Eventos 01/06/2012

Entrevistas com Freelancers (Nelson Martins)

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

É com muito prazer que trago hoje ao leitores do blog uma entrevista que fiz com o freelancer português Nelson Martins, que trabalha na área do desenho 3D e que decidiu passar alguns conselhos que podem ser de grande utilidade para todos os profissionais que estejam a iniciar-se nesta área do freelancing. Com 15 anos de experiência, o Nelson começou por abandonar o seu antigo emprego para iniciar o seu próprio negócio e desde então tem conseguido um elevado sucesso a nível nacional.

Durante a entrevista, tentei saber da parte do Nelson alguns hábitos que ele tem na organização do seu dia-a-dia, como faz a gestão dos clientes ou até como prepara o seu portfólio, algo tão importante para quem trabalha na área do desenho 3D. Para todas as pessoas que pretendam ter sucesso como freelas, é importante tentar perceber como fazem os outros profissionais da área, visto que podem transmitir-nos dicas extremamente valiosas. Por isso, aconselho que preste atenção ao vídeo que mostramos logo abaixo e que aprenda tudo aquilo o que o Nelson tem para lhe transmitir. Mas antes, vou realçar alguns pontos que considero mais importantes da entrevista:

entrevistas

CUMPRA OS PRAZOS

O primeiro ponto que o Nelson referiu, e muito bem, foi o fato de que o freela deve cumprir os horários que propõe aos seus clientes. A imagem que você transmite a quem está trabalhando consigo é crucial. Criar uma imagem positiva sobre o seu trabalho é algo que demora muito tempo, mas para estragá-la por vezes basta um simples percalço. Os clientes geralmente apenas se recordam dos nossos erros e esquecem com facilidade os nossos acertos. Por isso, tente não criar uma oportunidade para ser criticado.

NÃO ILUDA O CLIENTE

Quando você realiza um portfólio, o habitual é que insira lá os seus melhores trabalhos. No entanto, lembre-se que o cliente irá ter sempre como ponto de referência os trabalhos que viu nesse mesmo portfólio. Essa expectativa criada, que muitas vezes não é cumprida, pode gerar alguns insatisfação por parte do cliente. Portanto, tenha sempre cuidado com os prazos que define. Se o cliente pretende um trabalho semelhante ao que está no portfólio, é importante fazê-lo compreender que esses mesmos trabalhos demoraram dias a ser concluídos e que se ele nos pede um prazo mais curto, essa qualidade não será alcançada. Fazer a gestão correta desta triângulo (qualidade,tempo e expectativa) é o segredo para você conseguir ter uma boa relação com o seu cliente.

ESTEJA SEMPRE EM CONTATO COM O CLIENTE

Por vezes, nós como freelancers, esquecemos que o nosso cliente também é humano, e como tal também tem as suas dúvidas, indecisões ou mesmo insatisfações. Para que ele possa ter um relacionamento saudável conosco, é importante que saibamos mantê-lo tranquilo e dár-lhe a garantia de que o trabalho está sendo realizado. Em primeiro lugar, como disse o Nelson, devemos pedir uma parte do custo do trabalho logo ao início, seja ela 30, 40 ou 50%. Desta forma, não corremos o risco de que o cliente desista a meio ou pelo menos se desistir, já temos uma parte do trabalho pago.

A outra dica passada pelo Nelson foi a de estar sempre em contato com o cliente, de forma a ele saber que o seu trabalho está sendo desenvolvido da forma pretendida. Este misto de confiança mútua e regras bem definidas podem ajudar a que a sua relação se mantenha mais saudável. No entanto, quero alertar que o fato de estar partilhando constantemente a atualização do trabalho pode fazer com o cliente esteja sempre pedindo para fazer alterações. Partilhe o desenvolvimento do seu trabalho, mas tente que o cliente não se intrometa muito na construção do seu projeto.


Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=sXNLeCRMS8M

SEJA DINÂMICO

A crise econômica em Portugal levou a que o Nelson tentasse explorar novos mercados, de forma a conseguir manter o número de clientes. Esta dinâmica, de estar sempre procurando por novas oportunidades, é importante para o seu próprio negócio a longo prazo. Como expliquei neste artigo, por vezes os momentos mais difíceis da sua carreira podem ser uma oportunidade para você mudar e tentar conseguir trabalho de outra forma. No entanto, lembre-se de uma coisa: apesar de estar sempre procurando por novos clientes, aqueles que se mantêm ao seu lado durante muitos anos são os que deve investir grande parte do seu tempo.

RENOVE O SEU CONHECIMENTO

Como pôde ver pelo Nelson, este freelancer português está sempre a acompanhar as novas tendências no mercado. Ler livros e acompanhar blogs são algumas dicas transmitidas pelo Nelson. A estes conselhos dados por este designer 3D, eu acrescentaria ainda ir a conferências ou explorar áreas que você se sinta menos confortável. Mas este hábito necessita de ser constante. Isto porque os seus clientes são exigentes e pedem sempre o melhor que há no mercado. Se você não sabe como realizar alguma tarefa, vá estudar nos livros ou pesquisa no Google. Com a internet, o conhecimento de novas ferramentas pode estar mesmo ao alcance de todos.

SEPARE O AMBIENTE DE TRABALHO PESSOAL DO PROFISSIONAL

Sendo pai de duas crianças, o Nelson precisou de separar desde logo a sua vida pessoal da profissional. Como o próprio confessou, ao início poderá ser difícil explicar aos seus familiares que apesar de estar em casa, está a trabalhar e não convém que seja incomodado. Essa definição é importante ser feita logo ao início, para que evita problemas futuros. Para quem tem crianças, ter um ambiente de trabalho e uma rotina de trabalho com horas definidas é um dos segredos para os mais novas compreendam melhor com que frequência devem pedir a atenção dos seus progenitores. Se você, desde o início, definir que depois do jantar, por exemplo, irá sempre trabalhar, mais facilmente os seus filhos irão perceber que esse momento do dia você não pode ser interrompido.

Espero que estas dicas partilhadas pelo Nelson tenham sido bastante úteis e que o possam ajudar no seu trabalho de freela. Se quiser acompanhar o trabalho do Nelson, poderá visitá-lo no Facebook, no seu canal do Vimeo ou então dar uma olhada no seu site pessoal clicando aqui. Se gostou da entrevista, convido-o a deixar um comentário a dizer-nos o que achou ou quais as dicas que foram mais valiosas.

Abraço e até já

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "PENSAMENTOS SOBRE MARKETING DIGITAL"
Este livro reúne 31 estratégias para você aplicar no seu negócio.

Pensamentos sobre marketing digital
close-link