mais freelancers a conseguirem criar o seu negócio por conta própria e a ganharem dinheiro de forma independente. Mas todo este sucesso conseguido deve-se em primeiro lugar a você, leitor do nosso blog, que partilha os nossos artigos e que nos dá motivação com os seus comentários, tanto aqui no site como nas redes sociais. Apenas com a vossa ajuda temos conseguido atingir este patamar num espaço de tempo tão curto. Por isso, a si que está lendo este artigo, o meu sincero obrigado.

No entanto, o sucesso do blog também tem sido conseguido muito às custas da ajuda de todos os membros das Escolas Plus, que todos os dias ajudam este site a crescer, partilhando ideias e melhorando conceitos, que de maneira individual seriam impossíveis de concretizar. Como não poderia deixar de ser, um dos meus agradecimentos pessoais vai para o Paulo Faustino, pois sem ele a Escola Freelancer jamais seria o que é hoje. Foi ele que fundou, ajudou na renovação do layout e dá todos os dias dicas de valor para que eu enquanto escritor possa ser um melhor profissional. A ti Paulo, aquele abraço de agradecimento.

revista invest

COMO GANHAR DINHEIRO NA INTERNET

Um dos pontos que comecei por explicar no artigo é que existem inúmeras formas de você ganhar dinheiro na internet. Nenhuma delas é milagrosa ou garante o enriquecimento rápido, mas a verdade é que existem. Ao fim de um ano e meio de Escola Freelancer, a minha noção de ganhar dinheiro na internet mudou radicalmente. O que sabia há um ano e meio não se compara com o que sei hoje. Tem sido um período de muita experiência e que tem contribuído para o crescimento enquanto profissional todo os dias.

O primeiro conselho que posso dar a quem pretende um dia trabalhar como blogueiro ou freelancer é para não se agarrar apenas a uma forma de rentabilização. Se você é jornalista, não se limite a fazer reportagens. Crie um blog, faça videos e demonstre o seu conhecimento em outros meios. Só assim, poderá crescer. Quem se limitar a fazer o básico, jamais ganhará dinheiro na internet. Porque o básico, qualquer um pode fazer.

Explorar um nicho também foi outros pontos que destaquei durante a entrevista na revista Invest. Escolher uma fatia de mercado é uma das chaves para conseguir ter sucesso. Concorrer com grandes meios de comunicação, que já estão instalados há vários anos na internet, é um suicídio empresarial. Por isso, estudo muito antes de começar um negócio: verifique se está a ser explorado, se os seus concorrentes têm qualidade e se você é capaz de fazer melhor do que eles.

TERÁ QUE APRENDER VÁRIAS FERRAMENTAS

Trabalhar na internet é o trabalho mais motivador que já tive. Sinceramente, já não me imagino a trabalhar em outra área. Mas esta motivação surge porque somos sempre obrigados a aprender sempre mais e em áreas que jamais tínhamos ouvido falar. Por isso, se você equacionar em trabalhar na internet, tenha em mente que necessita de saber várias ferramentas. Terá de ser um estudioso fanático.

ARRISQUE EM PROJETOS DIFERENTES

Depois da consolidação da Escola Freelancer, em que foram escritos mais de 300 artigos, decidi arriscar em outro nicho de mercado: o das notícias de tênis. Com a criação do Amortie, tenho explorado um nicho diferente e uma realidade completamente distinta, visto que um site de notícias precisa de uma atualização diárias enquanto que um blog não. Tem sido uma experiência interessante e que tem levado, mais uma vez, a explorar o desconhecido.

De um modo muito resumido, esta tem sido a minha experiência na internet enquanto freelancer e blogueiro. Espero, com este texto, ter partilhado conhecimento para todos os que estejam a começar nesta área ou que pretendam um dia, ganhar dinheiro através da internet.

E você, qual é a sua experiência nesta área? Como tem conseguido ter sucesso na internet?

Abraço

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.


BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a criar imagens para redes sociais que geram curtidas, comentários e compartilhamentos!

close-link