Facebook para iniciantes 21/10/2013

Entrevista: Como gerir páginas de fãs do Facebook enquanto freelancer

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Depois de na semana passada termos realizado uma entrevista ao Cristiano Web sobre como ter sucesso enquanto freelancer, esta semana decidimos falar um pouco com a Taís Trapp, uma profissional freelancer que faz a gestão de páginas de Facebook enquanto freelancer. Apesar desse ser um trabalho que eu também realizo de forma constante, decidi falar um pouco com a Taís para perceber outras realidades e puder partilhar com vocês algumas dicas provenientes de profissionais diferentes.

Mas antes de falarmos um pouco sobre a entrevista realizada com a Taís, convido vocês a subscreverem o nosso canal do Youtube clicando aqui. Iremos investir mais no nosso canal do Youtube durante os próximos meses e a subscrição é uma excelente forma de se manter atualizado.

Passando então à entrevista em si, ela foi bem mais curta do que o normal (pouco mais de 20 minutos) mas está repleta de conteúdo interessante e sem enrolação. Vejamos aquilo que foi explorado:

Qual o trabalho de um gestor de páginas de fãs?

Desengane-se quem pensa que o trabalho de um gestor de Fan Pages é apenas inserir imagens e esperar que a página atinja os milhares de fãs. Gerir uma página de fãs é bem mais do que isso. O trabalho de um Community Manager é criar uma comunidade à volta daquela marca, envolver pessoas que gostem daquilo que está sendo compartilhado. Tal como disse a Taís Trapp “o trabalho é muito amplo, pois ele vai desde a criação de conteúdo até a gestão de anúncios patrocinados. É uma busca incessante por busca de conteúdo”.

Pondere ler: Quanto cobrar para gerir redes sociais

O cliente que não pensar assim muito facilmente vai contratar um sobrinho, esperando que a página cresça apenas em número e não em ligação com os fãs.

O número de fãs no Facebook é importante?

Tal como explicamos na nossa palestra Facebook para Negócios, o número de fãs que você tem na sua Fan Page muitas vezes não é importante, mas sim a relação que você tem como esses mesmos fãs. Melhorar o engajamento deve ser o objetivo principal, sendo que os fãs serão uma consequência disso mesmo. Obviamente que é importante conseguir mais fãs no Facebook e isso pode ser feito através de publicidade no Facebook, mas de nada vale ter muitos fãs se eles não interagem com a marca.

Quantas publicações no Facebook devo fazer por dia?

Este é a pergunta mais comum que eu escuto. Existem inúmeros estudos sobre isso – poderia fazer um post com mais de 20 exemplos de estudos – mas a verdade é que eles valem o que valem, ou seja, o que é bom para os outros não significa que seja bom para você! Uma marca que faça 10 publicações e seja bem sucedida não tem o segredo para o sucesso. Caso contrário estaríamos todos postando à mesma hora e com a mesma quantidade. O que os gestores de Fan Pages devem focar-se é na realização de testes, tentando perceber o que funciona melhor para o seu público. Os estudos servem apenas como um guia, mas o que interessa é a sua própria página.

Outra dica muito importante que a Taís falou foi o planejamento de conteúdo, pois sem ele você não consegue saber os resultados, ter noção do que você está publicando, etc.

Investimento em Facebook Ads

Muitos são os profissionais que se mostram resistentes ao investimento em Facebook Ads. Ou por desconhecimento ou por não acreditarem no seu verdadeiro potencial, a verdade é que a publicidade é a melhor forma de você conseguir os primeiros fãs. Caso contrário ficará durante vários meses postando para quase ninguém. Tal como disse a Taís, o Facebook Ads “é um ponto muito favorável para a marca, desde que esse trabalho seja feito por um analista”.

Uma dica muito importante que a Taís deu foi a junção do anúncio patrocinado com o histórico patrocinado, ou seja, investir publicidade para angariar fãs e investir publicidade para que o seu post seja visto por mais pessoas. Nesse caso, também aconselho que utilize o Power Editor para fazer publicidades.

CONCLUSÃO

Gerir páginas de Facebook, como conseguir verificar pela entrevista, não é um trabalho qualquer. É necessário dedicação, empenho e muita estratégia para que a gestão dessa mesma página seja bem sucedida. A Taís Trapp falou sobre alguns pontos essenciais, mas se você acha que faltou algum pormenor ou tem alguma dúvida sobre a gestão de páginas de fãs, deixe um comentário logo abaixo que estaremos aqui para ajudá-lo.

Conto com os vossos comentários!

Abraço,

Luciano Larrossa

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.